Descobertas provas de que a Torre de Babel realmente existiu

(dr) Pieter Bruegel the Elder / Wikimedia

Ilustração da construção da Torre de Babel

Ilustração da construção da Torre de Babel

Há anos que os estudiosos bíblicos têm debatido se a Torre de Babel realmente existiu. Agora, uma inscrição antiga feita em uma pedra fornece uma prova notável a seu favor.

A história da Torre de Babel mencionada no Livro do Gênesis da Bíblia diz respeito à comunicação entre os povos e fala sobre uma torre gigante que teria sido construída por descendentes de Noé após o Dilúvio, com a intenção de eternizar seus nomes.

Segundo a Bíblia, naquela época, os humanos falavam uma só língua e usavam as mesmas palavras. Um grupo de pessoas, que migrava do Oriente, descobriu uma planície em Sinar, na Mesopotâmia, e ali decidiram construir uma torre que fosse tão alta que alcançasse o céu.

Mas, segundo a história bíblica, o Deus hebraico decidiu confundir as línguas para impedir que continuassem com a construção. A cidade recebeu o nome de “Babel”, que significa confusão em hebraico, porque foi lá que Deus dispersou os seres humanos por toda a terra.

Descoberta

No meio dos restos frágeis da famosa cidade na Babilônia, onde é atualmente o Iraque, há uma vasta estrutura que os registros históricos sugerem ter sido a Torre de Babel.

No entanto, não havia nada que comprovasse tal “lenda” – até que o especialista Andrew George, da Universidade de Londres, no Reino Unido, examinou uma pedra antiga e descobriu uma imagem que revela exatamente qual teria sido aparência da torre.

A pedra data do século 6 a.C. e foi encontrada na Babilônia há um século – e sua importância passou despercebida até hoje.

Andrew George analisou o artefato e descobriu um relevo com o desenho de uma torre de degraus e uma figura humana com um bastão e um chapéu em forma de cone. De acordo com o especialista, esta é uma forte prova de que a história bíblica da Torre de Babel foi inspirada por este edifício real.

Essa é a primeira vez que uma inscrição histórica confirma a visão que temos desta estrutura gigante, além de identificar o famoso rei Nabucodonosor II, que teria restaurado ou reconstruido uma torre com andares e uma grande escadaria, como se observa no desenho.

No topo do edifício, teria sido construído um local usado para observação das estrelas e realização de cerimônias religiosas.

Além do notável desenho, a pedra também descreve a construção da estrutura, revelando o envolvimento de toda a região – habitantes do “Mar Alto” (que seria o Mediterrâneo) ao “Mar Baixo” (que seria o Golfo Pérsico).

Segundo o pesquisador, as inscrições na pedra estão de acordo com a história que a Bíblia conta sobre a criação da torre, por isso é bastante provável que Babel tenha sido um edifício real e não apenas ficção.

Ciberia // ZAP / HypeScience

COMPARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. a pesquisa mostra que a biblia é historicamente correta, a humanidade é que por falta de conhecimento vive em confusão, assim como os construtores da torre de babel [que realmente existiu, porque o relato está na biblia, que a palavra de Jeová Deus…

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bolsonaro chama manifestantes pró-democracia de "viciados" e "marginais"

Em live, presidente pede que seus apoiadores não participem de atos contra o governo, convocados por torcidas e movimentos sociais para o próximo domingo, e volta a classificar grupos "antifa" de terroristas. O presidente Jair Bolsonaro …

Mistério da química solucionado ao descobrir a estrutura do nitrogênio “negro”

Elementos leves da tabela periódica como carbono e oxigênio seguem a regra de ter estrutura similar aos elementos mais pesados da mesma família, quando em alta pressão. Mas, até agora, o hidrogênio tinha um comportamento …

SoftBank anuncia fundo voltado a empresas lideradas por negros

O SoftBank anunciou que fará um fundo de investimento voltado a empresas lideradas por negros. Segundo o TechCrunch, o comunicado foi feito em uma carta aos funcionários do banco de investimentos assinada pelo COO, Marcelo …

Madeleine McCann: a reviravolta que levou a polícia a crer que menina desaparecida há 13 anos está morta

A menina britânica Madeleine McCann, que desapareceu em Portugal em 2007 em um caso de grande repercussão na Europa, está provavelmente morta, segundo promotores alemães que investigam o caso. Um alemão de 43 anos está sendo …

Globonews escala só jornalistas negros em programa após críticas por representatividade

Após receber críticas justas nas redes sociais por debater a pauta do racismo e os protestos gerados após o assassinato de George Floyd pelo policial branco David Chauvin em Minneapolis, Minessota, sem a presença de …

Paleontologistas descobrem 'última refeição' de dinossauro que viveu há 110 milhões de anos

Uma equipe de pesquisadores do Canadá reconstituiu o estômago de um dinossauro herbívoro, o melhor preservado de sempre. Uma equipe de paleontologistas canadenses conseguiu reconstruir o conteúdo do estômago de um dinossauro herbívoro que viveu no …

Estudo que desencoraja uso de hidroxicloroquina é alvo de investigações

Nesta quarta-feira (3), a Organização Mundial da Saúde anunciou que vai retomar os testes com o medicamento hidroxicloroquina, um dos mais cotados atualmente como possível auxiliar na luta contra a COVID-19. A notícia pegou muita gente …

Donald Trump diz por que estava em bunker subterrâneo em meio a protestos

Em meio aos protestos violentos e pacíficos que têm varrido os EUA após a morte do afro-americano George Floyd, surgiram relatos de que Trump se escondeu dos manifestantes em um bunker. Donald Trump atacou como "falsa" …

EUA: 4 policiais são acusados pela morte de George Floyd

O policial de Minneapolis que se ajoelhou sobre o pescoço de George Floyd provocando sua morte será acusado de assassinato em segundo grau. Seus três colegas também serão julgados, disse a senadora americana Amy …

Governo destina verba publicitária a canais de conteúdo inadequado

Em apenas 38 dias, o governo de Jair Bolsonaro publicou mais de 2 milhões de anúncios em canais na internet com "conteúdos inadequados", segundo mostrou um relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das …