Colômbia arquiva investigação contra Santos por caso Odebrecht

PR Colômbia

Juan Manuel Santos pediu nesta quarta-feira uma investigação profunda sobre o suposto pagamento de propina da Odebrecht

A Comissão de Acusação da Câmara de Representantes da Colômbia anunciou nesta quarta-feira que arquivou a investigação contra o presidente Juan Manuel Santos pelo suposto ingresso de dinheiro da Odebrecht em suas campanhas para as eleições de 2010 e 2014.

“Em matéria dos fatos de 2014, até esta etapa processual, a Comissão considerou que não havia indícios diretamente contra o presidente da República e por conseguinte se inibiu de continuar até este momento a investigação”, afirmou a jornalistas o representante Nicolás Guerrero.

O congressista, do governista partido da União Nacional e que faz parte da comissão, detalhou que para a investigação relacionada com a campanha de 2010 “se decretou a extinção da ação disciplinar e como consequência disso” se “ordenou o arquivo dessa investigação”.

A comissão, que é a encarregada de preparar projetos de acusação quando há causas constitucionais contra o presidente do país, abriu em fevereiro do ano passado uma indagação preliminar contra Juan Manuel Santos pelo suposto ingresso de dinheiro da construtora brasileira em sua campanha para a reeleição em 2014.

No último mês de abril, a comissão reativou o processo contra o presidente com o propósito de colher informação suficiente para definir se abria ou não uma investigação formal contra Santos ou se arquivava o processo.

Por este caso, um juiz ordenou nesta terça-feira a prisão do ex-gerente da campanha à reeleição de Santos em 2014, Roberto Prieto, acusado por quatro crimes em uma investigação pelos subornos pagos pela Odebrecht.

Segundo a procuradoria, Prieto se apoderou de 650 milhões de pesos (US$ 230.000) dos subornos que a Odebrecht pagou na Colômbia.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos divulgou em dezembro de 2016 documentos que revelaram que a construtora pagou cerca de US$ 788 milhões em subornos em 12 países de América Latina e África.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Nosso sistema solar será destruído antes do que pensávamos

Embora o solo sob nossos pés pareça sólido e reconfortante (na maioria das vezes), nada neste Universo dura para sempre. Um dia, nosso sol morrerá, ejetando uma grande proporção de sua massa antes que seu núcleo …

Mãe em Estocolmo não é mais suspeita de aprisionar filho

Promotores suecos estão retirando seu caso contra uma mulher acusada de prender o filho por vários anos. De acordo com as últimas informações, não há provas suficientes de que ele havia sido detido contra sua …

Mistério de galáxia desprovida de matéria escura é revelado

As observações astronômicas apontam para forças de "maré" e comportamento "canibal" de uma galáxia vizinha, que explicariam a escassez deste componente invisível. Se alguma galáxia é pobre em matéria escura, pode ser devido a uma interação …

Maioria das vacinas da Moderna será reservada no início para os Estados Unidos

A Moderna espera disponibilizar entre 100 e 125 milhões de doses de sua vacina contra a Covid-19 no primeiro trimestre de 2021. A empresa anunciou, nesta quinta-feira que, no início, entre 85 e 100 …

Amazonas é 3º estado com mais queimadas, emissões e desmatamento

Pela primeira vez, o Amazonas assume a terceira posição nos três principais rankings que indicam o avanço da degradação florestal na Amazônia brasileira, incluindo indicadores de queimadas, emissões de gases de efeito estufa e desmatamento …

Sudão bane casamento infantil e mutilação genital feminina, mas prática apresenta desafios

Depois de derrubar o ditador Omar al-Bashir no ano passado, o Sudão deu importante passo para reverter alguns dos tantos horrores cometidos contra a população feminina no país – e tornou ilegal tanto o casamento …

Namíbia elege deputado chamado Adolf Hitler

O nome de um recém-eleito político da Namíbia, vem chamando atenção na mídia nacionais e internacionais. "Adolf Hitler teve uma vitória esmagadora nas eleições regionais na Namíbia", relatou o portal de notícias alemão Spiegel Online nesta …

Astrônomos mapeiam 1 milhão de galáxias previamente desconhecidas

Cerca de um milhão de galáxias previamente desconhecidas para além da Via Láctea foram adicionadas a um mapa detalhado de seção de espaço. Pesquisas sobre o espaço normalmente demoram anos para serem completas, mas um novo …

Brasil recebe vacina de Oxford em janeiro, promete Pazuello

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o primeiro lote das vacinas de Oxford chega ao Brasil em janeiro. Serão 15 milhões de doses entre janeiro e fevereiro, totalizando 260 milhões ao longo do …

Cingapura é primeiro país a aprovar venda de carne de laboratório

Empresa californiana obteve autorização da cidade-Estado para usar sua carne de frango produzida a partir de cultura celular em chicken nuggets e garante que preço será competitivo. Cingapura é o primeiro país do mundo a aprovar …