Descoberta bizarra transforma laser em fluxo líquido

Jeff Keyzer / Wikimedia

Engenheiros da Universidade de Houston (EUA) descobriram que feixes de luz altamente focados (ou seja, raios laser) são capazes de transferir seu impulso para criar uma corrente líquida. O novo fenômeno observado foi chamado de “transmissão a laser”.

De acordo com os pesquisadores, liderados pelo engenheiro Jiming Bao, transformar um feixe de laser em um fluxo tem sido um desafio científico e tecnológico. Normalmente, a luz simplesmente passa através da água, a menos que seja forçada a interagir com outro meio o qual ela possa “empurrar”, como o ar.

Agora, os cientistas descobriram um novo princípio optofluídico, pelo qual é possível gerar um fluxo pulsando um feixe de laser através de uma janela de vidro.

Em suma, Bao e seus colegas descobriram que é possível que um laser “empurre” a água se contiver nanopartículas de ouro. Para demonstrar esse fenômeno bastante singular, eles pulsaram um laser verde através da parede de vidro de um recipiente com líquido.

University of Houston

Em poucos minutos, isso produziu uma corrente de fluxo líquido ao longo da direção do raio laser. “Os fluxos aparecem como análogos líquidos de feixes de laser e movem-se nas mesmas direções dos feixes, como se fossem direcionados pelos fótons dos raios laser. Chamamos esse fenômeno de transmissão a laser”, escreveram os cientistas.

As nanopartículas podem absorver a luz verde porque ressoam perto da frequência dos elétrons que elas contêm.

As partículas se expandem e se contraem enquanto aquecem e esfriam com cada pulso do laser, gerando ondas acústicas na água – um fenômeno conhecido há muito tempo, chamado de transmissão acústica.

A descoberta tem aplicações significativas, particularmente para experimentos de laboratório em microplaquetas, em que o movimento de líquidos em escala microscópica pode ser crucial.

Outras aplicações incluem nanofabricação, dispositivos opticamente controlados ou ativados, propulsão a laser, cirurgia a laser, etc.

Ciberia // HypeScience

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Trabalhador encontra carta secreta de 1941 escondida em teto de igreja

A igreja de Saint James, na Antuérpia, é um dos locais históricos mais importantes da cidade belga. Há séculos, ela costuma ser uma das paradas para peregrinos que vão até Santiago de Compostela visitar o …

É possível que o Covid-19 esteja envelhecendo o cérebro de pacientes em 10 anos

Além de poder prejudicar o seu coração o Covid-19 pode afetar o seu cérebro. Os efeitos cognitivos do coronavírus podem durar meses em certos casos, de acordo com os pesquisadores. Pessoas se recuperando do COVID-19 podem …

Nokia é a marca de Android mais durável e segura, aponta pesquisa

A Counterpoint Research divulgou um novo relatório sobre o índice de confiabilidade das fabricantes de smartphones e destacou o desempenho da HMD/Nokia, que liderou o ranking pelo segundo ano. Em resumo, a empresa foi a …

Rejeição à França aumenta no mundo islâmico

Após governo Macron sair em defesa do secularismo e iniciar ofensiva contra o islã radical, líderes como o presidente turco Erdogan passam a insuflar suas populações como forma de distração de problemas internos. Na esteira do …

Meteoro explode no céu e causa tremor em cidades da Bahia

Um meteoro brilhou nos céus de algumas cidades da Bahia nesta segunda-feira (26). O bólido (nome que recebem os meteoros que explodem na atmosfera terrestre tornando-se extremamente brilhantes), foi detectado e registrado por câmeras de …

O salmão consumido no Brasil está acabando com a costa chilena

Comer em um rodízio de japonês pode soar como uma ótima ideia para quem gosta das iguarias orientais. O que muita gente não sabe é que o salmão comprado como matéria prima em restaurantes do …

Motor nuclear projetado para NASA poderá transportar humanos para Marte em apenas 3 meses

A NASA tem como meta enviar a primeira tripulação humana para Marte em 2030, e certa inovação poderá fazer a jornada de mais de 64 milhões de quilômetros em apenas três meses, em vez de …

Imunidade ao coronavírus 'diminui rapidamente' em assintomáticos, diz estudo britânico

Um estudo britânico publicado nesta terça-feira mostra que a imunidade adquirida por pessoas curadas do novo coronavírus "diminui muito rapidamente", especialmente em pacientes assintomáticos e, em certos casos, pode durar apenas alguns meses. O trabalho …

Senado dos EUA aprova indicada de Trump para Suprema Corte

A poucos dias das eleições americanas, Amy Barrett é confirmada para a vaga por 52 votos a 48. Conservadora e católica devota, ela substitui Ruth Bader Ginsburg, uma das mais célebres figuras progressistas do tribunal. O …

NASA descobre grandes quantidades de água em cratera iluminada na Lua

Nesta segunda-feira (26), a NASA revelou os resultados de dois estudos que trouxeram novas descobertas sobre a Lua: dados obtidos pelo observatório aéreo Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy (SOFIA) confirmam, pela primeira vez, que existe …