Coreia do Sul registra aumento de casos de coronavírus e teme nova onda da epidemia

A Coreia do Sul anunciou nesta quinta-feira (28) o maior aumento de novas contaminações por coronavírus em quase dois meses, devido a um surto de casos em um armazém de uma empresa de comércio on-line perto de Seul. As infecções fazem as autoridades e a população temerem uma nova onda epidêmica no país.

A Coreia do Sul, citada como modelo pela sua resposta eficaz nos últimos meses, quando a Covid-19 se espalhou por seu território, diminuiu muito as restrições para os moradores, mas agora está enfrentando um surto de novos casos.

As autoridades anunciaram 79 novas infecções, que elevam o número total de doentes confirmados no país para 11.344. A maioria foi identificada na área metropolitana de Seul, que tem uma forte densidade populacional. Os casos representam o número mais alto de contaminações desde 5 de abril.

No total, 69 pessoas infectadas tinham um ponto em comum: visitaram um armazém da empresa de comércio on-line Coupang, em Bucheon, oeste da capital, de acordo com o Centro Coreano de Controle e Prevenção de Doenças (KCDC).

Cerca de 4.100 pessoas que trabalham ou recentemente visitaram o edifício foram colocadas em confinamento solitário. E 80% delas já foram testados, segundo o vice-ministro da Saúde Kim Gang-lip. “Esperamos que o número de casos relacionados ao armazém continue aumentando à medida que finalizamos os testes”, acrescentou.

A Coreia do Sul suspendeu, em meados de abril, algumas das restrições impostas recentemente em sua estratégia de controle do novo coronavírus. Alguns lugares, como igrejas e museus, foram autorizados a reabrir, assim como as escolas.

Bares e restaurantes voltaram lentamente às atividades. As competições de beisebol e futebol também foram retomadas, mas a portas fechadas, sem a presença de torcedores.

Estratégia abrangente de teste e rastreamento

A Coreia do Sul foi, no final de fevereiro de 2020, o segundo país mais afetado no mundo pela epidemia após o surto chinês.

Mas o governo conseguiu controlar a situação por meio de uma estratégia ampla que incluiu testes e rastreamento dos infectados e de seus contatos.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bolsonaro veta uso obrigatório de máscaras em comércio, templos e repartições públicas

Presidente alegou que uso de máscaras em locais fechados pode ser classificado como "violação de domicílio" e vetou trecho que obrigava o poder público a fornecer máscaras para a população mais pobre. O presidente Jair Bolsonaro …

Novos hábitos devem fazer parte da vida das sociedades no pós-pandemia, dizem especialistas

Enquanto a vacina que poderá conter a disseminação do novo coronavírus não sai, o mundo seguirá lavando as mãos. exaustivamente, abusando do álcool gel (ou de desinfetantes poderosos), caprichando na limpeza de tudo o …

Coroas de buracos negros supermassivos podem ser fonte de "partículas fantasmas"

Nas profundezas do gelo antártico, estão enterrados mais de 5.000 sensores de luz, que fazem parte do Observatório IceCube, um detector de neutrinos. Em 2018, este observatório recebeu a atenção da comunidade científica de todo …

Partícula exótica nunca vista antes é descoberta no CERN

Cientistas trabalhando no Grande Colisor de Hádrons (LHC) observaram uma partícula exótica composta de quatro quarks charm. Essa é provavelmente a primeira descoberta de uma classe de partículas jamais observada pelos físicos. O quark é uma …

Lava Jato denuncia José Serra por lavagem de dinheiro

Ministério Público Federal acusa senador de ter recebido pagamentos indevidos da Odebrecht através de contas no exterior. Verônica Serra, filha do político, também é denunciada. A força-tarefa da Operação Lava-Jato em São Paulo denunciou nesta sexta-feira …

'Morra quem morrer', diz prefeito na Bahia ao decretar reabertura do comércio

O prefeito da cidade de Itabuna (BH), Fernando Gomes, declarou em vídeo divulgado nas redes sociais que autorizará reabertura de estabelecimentos comerciais em 9 de julho. Ao anunciar a implementação do decreto que autorizará reabertura do …

Édouard Philippe, premiê francês, pede demissão e deixa cargo após três anos

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, apresentou sua demissão nesta sexta-feira (3) ao presidente Emmanuel Macron, que aceitou o pedido. O anúncio foi feito nesta manhã pela assessoria do palácio do Eliseu, a sede da …

Crânio achado em tumba submarina revela aparência de homem da Idade da Pedra

Oscar Nilsson, um artista forense sueco, reconstruiu virtualmente a aparência de um homem da Idade da Pedra, cujo crânio sem mandíbula foi encontrado em uma estaca dentro de uma tumba submarina de aproximadamente oito mil …

Alemanha quer eliminar extremismo de direita de tropa de elite

Com reforma, Ministério da Defesa alemão pretende "apertar o botão de reset" no KSK, unidade de elite das Forças Armadas abalada por escândalos sobre envolvimento de seus membros com extremismo de direita. A ministra alemã da …

Putin, presidente "eterno"? Para mais de 75% dos russos, a resposta é sim

Vladimir Putin, presidente "vitalício"? Essa é uma das apostas da votação que termina hoje na Rússia, e que vem sendo apoiada por cerca de 73,55% dos eleitores, que até agora votaram “SIM” neste referendo. Se …