Lembra do misteriosíssimo Manuscrito de Voynich? Um acadêmico britânico acaba de desvendá-lo

O acadêmico Dr. Gerard Cheshire, da Universidade de Bristol (Reino Unido), realizou a façanha de desvendar o misterioso Manuscrito de Voynich, um dos documentos mais intrigantes da história.

O texto, que todos pensavam estar escrito em algum tipo de código complexo, já havia vencido inúmeros criptógrafos, linguísticos eruditos e até programas de computador.

Depois de iludir os estudiosos por mais de um século, Cheshire resolveu o enigma em duas semanas usando uma combinação de pensamento lateral e engenhosidade para identificar a linguagem e o sistema de escrita do famoso documento.

Cheshire explica que teve uma série de momentos “Eureca!” enquanto decifrava o código, seguida por um sentimento de espanto e empolgação quando percebeu a magnitude da conquista, tanto em termos de sua importância linguística quanto pela revelação sobre a origem e conteúdo do manuscrito.

“O que [o documento] revela é ainda mais surpreendente do que os mitos e fantasias que gerou. Por exemplo, o manuscrito foi compilado por freiras dominicanas como fonte de referência para Maria de Castela, Rainha de Aragão, que por acaso foi tia-avó de Catarina de Aragão”, esclarece o acadêmico. Catarina foi uma princesa espanhola e primeira rainha de Henrique VIII da Inglaterra.

Também não é exagero dizer que este trabalho representa um dos desenvolvimentos mais importantes até hoje na linguística românica. Isso porque Cheshire descobriu que o manuscrito está escrito em “proto-romance”, o ancestral das línguas românicas de hoje, incluindo português, espanhol, francês, italiano, romeno, catalão e galego.

“A língua usada no manuscrito [o proto-romance] era onipresente no Mediterrâneo durante o período medieval, mas era raramente utilizada em documentos oficiais ou importantes, porque o latim era a língua da realeza, igreja e governo. Como resultado, registros escritos do proto-romance estavam perdidos, até agora”, explica Chesire.

Então é por isso que o manuscrito é tão incomum – ele usa uma linguagem extinta. Seu alfabeto é uma combinação de símbolos desconhecidos e mais familiares.

Além disso, o texto “não inclui sinais de pontuação, embora algumas letras possuam variantes de símbolo para indicar pontuação ou acentos fonéticos. Todas as letras estão em minúscula e não há consoantes duplas. A escrita inclui ditongos, tritongos, quadritongos e até quintotongos para a abreviação de componentes fonéticos. Também inclui algumas palavras e abreviações em latim”, detalha Cheshire.

O próximo passo é usar esse conhecimento para traduzir o manuscrito inteiro e compilar um léxico, coisa que Cheshire reconhece que levará algum tempo e precisará de financiamento, pois o documento compreende mais de 200 páginas.

“Agora que o idioma e o sistema de escrita foram explicados, as páginas do manuscrito estão abertas para os estudiosos explorarem e revelarem, pela primeira vez, seu verdadeiro conteúdo linguístico e informativo”, conclui o pesquisador.

O artigo que relata sua descoberta foi publicado na revista científica Romance Studies.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …