Contra assédio, estudantes curitibanas de 14 e 13 anos criam aplicativo com botão secreto para auxiliar vítimas

(dr) Felipe Rosa / Tribuna

Eduarda Rossi e Lara Prado

Eduarda Rossi, 14 anos, e Lara Prado, 13 anos, duas estudantes do 9º ano do ensino fundamental, criaram um aplicativo para ajudar mulheres que estiverem vivendo situação de assédio sexual.

O projeto chamado SOS People tem como lema “Ser Omisso Não Salva as Pessoas”, funciona como uma sirene e um rastreador. O funcionamento é simples, através do clique de um botão, o celular dispara um alerta sonoro e avisa pessoas cadastradas enviando a localização em tempo real.

O aplicativo ainda é um protótipo e surgiu através de um trabalho escolar no Colégio Positivo, em Curitiba, com ajuda da orientadora Claudia Morgenstern, professora das alunas, e de um profissional de TI e desenvolvedor de aplicativos.

“Não costumamos andar de ônibus e nunca fomos assediadas, mas descobrimos que a situação é muito mais comum do que imaginávamos, pois apenas 1% das vítimas denunciam”, afirmaram as garotas à Gazeta do Povo.

“Se a pessoa está em um lugar escuro, está sozinha ou com medo, vai uma mensagem silenciosa, sem alarme, também para os contatos cadastrados”, contou Eduarda ao Tribuna.

O SOS People ainda é um protótipo e agora terá o apoio da Positivo Informática para desenvolver e aperfeiçoar o serviço para disponibilizá-la. As adolescentes vão se inscrever para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo.

A intenção é colocar o aplicativo à disposição para download gratuito e cobrar uma taxa de aluguel do botão, ou parcelamento. Diferencial do aplicativo, o botão é importado e custa em torno de 80 dólares (cerca de R$ 260).

A ideia das estudantes é fracionar esse valor. Para isso, o projeto busca patrocinadores.

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Preço para voar em nave da Boeing será 60% mais caro do que na da SpaceX

O inspetor-geral da NASA divulgou nesta quinta-feira (14) um relatório sobre o Programa Commercial Crew, com detalhes sobre os problemas técnicos enfrentados pelas empresas SpaceX e Boeing no desenvolvimento de suas espaçonaves - Crew Dragon …

A corrida para salvar 33 marinheiros e 1 cachorro da ilha onde missionário foi morto por nativos há 1 ano

"Homens selvagens, provavelmente mais de 50, com armas caseiras, estão fazendo dois ou três barcos. Temo que eles nos alcancem no pôr do Sol. A vida de todos os tripulantes está em risco." A corrida contra …

Gigante chinesa do comércio eletrônico vende U$ 1 bilhão em 1 minuto

Sessenta e oito segundos. Esse foi o tempo que consumidores chineses levaram para gastar seu primeiro bilhão de dólares em vendas pela internet numa tradicional liquidação do país. O resultado surpreendente de vendas foi alcançado …

“A Tumba”: depósito de lixo nuclear está começando a se romper e afundar nas Ilhas Marshall

Antes de lançar a primeira bomba atômica do mundo, os EUA fizeram vários testes de detonações em locais remotos. O problema é que toda a radiação está até hoje nesses lugares, sendo que um desses …

Brasil dá 'sinal positivo' e valoriza participação no BRICS, diz especialista

Contrariando estimativas de que o governo de Jair Bolsonaro reduziria a importância do BRICS na sua política externa, o Brasil demonstra empenho e compromisso com o bloco, segundo especialista ouvido pela Sputnik. Em entrevista à Sputnik, …

Elon Musk fala em "curar o autismo" com as inovações da Neuralink

Participando de um podcast voltado à discussão da inteligência artificial (IA), o CEO da Neuralink, Elon Musk, erroneamente afirmou que sua empresa será capaz de curar distúrbios neurológicos como a esquizofrenia e o Alzheimer, além …

Bomba-H da Coreia do Norte seria 17 vezes mais poderosa que a de Hiroshima

Dados de satélite japonês forneceram detalhes do teste de uma arma termonuclear, realizado em 2017, indicando que sua explosão teria sido 17 vezes mais poderosa do que a bomba de Hiroshima. A Coreia do Norte estimou …

Aquecimento global afetará saúde das novas gerações, diz relatório

Um relatório publicado nesta quinta-feira na revista científica The Lancet, a poucas semanas da conferência internacional para o clima (COP25), alerta para os riscos sanitários relacionados ao aquecimento global e às emissões de gás carbônico. O …

Estudante abre fogo em escola na Califórnia

Ao menos duas pessoas morreram e outras três ficaram feridas depois que um aluno abriu fogo nesta quinta-feira (14/11) numa escola secundária no sul da Califórnia, nos Estados Unidos, causando pânico entre estudantes e funcionários. …

Governo italiano deve decretar estado de catástrofe natural em Veneza

Metade da cidade está debaixo d’água, atingida pela pior cheia em 53 anos. O nível subiu 187 cm na terça-feira (12), o segundo mais alto desde 1966. A situação levou o governo a decidir decretar …