Cientistas pensavam que era impossível, mas conseguiram gerar ondas terahertz com água

Ao iluminar uma fina película de água com pulsos de laser ultracurtos, físicos demonstraram algo que se pensava que era impossível: que a água líquida pode gerar ondas de terahertz (THz).

Estas ondas estão atualmente sob o foco da pesquisa com o objetivo de descobrir novas aplicações para elas, tais como transmissão de dados sem fio, controle de qualidade industrial e imagens de alta resolução com diferentes funcionalidades.

Uma equipe de investigadores do Instituto de Óptica da Universidade de Rochester em Nova York, e da Universidade ITMO em São Petersburgo, na Rússia, liderada pelos físicos Xi Cheng Zhang e M. Parker Givens, apresentaram um estudo, publicado na Applied Physics Letters, no qual demonstram a geração de ondas de THz a partir da água.

O resultado é surpreendente, porque a estrutura aquática absorve de modo muito intenso a luz na faixa de frequência de THz, e por um longo tempo pareceu muito improvável que a água líquida pudesse servir como fonte dessa radiação.

A ciência já havia comprovado, no entanto, que a água pode emitir luz em outras frequências, incluindo a luz branca, e que o vapor de água pode emitir ondas THz.

A chave para obter água líquida e gerar ondas de THz, como os cientistas mostram no novo estudo, é usar uma película muito fina de água em fluxo livre, com menos de 200 μm de espessura.

“Embora seja muito cedo para prever quaisquer aplicações industriais ou comerciais para o nosso trabalho neste momento, acho que ele traz a última peça do quebra-cabeça”, disse Zhang à Phys.org.

“O sólido, o gás e o plasma já foram usados ​​na geração de ondas THz, mas não o estado líquido. Neste, especialmente na água, quatro estados de matéria agora foram usados ​​como fonte de terahertz”.

Nos experimentos, os pesquisadores focalizaram pulsos de laser durante cerca de um picossegundo (10-12 segundos)dentro do filme de água. Os pulsos de laser criam um plasma, que ioniza as moléculas de água, gerando elétrons livres e, eventualmente, emite radiação THz.

Jin et al. / American Institute of Physics

Configuração experimental usada para gerar ondas THz focando um raio laser numa camada fina de água

Pesquisas anteriores mostraram que as ondas de THz podem ser geradas a partir de várias outras fontes, incluindo o plasma de ar. No entanto, os cientistas, no novo estudo, descobriram que a radiação THz da água apresenta características muito diferentes em comparação com a radiação THz do plasma no ar.

Por exemplo, uma aplicação do pulso de laser mais longa aumenta a quantidade de energia de radiação THz gerada a partir da água, mas para o plasma de ar o oposto é que é verdadeiro: um pulso mais curto aumenta a radiação THz.

Os cientistas também descobriram que, quando posicionado longe do ângulo de incidente normal da excitação óptica, a força da radiação THz da água depende da polarização do raio laser, enquanto a radiação THz do plasma de ar é independente da polarização.

Os pesquisadores explicam que essas observações não podem ser totalmente explicadas pela compreensão atual dos físicos sobre os mecanismos envolvidos na geração de onda THz.  Eles esperam que uma investigação mais aprofundada das interações laser-água levará a uma melhor compreensão da física por trás das novas observações e possivelmente para novas aplicações.

A água é o elemento mais importante do corpo humano e do planeta”, disse Zhang. “O uso dela para gerar ondas de THz é um passo para entender seu papel nesta faixa de frequência. Anteriormente, tentamos evitar a água na maioria dos aplicativos THz. Agora, provavelmente a usaremos para a geração de ondas intensas de THz”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …