Colômbia arquiva investigação contra Santos por caso Odebrecht

PR Colômbia

Juan Manuel Santos pediu nesta quarta-feira uma investigação profunda sobre o suposto pagamento de propina da Odebrecht

A Comissão de Acusação da Câmara de Representantes da Colômbia anunciou nesta quarta-feira que arquivou a investigação contra o presidente Juan Manuel Santos pelo suposto ingresso de dinheiro da Odebrecht em suas campanhas para as eleições de 2010 e 2014.

“Em matéria dos fatos de 2014, até esta etapa processual, a Comissão considerou que não havia indícios diretamente contra o presidente da República e por conseguinte se inibiu de continuar até este momento a investigação”, afirmou a jornalistas o representante Nicolás Guerrero.

O congressista, do governista partido da União Nacional e que faz parte da comissão, detalhou que para a investigação relacionada com a campanha de 2010 “se decretou a extinção da ação disciplinar e como consequência disso” se “ordenou o arquivo dessa investigação”.

A comissão, que é a encarregada de preparar projetos de acusação quando há causas constitucionais contra o presidente do país, abriu em fevereiro do ano passado uma indagação preliminar contra Juan Manuel Santos pelo suposto ingresso de dinheiro da construtora brasileira em sua campanha para a reeleição em 2014.

No último mês de abril, a comissão reativou o processo contra o presidente com o propósito de colher informação suficiente para definir se abria ou não uma investigação formal contra Santos ou se arquivava o processo.

Por este caso, um juiz ordenou nesta terça-feira a prisão do ex-gerente da campanha à reeleição de Santos em 2014, Roberto Prieto, acusado por quatro crimes em uma investigação pelos subornos pagos pela Odebrecht.

Segundo a procuradoria, Prieto se apoderou de 650 milhões de pesos (US$ 230.000) dos subornos que a Odebrecht pagou na Colômbia.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos divulgou em dezembro de 2016 documentos que revelaram que a construtora pagou cerca de US$ 788 milhões em subornos em 12 países de América Latina e África.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Príncipe Andrew vira centro de escândalo sexual

O príncipe Andrew do Reino Unido comunicou nesta quarta-feira (20/11) que decidiu se afastar da vida pública após o agravamento da controvérsia em torno de seu envolvimento com o milionário americano Jeffrey Epstein, acusado de …

Brasil é o maior hub de fintech da América Latina

O Brasil é o maior país da América Latina — tanto em massa quanto em população — e ocupa uma posição influente no cenário global. Depois dos Estados Unidos, o Brasil lidera a lista do …

Entomólogo dos EUA acredita ter identificado fósseis de insetos em Marte

O entomólogo William Romoser, professor emérito da Universidade de Ohio (EUA), analisou fotos captadas por rovers da NASA em Marte e afirma ter achado nelas fósseis de insetos. Romoser analisou detalhadamente estruturas parecidas a abelhas, bem …

China se irrita com decisão americana sobre Hong Kong e convoca diplomata

Pequim convocou nesta quarta-feira (20) um diplomata do alto escalão dos Estados Unidos após a adoção na terça-feira (19), pelo Senado americano, de um texto que apoia os "direitos humanos e democracia" em Hong Kong. Os …

Porteiro que citou Bolsonaro no caso Marielle recua em novo depoimento

O porteiro que citou o presidente Jair Bolsonaro nas investigações sobre a morte da vereadora Marielle Franco e do motorista, Anderson Gomes, depôs nesta terça-feira (19/11) à Polícia Federal e recuou da versão que havia …

Anistia Internacional denuncia mais de 100 mortes em protestos no Irã

ONG relata uso de munição real contra manifestantes e diz que total de mortos pode ser ainda maior. Presidente e líder supremo dizem que país teve êxito ao lidar com distúrbios provocados por inimigos externos. A …

Áustria decide sobre polêmica do destino da casa onde nasceu Hitler

Por enquanto, parece ter se encerrado a polêmica sobre qual destino dar à residência onde nasceu Adolf Hitler. O edifício, que fica na Áustria, se tornará uma delegacia de polícia, segundo anunciou o governo austríaco …

Satélites Starlink já estão atrapalhando observações astronômicas

Em maio, Elon Musk garantiu que seus satélites Starlink não causariam impactos nas observações astronômicas — declaração dada pelo Twitter logo após o lançamento dos primeiros 60 satélites do projeto que visa pelo menos 12 …

As celebridades no esporte que adoram poker - 7 esportistas que jogam poker por lazer!

O poker está cada dia mais alcançando um status como esporte e poderá até mesmo se tornar um esporte olímpico. Desde 2009, o poker é considerado mundialmente como um esporte da mente pela International Mind Sports …

Tiro de PM causou morte da menina Ágatha no Rio, aponta inquérito

A Polícia Civil do Rio de Janeiro afirmou nesta terça-feira (19/11) que um cabo da Polícia Militar foi indiciado por homicídio doloso (quando há intenção de matar) pela morte de Ágatha Vitória Sales Félix, de …