Coronavírus: São Paulo se prepara para reabertura com 70% de leitos ocupados

Narendra Shrestha / EPA

O governo estadual de São Paulo ordenou a reabertura gradual dos estabelecimentos comerciais a partir dessa terça-feira (2). A gestão diz se basear no índice de infecções do novo coronavírus por cidade. Mesmo com 70% dos leitos hospitalares ocupados, o governador João Dória (PSDB) aposta em uma saída controlada e uma prevista volta à normalidade durante a crise.

O plano nivela as cidades em vários estados de infecção. A intenção é reabrir cidades que não estejam sofrendo com o vírus e controlar a circulação em regiões mais afetadas:

  • Vermelho, alerta máximo: Liberação apenas de serviços essenciais devido ao alto risco de contaminação;
  • Laranja, controle: Fase de atenção. Início da flexibilização de setores com baixo risco para a saúde;
  • Amarelo, flexibilização: Começa a abertura também controlada de um número maior de atividades;
  • Verde, abertura parcial: Flexibilização abrange outros ramos, mas ainda com restrições;
  • Azul, normal controlado: Todas as atividades têm permissão para funcionar, mas com medidas de distanciamento e higiene

O primeiro mapa divulgado pelo Governo Paulista conta com algumas questões: como a capital, São Paulo, ainda tem capacidade de leitos, ela se encontra no nível laranja. Guarulhos, maior cidade da região metropolitana, se mantém em vermelho. A transmissão intermunicipal pode acontecer da mesma maneira: segundo estimativas de 2017, 120 mil moradores de Guarulhos vão para a capital diariamente e 30 mil fazem o caminho reverso.

O prefeito Bruno Covas (PSDB), porém, só irá permitir a reabertura dos estabelecimentos através da Vigilância Sanitária. “Só serão liberados na cidade a partir da assinatura do protocolo com a prefeitura. E, assim que [as propostas forem] referendadas, os setores vão poder reabrir na cidade”, disse em coletiva.

O biólogo Átila Iamarino criticou a decisão do governo de São Paulo:

A pressão política causada pelas manifestações contra o governador, lideradas por grupos pró-Governo Federal, pode explicar a reabertura precoce de São Paulo.

“A flexibilização será possível nas cidades que tiverem redução consistente do número de casos, disponibilidade de leitos em seus hospitais públicos e privados e estiverem obedecendo o distanciamento social nos ambientes públicos, além da disseminação e do uso obrigatório de máscaras”, afirmou João Dória (PSDB) em coletiva.

Segundo um estudo da UFPel, apenas 3% da população paulistana entrou em contato com o vírus. Isso significa, na prática, que até chegarmos aos 70% da chamada “imunidade de rebanho”, muita gente vai morrer. Há algumas semanas atrás, o governador João Dória reiterou que a reabertura só seria possível após o Estado manter 70% de isolamento social. Isso nunca aconteceu.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …