Brasil se aproxima dos 5 milhões de casos identificados de covid-19

Guillaume Horcajuelo / EPA

O Brasil registrou 11.946 casos confirmados de coronavírus e 323 mortes ligadas à covid-19 nas últimas 24 horas, segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) nesta segunda-feira (05/10).

O balanço eleva o total de infectados para 4.927.235, enquanto o total de óbitos chega a 146.675. O Conass não divulga número de recuperados.

Diversas autoridades e instituições de saúde alertam, contudo, que os números reais de casos e mortes devem ser ainda maiores, em razão da falta de testagem em larga escala e da subnotificação. As cifras reportadas no fim de semana e na segunda-feira também costumam ser mais baixas, já que equipes responsáveis pela notificação funcionam em escala reduzida.

São Paulo é o estado brasileiro mais atingido pela epidemia, com 1.004.579 casos e 36.220 mortes. O total de infectados no território paulista supera o dos registrados em praticamente todos os países do mundo, exceto Estados Unidos (7,4 milhões), Índia (6,6 milhões) e Rússia (1,2 milhão). A Bahia é o segundo estado brasileiro com maior número de casos, somando 316.005, seguida de Minas Gerais (308.466), Rio de Janeiro (273.338), Ceará (243.106) e Pará (234.129).

Já em número de mortos, o Rio é o segundo estado com mais vítimas, somando 18.780 óbitos. Em seguida vêm Ceará (9.056), Pernambuco (8.340), Minas Gerais (7.656), Bahia (6.953) e Pará (6.606).

A taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes subiu para 69,8 no Brasil, uma das mais altas do mundo – só fica abaixo dos índices registrados no Peru (101,94), Bélgica (88,11) e Bolívia (71,35), quando desconsiderados países nanicos como San Marino.

A cifra brasileira é bem mais alta que a registrada em países vizinhos como Argentina (47,24) e Uruguai (1,39), e também supera a dos EUA (64,10), nação mais atingida pela pandemia no planeta, e a do Reino Unido (63,83), país europeu com maior número de mortes.

Em números absolutos, o Brasil é o terceiro país do mundo com mais infecções, atrás apenas dos Estados Unidos, que somam 7,3 milhões de casos, e da Índia, com 6,4 milhões. Mas é o segundo em número de mortos, depois dos EUA, onde morreram mais de 209 mil pessoas.

A Índia, que chegou a impor uma das maiores quarentenas do mundo no início da pandemia e depois flexibilizou as restrições, é a terceira nação com mais mortos e ultrapassou neste sábado a marca de 100 mil óbitos.

Ao todo, mais de 35 milhões de pessoas contraíram o coronavírus no mundo, enquanto mais de 1,03 milhão morreram em decorrência da doença, segundo contagem mantida pela Universidade Johns Hopkins.

DW //

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

França: crianças pobres são ainda mais vulneráveis à poluição do ar, aponta relatório

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a rede mundial Climate Action Network International, que reúne associações que lutam contra o aquecimento global, divulgaram, nesta quinta-feira (14), o relatório "Injustiça social …

'Love is in the Bin': a obra semidestruída de Banksy vendida a R$ 121 milhões em leilão

Uma obra de arte de Banksy que se autodestruiu parcialmente em um leilão anterior foi arrematada agora a um preço recorde de 16 milhões de libras (cerca de R$ 121 milhões). Love is in the Bin …

EUA tentam virar a página da era Trump e voltam ao Conselho de Direitos Humanos da ONU

Os Estados Unidos voltaram, nesta quinta-feira, ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, órgão que o país havia deixado durante o mandato de Donald Trump. O retorno mostra a vontade de Washington de fazer …

Explosões deixam vários mortos em mesquita no Afeganistão

Ao menos 33 pessoas morrem após explosões em mesquita xiita durante a oração de sexta-feira. Testemunha diz ter visto homens-bomba. Incidente ocorre dias depois de ataque do "Estado Islâmico" contra xiitas no país. Fortes explosões atingiram …

Vênus tinha oceanos? Cientistas refutam hipótese popular usando modelagem

Cientistas da Suíça e França refutaram a hipótese de que anteriormente Vênus era coberta por oceanos. Um novo estudo revela que mesmo no início, quando o Sol era mais fraco do que agora, a superfície …

Suspeito de ataque na Noruega era fichado na polícia por radicalização

Convertido ao islã e conhecido da polícia, dinamarquês de 37 anos teria usado outras armas além de arco e flecha em ataque que matou cinco pessoas em Kongsberg. Ele está preso e reconheceu envolvimento no …

Oposição manobra para destituir Piñera no Chile por citação nos Pandora Papers

Deputados de todos os partidos da oposição chilena apresentaram uma acusação no Congresso nesta quarta-feira (13) para destituir o presidente Sebastián Piñera pela controversa venda de uma mineradora em um paraíso fiscal, revelada no escândalo …

Fatores externos influenciam, mas não justificam inflação a dois dígitos no Brasil

A recuperação do impacto brutal da pandemia de coronavírus leva a inflação a subir na maioria dos países do mundo, mas a conjuntura internacional não explica o nível chegar a dois dígitos no Brasil. …

UE anuncia 1 bilhão de euros em ajuda ao Afeganistão

União Europeia justifica que é preciso evitar "colapso" no país e fornecer ajuda humanitária aos afegãos. Paralelamente, representantes do bloco europeu e dos EUA se reúnem com membros do Talibã em Doha, no Catar. O Talibã …

Quanto custa para a Netflix produzir uma série?

Praticamente um império do entretenimento, não é equivocado dizer que a Netflix investe muito para ter um nome forte dentro do mercado na atualidade. Nós já falamos por aqui quais são as séries mais caras …