Tempestade de fogo maior do que a que matou os dinossauros causou a última Idade do Gelo

A mais recente Idade do Gelo durou mil anos e foi iniciada por uma tempestade de fogo maior do que a que matou dinossauros.

Em um estudo recente publicado no Journal of Geology, os cientistas pintaram o cenário de como cerca de um décimo da superfície da Terra foi, de repente, coberta por incêndios há 12.800 anos.

A tempestade de fogo descrita pelos cientistas no estudo rivaliza com a que matou os dinossauros, e foi causada por fragmentos de um cometa que media cerca de 100 quilômetros de diâmetro.

À medida que as nuvens de poeira iam sufocando a Terra, uma mini Idade do Gelo despertou e manteve o planeta frio por outros mil anos, precisamente quando o planeta emergia de um mergulho de 100 mil anos coberto por glaciares. Quando o fogo se extinguiu, a vida pôde recomeçar, de acordo com a equipe internacional de cientistas.

“A hipótese é a de que um grande cometa tenha se fragmentado e os pedaços impactaram a Terra, causando o desastre”, disse um dos membros da equipe, Adrian Melott, da Universidade do Kansas, nos EUA.

“Um número de diferentes assinaturas químicas – dióxido de carbono, nitrato, amônia, entre outros – parecem indicar que 10% da superfície terrestre, ou uns surpreendentes 10 milhões de quilômetros2, foram consumidos pelas chamas“.

Para retomar os incêndios ardentes e as ondas de choque desse grande evento, um grande número de marcadores geoquímicos e isotópicos foi medido em mais 170 locais em todo o mundo, em um projeto que envolveu uma equipe de 24 cientistas.

Uma das peças de análise foi realizada nos padrões nos níveis de pólen, que sugerem que as florestas de pinheiro foram, repentinamente, queimadas e substituídas por álamo – uma espécie “especialista” na cobertura de solo estéril.

Na verdade, partes do cometa que se desintegrou ainda estariam, provavelmente, orbitando o Sistema Solar 13 mil anos depois.

Altas concentrações de platina – comumente encontradas em asteroides e cometas – e  altos níveis de poeira foram também encontrados nas amostras analisadas pelos pesquisadores, junto com concentrações grandes de aerossóis de combustão, que só seriam esperados se muita biomassa estivesse queimando: amônio, nitrato, entre outros.

As plantas morreram, as fontes de alimentação se tornaram escassas e os glaciares em retirada começaram a avançar outra vez, descrevem os pesquisadores. A cultura humana teria tido que se adaptar às condições mais severas, com declínio populacional sendo registrado como resultado da Idade do Gelo.

“Os cálculos sugerem que o impacto deste ambiente teria deteriorado a camada de ozônio, causando um aumento dos casos de câncer da pele, entre outros efeitos negativos para a saúde”, disse Melott.

A equipe acredita que um impacto tão generalizado de fragmentos de cometas, e a consequente tempestade de fogo, é responsável pela pequena refrigeração extra conhecido como o recente Dryas.

Esta relativamente breve queda nas temperaturas do planeta foi, por vezes, reduzido a mudanças na corrente oceânica.

No entanto, a queda de um cometa não é uma ideia totalmente nova, apesar de esta última pesquisa entrar em grandes detalhes para tentar e encontrar provas disso. Os cientistas têm debatido se foi, de fato, um cometa que deu início ao período do recente Dryas há vários anos.

Nem todo mundo concorda que os dados apontam para a queda de um cometa, mas o novo estudo oferece mais apoio à hipótese, assim como as esculturas antigas encontradas na Turquia no ano passado, por descreverem o impacto devastador de um objeto interestelar.

“A hipótese do impacto continua uma hipótese, mas o estudo providencia muitas provas, que nós concordamos só se poderem ser explicadas por um impacto cósmico”, disse Melott.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sinais de possível 1º exoplaneta fora da Via Láctea são detectados

Pela primeira vez na história, é possível que os cientistas tenham descoberto um planeta em outra galáxia. O possível exoplaneta recebeu o nome de M51-ULS-1 e se encontra a 28 milhões de anos-luz de distância na …

China vai vacinar crianças a partir de três anos contra a covid-19

Imunizantes aprovados são das farmacêuticas chinesas Sinopharm e Sinovac, fabricante da Coronavac. País será um dos primeiros a começar a vacinar essa faixa etária. No total, China já vacinou 76% da população. Ao menos cinco províncias …

"Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros", diz Gilberto Gil à revista Télérama

A imprensa francesa desta segunda-feira (25) destaca o show de Gilberto Gil nesta noite na Filarmônica de Paris. O músico brasileiro conversou com o jornal Le Monde e com a revista Télérama. "Gilberto Gil", embaixador …

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …

Pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", diz diretor da OMS

A pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", disse neste domingo (24) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. O representante da ONU discursou na abertura …

Google está “criando Deus”, alerta ex executivo da Google

Segundo um ex-executivo do Google, a singularidade está chegando. E, segundo ele isso representa uma grande ameaça para a humanidade. Mo Gawdat, ex-diretor de negócios da organização moonshot do Google, que na época se chamava Google …

Pandemia causa a maior redução na expectativa de vida desde a Segunda Guerra

Desde a descoberta do coronavírus SARS-CoV-2, mais de 4,9 milhões de pessoas morreram oficialmente em consequência da infecção, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Nesse cenário, a pandemia da covid-19 reduziu a expectativa de vida …

Forças Armadas da Noruega assinam contrato bilionário de mísseis para caças F-35

Noruega tem sido um parceiro ativo no programa de caças dos EUA F-35, tendo em conta que 18 empresas deste país nórdico são parceiros diretos. Subsequentemente, a Noruega decidiu adquirir 52 caças F-35 para substituir …

Brasil fez lobby para mudar relatório climático, diz Greenpeace

Vários países, entre eles o Brasil, tentaram fazer mudanças em um crucial relatório da ONU sobre como combater o aquecimento global, afirmou o Greenpeace nesta quinta-feira (21/10), citando um grande vazamento de documentos. Os documentos aos …

Site da Coreia do Sul é usado para hospedar vírus e distribuí-lo via torrents

Uma campanha de distribuição de malwares na Coreia do Sul está disfarçando cavalos de troia de acesso remoto como um jogo para o público adulto, compartilhado via serviço de hospedagem de arquivos, como o WebHard, …