O Presidente americano, Joe Biden, exprimiu ao primeiro ministro israelita, Benjamin Netanyahu, a sua intenção de reforçar a cooperação em matéria de defesa entre os Estados Unidos e Israel e reafirmou o seu firme compromisso em relação à segurança do estado hebreu.
Durante a sua primeira conversa telefónica com o primeiro ministro israelita, Benjamin Netanyahu, desde a sua investidura como Presidente americano, Joe Biden, sublinhou o apoio dos Estados Unidos à recente normalização das relações entre Israel e os países do mundo árabe e muçulmano.
Por seu lado, o primeiro ministro israelita, Benjamin Netanyahu, declarou ter evocado com o Presidente Biden, a “ameaça iraniana” e que a discussão foi calorosa.
Netanyahu precisou na sua conta Twitter que a conversa durou quase uma hora e que abordaram ainda questões sobre os acordos de paz no Médio oriente e a gestão da pandemia da Covid.
Os dois líderes fizeram referência à sua relação pessoal de longa data, dizendo que vão continuar a reforçar a aliança entre Israel e os Estados Unidos.
Israel continua a reafirmar que o Irão é uma ameaça nuclear
Benjamin Netanyahu, qualificou no passado o ex-Presidente Trump, como o melhor amigo que Israel jamais teve na presidência dos Estados Unidos, primeiro aliado do estado hebreu.
A conversa telefónica entre Biden e Netanyhu veio desanuviar o clima de tensão depois da imprensa israelita ter criticado o novo chefe da Casa Branca, que desde 20 de janeiro, altura da sua investidura não tinha entrado em contacto com o primeiro ministro israelita.
Um dos temas cruciais para Israel é o nuclear iraniano e Benjamin Netanyahu nunca escondeu a sua oposição ao acordo de 2015 e apoiou a pressão máxima de Trump contra Teerão, tendo o ex-presidente americano, retirado os Estados Unidos do acordo e imposto sanções contra o Irão.
Mas, o novo presidente americano, Joe Biden, comprometeu-se a regressar ao acordo com a condição de que o Irão respeite os seus compromissos perante a comunidade internacional.
A ver vamos.
// RFI