Coreia está perdendo a paciência e ameaça a China com “consequências graves”

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

A agência oficial da Coreia do Norte KCNA afirmou que a China faz “todos os dias comentários absurdos e irresponsáveis, que só acrescentam tensão à situação atual”, no que uma das raras criticas conhecidas do regime norte-coreano aos seus tradicionais aliados.

A agência oficial norte-coreana considerou que os “comentários irresponsáveis” da China sobre o programa nuclear do país estão testando a paciência de Pyongyang e podem ter “consequências sérias“, no que é uma rara crítica direta da Coreia do Norte à China.

A China é a principal aliada e parceira comercial da Coreia do Norte. Em fevereiro, porém, Pequim suspendeu as importações de carvão oriundas do país vizinho, em linha com as sanções adotadas pelas Nações Unidas.

Frente à pressão exercida pelos Estados Unidos, a China tem também apelado a Pyongyang para que suspenda seu programa nuclear.

Na quarta-feira, a agência de notícias Korean Central News Agency afirmou que a China faz “todos os dias comentários absurdos e irresponsáveis, que só acrescentam tensão à situação atual”.

O artigo cita comentários difundidos pela imprensa estatal chinesa, acusando-a de inventar “desculpas esfarrapadas para dançar no ritmo dos Estados Unidos” e culpar Pyongyang pelo deterioramento das relações bilaterais.

“A China não deve mais testar os limites da paciência da RPDC“, lê-se no comentário, que usa a sigla para o nome oficial do país, República Popular Democrática da Coreia. Pequim “deve antes pensar bem nas graves consequências de derrubar o pilar das relações” entre os dois países, acrescenta.

O artigo não é atribuído a nenhuma agência ou funcionário do Governo e o escritor é apenas identificado como Kim Chol. Ainda assim, é raro ler uma crítica direta da Coreia do Norte dirigida à China. Anteriormente, a agência norte-coreana optou por fazer uma crítica velada, optando por se referir à China apenas como um “certo país vizinho”.

Entretanto, a imprensa estatal chinesa tem feito criticas frequentes a Pyongyang. Em editorial, o Global Times, jornal de língua inglesa do grupo do Diário do Povo, órgão oficial do Partido Comunista Chinês, avisa hoje que as ações da Coreia do Norte ameaçam o tratado de não-agressão assinado entre os dois países em 1961.

A publicação apela ao regime para pôr fim aos seus testes nucleares. “A China não vai permitir que sua região nordeste seja contaminada por atividades nucleares da Coreia do Norte”, afirma.

O jornal já avisou em edições anteriores que a China poderia cortar o fornecimento de petróleo ao país vizinho, caso persista com testes atômicos. Esta semana, o Diário do Povo afirmou também que as ambições nucleares da Coreia do Norte “colocam o próprio país e toda a região em grande perigo“.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Portugal isola Lisboa para conter disseminação de variante

Em meio a alta de casos e difusão da variante delta do coronavírus, detectada inicialmente na Índia, governo português restringe circulação para dentro e para fora da região metropolitana da capital no fim de semana. Em …

Astrônomos descobrem as maiores estruturas giratórias conhecidas no universo

Tentáculos de galáxias com centenas de milhões de anos-luz de comprimento podem ser os maiores objetos giratórios do universo, um novo estudo descobriu. Corpos celestes muitas vezes giram, planetas, estrelas e galáxias. No entanto, aglomerados gigantes …

Facebook implementa software de IA capaz de detectar fotos e vídeos falsos

Os deepfakes são arquivos de mídia, incluindo fotos, vídeos e áudio, editados através de inteligência artificial (IA), que fornecem alto realismo e muitas vezes causam confusão após serem compartilhados nas redes sociais. Na quarta-feira (16), os …

China envia três astronautas para sua estação espacial

Grupo deverá ficar três meses no espaço e colocar em funcionamento o módulo central da estação espacial Tiangong. China não participa da ISS por decisão dos EUA. A primeira missão tripulada enviada pela China para a …

Putin “não quer Guerra Fria com EUA”, diz Biden após encontro com presidente russo

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, participaram nesta quarta-feira (16) de uma esperada reunião bilateral. O encontro realizado em Genebra acontece em um contexto de forte tensão entre …

Variante lambda do coronavírus: o que se sabe sobre mutação que se espalha pela América do Sul e preocupa OMS

Os vírus usam técnicas diferentes para continuar infectando as pessoas. E o caso da covid-19 não é exceção. As versões atuais da doença estão se espalhando muito mais facilmente do que a original, que surgiu na …

Embaixadores da Rússia e dos EUA "regressam ao trabalho", diz Putin após cúpula com Biden

A Rússia e os EUA acordaram o regresso de seus embaixadores, informou Vladimir Putin. Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse, após conversas com seu homólogo americano Joe Biden, que os embaixadores russo e norte-americano voltam …

Cientistas desvendam segredos genéticos dos menores mamíferos mergulhadores do mundo

Biólogos descobriram os segredos genéticos dos menores mamíferos mergulhadores do mundo: os musaranhos aquáticos. Usando amostras de DNA para construir uma árvore evolutiva, cientistas revelaram em um estudo recente que o comportamento destes mamíferos comedores de …

Pandemia, tufões e inundações agravaram crise alimentar na Coreia do Norte

O líder norte-coreano Kim Jong-Un admitiu que o país enfrenta uma "situação alimentar crítica", informou a mídia estatal nesta quarta-feira (16). A Coreia do Norte, cuja economia sofre com os reflexos de várias sanções …

Israel ataca Faixa de Gaza em resposta a balões incendiários

Bombardeios israelenses miram alvos do Hamas, testando cessar-fogo acertado em maio após 11 dias de conflito com militantes palestinos. Marcha de nacionalistas judeus em Jerusalém elevou tensão. Israel bombardeou alvos do Hamas na Faixa de Gaza …