Coronavírus: São Paulo se prepara para reabertura com 70% de leitos ocupados

Narendra Shrestha / EPA

O governo estadual de São Paulo ordenou a reabertura gradual dos estabelecimentos comerciais a partir dessa terça-feira (2). A gestão diz se basear no índice de infecções do novo coronavírus por cidade. Mesmo com 70% dos leitos hospitalares ocupados, o governador João Dória (PSDB) aposta em uma saída controlada e uma prevista volta à normalidade durante a crise.

O plano nivela as cidades em vários estados de infecção. A intenção é reabrir cidades que não estejam sofrendo com o vírus e controlar a circulação em regiões mais afetadas:

  • Vermelho, alerta máximo: Liberação apenas de serviços essenciais devido ao alto risco de contaminação;
  • Laranja, controle: Fase de atenção. Início da flexibilização de setores com baixo risco para a saúde;
  • Amarelo, flexibilização: Começa a abertura também controlada de um número maior de atividades;
  • Verde, abertura parcial: Flexibilização abrange outros ramos, mas ainda com restrições;
  • Azul, normal controlado: Todas as atividades têm permissão para funcionar, mas com medidas de distanciamento e higiene

O primeiro mapa divulgado pelo Governo Paulista conta com algumas questões: como a capital, São Paulo, ainda tem capacidade de leitos, ela se encontra no nível laranja. Guarulhos, maior cidade da região metropolitana, se mantém em vermelho. A transmissão intermunicipal pode acontecer da mesma maneira: segundo estimativas de 2017, 120 mil moradores de Guarulhos vão para a capital diariamente e 30 mil fazem o caminho reverso.

O prefeito Bruno Covas (PSDB), porém, só irá permitir a reabertura dos estabelecimentos através da Vigilância Sanitária. “Só serão liberados na cidade a partir da assinatura do protocolo com a prefeitura. E, assim que [as propostas forem] referendadas, os setores vão poder reabrir na cidade”, disse em coletiva.

O biólogo Átila Iamarino criticou a decisão do governo de São Paulo:

A pressão política causada pelas manifestações contra o governador, lideradas por grupos pró-Governo Federal, pode explicar a reabertura precoce de São Paulo.

“A flexibilização será possível nas cidades que tiverem redução consistente do número de casos, disponibilidade de leitos em seus hospitais públicos e privados e estiverem obedecendo o distanciamento social nos ambientes públicos, além da disseminação e do uso obrigatório de máscaras”, afirmou João Dória (PSDB) em coletiva.

Segundo um estudo da UFPel, apenas 3% da população paulistana entrou em contato com o vírus. Isso significa, na prática, que até chegarmos aos 70% da chamada “imunidade de rebanho”, muita gente vai morrer. Há algumas semanas atrás, o governador João Dória reiterou que a reabertura só seria possível após o Estado manter 70% de isolamento social. Isso nunca aconteceu.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …