Com reabertura, epidemia do coronavírus pode se intensificar no Brasil

Simone Venezia / EPA

Muitos lugares já estão retornando aos poucos às atividades, com direito a reabertura de estabelecimentos e pessoas voltando a circular nas ruas. No entanto, especialistas temem que a pandemia fique ainda mais intensa.

Um exemplo disso é a Flórida, nos EUA, que está se preparando para reabrir restaurantes, bares, academias, lojas, parques de diversões e aluguéis de férias: o estado viu um ressurgimento recorde em novos casos da COVID-19, com mais de 1 mil casos por dia na última semana.

Os efeitos da reabertura provavelmente levarão semanas para se tornarem aparentes em termos de novos casos, hospitalizações e mortes. No entanto, Aileen Marty, especialista em doenças infecciosas da Universidade Internacional da Flórida, aponta o seguinte: “Nós vamos continuar a ver aumentos de casos enquanto as pessoas continuarem a não seguir as orientações para evitar a transmissão do vírus”.

Nos EUA, a Flórida não é o único estado que vê essa tendência. Em outros estados, como Califórnia e Texas, também estão ressurgindo novos casos. Por sua vez, a cidade de Nova York entrou oficialmente na primeira de sua reabertura nesta terça, com alguns estabelecimentos não essenciais retomando as atividades. Os nova-iorquinos ainda terão que usar máscaras se o distanciamento social não for possível.

E no Brasil, como fica?

Quanto ao Brasil, com base nas informações compartilhadas pelas secretarias de saúde dos estados nesta quarta-feira (10), são contabilizados 774.416 casos confirmados da COVID-19. A taxa de mortalidade no Brasil é de 18,9 para cada 100 mil habitantes, enquanto a taxa de incidência da infecção respiratória no país é de 367,6 para cada 100 mil pessoas. O país também passa por momentos de reabertura.

A Prefeitura de São Paulo autorizou o funcionamento do comércio de rua a reabrir a partir desta quarta, e a reabertura dos estabelecimentos e serviços provocou aglomerações na capital, principalmente na região central.

Ruas e lojas ficaram lotadas em diferentes regiões da cidade, com direito a filas antes mesmo das lojas abrirem. Os metrôs também apresentaram aglomeração.

No caso dos shoppings, a liberação deverá ocorrer esta quinta-feira. A abertura vai seguir os critérios da fase laranja da flexibilização do Plano São Paulo. Serão 4 horas de funcionamento por dia e capacidade máxima de 20%. No Rio de Janeiro, a questão da reabertura ainda está sendo discutida na justiça.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Homem é preso por tossir em policial que perguntou se ele tinha covid-19

O britânico Casey Saint foi condenado a 11 meses de prisão após tossir no rosto de um policial durante a pandemia do novo coronavírus. O morador de Bury St Edmunds, na Inglaterra, estava fazendo uma festa …

Astrônomos encontram "embrião" de planeta em formação a 330 anos-luz da Terra

Uma equipe de astrônomos encontrou algo que parece ser um planeta embrionário, girando em torno de sua estrela, bem pertinho dela, completando uma volta a cada mês. A estrela em questão é a HD 163296, que …

Físico propõe mega-satélite povoado por humanos orbitando Ceres

O físico Pekka Janhunen, do Instituto Meteorológico Finlandês, desenvolveu uma nova ideia para colonizar um lugar diferente da Terra, e não é a lua ou Marte. Em vez disso, Janhunen está sugerindo em um artigo publicado …

Biden promete "esforço de guerra" contra covid-19

O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou nesta quinta-feira (21/01) o plano de resposta de seu governo à pandemia de covid-19, que inclui dez decretos. A estratégia amplia iniciativas que já haviam sido antecipadas …

'Não teremos escolha': Google adverte que pode bloquear seu mecanismo de busca na Austrália

Governo australiano trabalha em uma nova lei que deve governar as relações entre os meios de comunicação e as gigantes que dominam a Internet, entre as quais se destacam Google e Facebook. O Google anunciou nesta …

UE restringe viagens não essenciais, mas mantêm fronteiras internas abertas

Diante da inquietante propagação das variantes do coronavírus e a explosão de novos casos de contaminação no continente, líderes europeus, reunidos por videoconferência nesta quinta-feira, decidiram restringir as viagens não essenciais para os países …

‘Bridgerton’ abre debate sobre avó negra de rainha Elizabeth que Windsor prefere esconder

Disponível desde dezembro de 2020, a série Bridgerton, da Netflix, apresentou uma intérprete negra para viver a rainha Charlotte (1744 – 1818), a avó da rainha Elizabeth (1900 – 2002). Apesar da falta de consenso geral …

"Raios" azuis misteriosos podem ser mais comuns do que os cientistas pensavam

Entre os vários fenômenos climáticos que existem, os raios continuam enigmáticos para nós: embora tempestades não sejam tão raras, ainda não entendemos completamente as descargas elétricas geradas no céu — muito menos aquelas apelidadas de …

Dono de cachorro machucado gasta R$ 2.200 para descobrir que o bicho estava imitando o dono por solidariedade

De vez em quando, nossos amados animais de estimação provam ser ainda mais doces e solidários do que muitas pessoas. Conheça Bill — um lurcher de Londres que está imitando a mancada de seu dono …

Minas Gerais é uma das 10 regiões mais acolhedoras do mundo: ranking

Minas Gerais está entre as 10 regiões mais acolhedoras do mundo. É que diz a eleição do Traveller Review Awards 2021, que incluiu pela primeira vez uma localidade brasileira no ranking internacional divulgado todo ano. Minas …