Confira o que cérebro de abelhas tem em comum com o de humanos

Segundo cientistas, existem semelhanças entre a atividade cerebral das abelhas-europeias e a dos humanos, o que poderia levar abelhas a serem usadas para estudar funções cerebrais dos humanos.

As oscilações alfa (a atividade eléctrica gerada pelo cérebro) nas abelhas são semelhantes às geradas pelo cérebro humano, de acordo com um novo estudo publicado na revista Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences, na quarta-feira (26).

Pesquisadores chegaram à conclusão estimulando abelhas com odores e conectando eletrodos microscópicos ao cérebro dos insetos para registrar sua atividade cerebral.

Cientistas também alimentaram as abelhas com uma solução de água e sacarose com uma pipeta, enquanto elas eram estimuladas com odores. Os pesquisadores descobriram que, tal como com os humanos, as abelhas associam odores aos alimentos.

“É fascinante ver como as abelhas podem aprender a associar odores aos alimentos de forma semelhante à dos seres humanos”, comentou Paul Szyszka, professor do Departamento de Zoologia da Universidade de Otago, na Nova Zelândia. “O que queremos fazer agora é examinar como estas oscilações alfa mudam em diferentes situações.”

“Como neuroetólogo, estou interessado em como as oscilações alfa das abelhas mudam durante os comportamentos naturais, por exemplo, quando uma abelha forrageia ou dorme”, afirmou Szyszka, citado pelo portal Phys.org.

Benefícios nos humanos

Segundo Szyszka, que completou a pesquisa com o Tzvetan Popov da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, o estudo é empolgante, porque pode proporcionar uma nova forma de obter uma visão do cérebro humano.

“As experiências em humanos são caras, logisticamente difíceis e demoradas. Além disso, as gravações de neurônios identificados individualmente não são possíveis em cérebros humanos. Estudando os cérebros de abelhas podemos superar essas limitações e aplicar esse conhecimento à pesquisa, e eventualmente até mesmo ao tratamento, de cérebros humanos”, acrescentou Szyszka.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Os distanciamentos do coronavírus mudaram a maneira como a Terra se move

As pessoas têm ficado em casa para diminuir a velocidade com a qual o novo coronavírus se espalha. Mas essa atitude pode significar que o planeta também está se movendo um pouco menos. Pesquisadores que estudam …

Facebook não quis investigar desinformação vinda de site norte-americano

“Facebook” e “transparência” são duas palavras que geralmente estão juntas em pautas mais espinhosas, e desta vez não é diferente: segundo uma reportagem veiculada pelo jornal norte-americano The New York Times, a rede social mais …

Maduro denuncia navio turístico 'pirata' português que afundou embarcação da Marinha venezuelana

O presidente venezuelano Nicolás Maduro denunciou o ataque e afundamento de um barco da Marinha da Venezuela por um navio turístico "pirata", a noroeste da ilha de La Tortuga. Na noite de segunda-feira (30), o navio …

Mundo do futebol tenta atenuar perdas financeiras com reduções de salários

O mundo do futebol, como qualquer actividade que gera dinheiro e emprega pessoas, começa a sentir os efeitos do confinamento visto que em quase todas as partes do mundo não se pratica futebol e os …

Políticos da oposição pedem renúncia de Bolsonaro em manifesto

Haddad, Ciro, Boulos e outras lideranças endossam documento crítico à atuação do presidente diante da pandemia de coronavírus. Texto diz que Bolsonaro é um líder irresponsável e agrava a crise com mentiras e crimes. Políticos da …

Economia alemã pode encolher até 5,4% em 2020

Conselho de Consultores Econômicos aponta que pandemia de coronavírus vai, inevitavelmente, levar a Alemanha a uma recessão ainda no primeiro semestre deste ano. A pandemia do novo coronavírus vai, inevitavelmente, levar a Alemanha a uma recessão …

Tênis da Apple nunca comercializado é vendido em leilão por R$ 50 mil

  Você já ouviu falar dos tênis da Apple? Se disse não, está entre a maioria, porque a grande parte das pessoas, mesmo os fãs mais ardorosos da companhia, talvez sequer saibam que esses calçados tenham …

Coronavírus: custo alto pode deixar países mais pobres sem acesso a vacina contra covid-19

A geneticista molecular Kate Broderick faz parte de uma equipe de cientistas por trás de um dos 44 projetos que tentam desenvolver uma vacina para a covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, em todo …

NASA se prepara para alterar trajetória de asteroide

NASA desenvolve motor de íons que dará propulsão à missão DART, projetada para se colidir com o asteroide Didymos B. Enquanto o mundo se depara com a propagação da COVID-19, a NASA quer testar um método …

França aumenta para mais de R$ 1.000 multa para quem desrespeitar mais de uma vez o confinamento

Um decreto publicado neste domingo no Diário Oficial francês instaurou uma nova tabela de valores para as sanções ligadas ao confinamento. Quem não respeitar mais de uma vez as regras de isolamento impostas pelo …