Cientistas rebatem decisão da China de coletar DNA de homens e meninos

Um relatório que revelou que a China está coletando DNA de milhões de pessoas para ajudar a solucionar crimes.

Essa informação tem levantado preocupações entre os pesquisadores sobre privacidade e consentimento, sob o argumento de que as pessoas têm pouco controle sobre como suas informações são usadas e provavelmente não entendem as implicações que a coleta de DNA tem para suas famílias.

A mídia estatal chinesa informou pela primeira vez a intenção do governo de construir um banco de dados nacional de DNA forense em 2017.

Mas um relatório divulgado em 17 de junho, compilado pelo Instituto de Política Estratégica da Austrália (ASPI) revela a escala e os principais detalhes da operação pela primeira vez: há vários anos, a polícia coleta DNA de homens e meninos em idade escolar em todo o país. A ideia, basicamente, é coletar e armazenar DNA de aproximadamente 10% da população masculina do país — até 70 milhões de pessoas.

O governo chinês diz que o banco de dados ajudará a localizar criminosos, mas cientistas e ativistas de direitos humanos dizem que um banco de dados genético contendo informações sobre pessoas sem histórico criminal é sem precedentes.

Além disso, os pesquisadores também temem que a polícia possa usar o banco de dados para perseguir pessoas que criticam o governo. O tipo de informação genética que a China está coletando também é controverso, porque pode ser usado para rastrear membros da família que não deram amostras de DNA.

China já usava DNA para resolver crimes

Em 2019, a polícia chinesa usou o banco de dados para identificar um homem que havia cometido assassinato em Guangzhou. A polícia usou o DNA da cena do crime e encontrou uma correspondência no banco de dados com um dos parentes do homem, que já havia sido preso por roubo. Isso foi suficiente para estabelecer um vínculo com o assassino, e as autoridades o prenderam assim que ele pisou no país novamente.

No país, já houve algumas críticas à coleta de DNA. Acontece que, em 2015, um cientista do Ministério da Segurança Pública escreveu na revista Forensic Science and Technology que não há base legal na China para fazer um banco com esses dados, enquanto delegados solicitaram que essa coleta de DNA fosse regulamentada, embora não esteja claro se isso acontecerá.

Cientistas como Fabricio Santos, biólogo evolucionário da Universidade Federal de Minas Gerais em Belo Horizonte, pensam que as autoridades chinesas provavelmente estão armazenando amostras de sangue para garantir que possam realizar análises mais detalhadas no futuro.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …