Primeiro-ministro de Israel diz que métodos não letais “não funcionam” em Gaza

US Department of State / Wikimedia

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu

“Tentamos de todo jeito. Testamos todo tipo de métodos. Só nos restam as más opções. Isso é ruim”, afirmou o primeiro-ministro israelense. Benjamin Netanyahu afirmou que os métodos não letais “não funcionam” em Gaza, onde mais de 60 palestinos foram mortos em protestos na segunda-feira (14).

Netanyahu justificou assim a morte de, pelo menos, 55 palestinos na segunda-feira, na fronteira entre a Faixa de Gaza e Israel, durante protestos contra a transferência da embaixada dos EUA de Tel Aviv para Jerusalém, ordenada por Donald Trump.

“Tentamos minimizar as vítimas, mas são eles que as provocam na tentativa de pressionar Israel”, disse, acrescentando que “os palestinos empurram civis, mulheres e crianças para a linha de fogo para conseguir vítimas”.

Se o movimento palestino Hamas não tivesse empurrado-os, não teria acontecido”, concluiu Netanyahu.

Na reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas, nesta terça-feira (15), o enviado da ONU para o Oriente Médio, Nikolai Mladenov, responsabilizou Israel e o movimento palestino Hamas pela “tragédia sem justificativa”. Mladenov frisou que Israel deve “calibrar o uso da força” e só utilizar meios letais como “último recurso“.

Na mesma reunião, os Estados Unidos se isolaram na defesa de Israel contra indignação geral de várias nações.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA:

Familiares das vítimas do voo MH17 levam Rússia a tribunal

Nesta sexta-feira (25), cerca de 270 familiares de vítimas da queda do avião da Malaysia Airlines (MH17), anunciou que vai levar a Rússia perante o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, em Estrasburgo (França). Jerry Skinner, o advogado especialista …

Brasil precisa dobrar investimento por 25 anos para ter infraestrutura de transporte com "mínimo de qualidade"

O brasileiro paga caro por energia elétrica, por uma banda larga de baixa qualidade, tem acesso precário a saneamento e um sistema de transportes insuficiente para conectar um território de dimensões continentais. A deficiência de infraestrutura …

Trump muda de ideia e retoma o “romance” com Kim Jong-un

Donald Trump diz que, afinal, a cúpula com o líder da Coreia do Norte ainda pode acontecer. Depois de ter cancelado abruptamente o encontro com Kim Jong-un, que estava previsto para 12 de junho, o …

Abastecido por balsas, Amapá passa à margem da crise dos combustíveis

Com praticamente todo o abastecimento de combustíveis feito por balsas, o estado do Amapá é das poucas unidades da federação que, até o momento, não sentiu o impacto direto da paralisação nacional dos caminhoneiros. “Temos recebido …

Japão tem bolsas de estudo para brasileiros

Quer estudar no Japão? O país oriental está com seis tipos de bolsas de estudo abertas para brasileiros em universidades japonesas. A oferta é do governo nipônico através do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência …

Votação histórica na Irlanda acaba com a proibição do aborto

A Irlanda está pronta para acabar com a proibição do aborto. Estudos de boca de urna dão vantagem de 68% para 32% aos que votaram pela despenalização.  Esta é uma votação histórica na católica Irlanda. O país …

Ministro da Fazenda: greve dos caminhoneiros pode ter impacto relevante no PIB

O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, afirmou nesta sexta-feira (25) que, a persistir o desabastecimento causado pela greve dos caminhoneiros, pode haver impacto "relevante" no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma …

Descoberto o método mais eficaz para abandonar o cigarro

O novo estudo tentou desafiar a teoria de que os cigarros eletrônicos são a melhor solução para quem pretende parar de fumar. Segundo o Washington Post, apesar de os cigarros eletrônicos serem fervorosamente defendidos, a verdade …

Cientistas explicam por que os cérebros humanos cresceram tanto

Os cientistas defendem que o cérebro humano se expandiu em resposta aos estresses ambientais, que forçaram nossa espécie a encontrar soluções inovadoras para sobreviver. O cérebro humano é muito grande. Esta abundância de massa cinzenta confere, …

Temer decreta Garantia da Lei e da Ordem em todo país

O presidente Michel Temer assinou o decreto determinando o uso das forças federais para liberar as rodovias e reabastecer o país com os produtos retidos nas estradas. O decreto, publicado na noite desta sexta-feira (25), …