Olhar nos olhos de alguém por 10 minutos pode alterar nosso estado de consciência

Um psicólogo descobriu como induzir um estado alterado da consciência sem o uso de nenhuma substância. Tudo que você precisa fazer é encarar os olhos de alguém por longos minutos.

A tarefa pode gerar experiências “fora do corpo” e causar alucinações de monstros, parentes e de si mesmo no rosto de seu parceiro.

O experimento, dirigido por Giovanni Caputo, da Universidade de Urbino, na Itália, envolveu 40 adultos jovens, que foram colocados em pares.

20 desses participantes sentaram-se na frente um do outro em uma sala mal iluminada, a um metro de distância, e tiveram que olhar nos olhos de seu parceiro por 10 minutos sem parar.

A iluminação do quarto era clara o suficiente para os voluntários verem facilmente as características faciais de seu parceiro, mas escura o suficiente para diminuir a sua percepção geral de cores.

Um grupo de controle com outros 20 voluntários colocados em pares foram convidados a se sentar um de costas para o outro e olhar fixamente uma parede branca durante 10 minutos em outra sala mal iluminada.

Os pesquisadores disseram aos voluntários que o estudo tinha a ver com uma “experiência meditativa com os olhos abertos”.

Estados dissociativos

Depois dos 10 minutos de “encaramento”, os voluntários foram convidados a preencher questionários relacionados com o que eles experimentaram durante e após o experimento.

Um questionário centrou-se sobre sintomas dissociativos que os voluntários poderiam ter experimentado, e outro sobre o que eles perceberam no rosto de seu parceiro ou seu próprio rosto.

A dissociação é um termo usado na psicologia para descrever toda uma gama de experiências psicológicas que fazem uma pessoa sentir-se separada do seu entorno imediato.

Sintomas como perda de memória, ver coisas em cores distorcidas ou sentir como se o mundo não fosse real podem ser causados por abuso, trauma e drogas como a quetamina, álcool e LSD. Agora, aparentemente, olhar nos olhos de outra pessoa também entrou para essa lista.

Relatando suas descobertas na revista Psychiatry Research, Caputo disse que o grupo olho-no-olho fez pontuações maiores que o grupo de controle em todos os questionários, o que sugere que isso teve um efeito profundo sobre a sua percepção visual e estado mental.

Vejo monstros em você

No teste de estados dissociativos, o grupo que olhou nos olhos de seu parceiro deu as classificações mais fortes para itens relacionados à intensidade de cor reduzida, sons parecendo mais calmos ou mais altos do que o esperado, se sentir distraído e o tempo parecer arrastar-se.

Ainda, 90% do grupo olho-no-olho concordaram que eles tinham visto traços faciais deformados, 75% disseram que tinham visto um monstro, 50% disseram que viram os aspectos de seu próprio rosto no rosto de seu parceiro e 15% disseram que tinham visto um parente no rosto de seu parceiro.

Vejo monstros em mim

Esse não é o primeiro estudo que Caputo faz. Em 2010, ele realizou um experimento semelhante com 50 voluntários que olharam para si mesmos em um espelho durante 10 minutos.

Com menos de um minuto, os voluntários começaram a ver o que Caputo descreveu como “ilusão da face estranha”.

Os participantes relataram ver enormes deformações de seus próprios rostos; ver os rostos de pais vivos ou falecidos; ver rostos arquetípicos, como uma idosa, criança ou o retrato de um antepassado; ver rostos de animais, como um gato, porco ou leão; e mesmo ver seres fantásticos e monstruosos.

Enquanto o grupo de estudo mais recente só marcou, em média, 2,45 pontos a mais do que o grupo de controle em seus questionários (que usou uma escala de cinco pontos), Caputo diz que os efeitos foram mais fortes do que aqueles experimentados pelos voluntários de 2010.

WTF?!

Por que isso acontece? O estudo não traz uma resposta definitiva, mas é provável que o efeito tenha a ver com algo chamado de adaptação neural, que descreve como nossos neurônios podem abrandar ou mesmo parar suas respostas à estimulação imutável.

Isso acontece quando você olha para qualquer cena ou objeto por um período prolongado de tempo – a sua percepção vai começar a desvanecer-se até você piscar ou a cena mudar, ou sua percepção pode ser retificada por minúsculos movimentos oculares involuntários chamados microssacádicos.

Caputo levanta a hipótese de que essas alucinações, chamadas “aparições de faces estranhas”, poderiam ser uma consequência da volta à “realidade” depois de introduzir um estado dissociativo provocado pela falta de estimulação sensorial.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

A consciência é um campo energético: afirma estudo

Uma nova ideia incomum em neurociência sugere que nossa consciência é derivada de um campo de ondas eletromagnéticas emitidas pelos neurônios quando disparam suas cargas elétricas. A ideia é que essas ondas de atividade elétrica sejam …

Pais gays viram alvo de investigações na Rússia

Alguns anos atrás, o advogado Vladimir (nome modificado), morador de uma grande cidade russa, decidiu ter um filho com o auxílio de uma mãe de aluguel. Sua família inteira ficou contente quando uma menina nasceu. …

Líbano: Saad Hariri volta ao posto de primeiro-ministro para formar novo governo

Saad Hariri foi nomeado novamente primeiro-ministro do Líbano, com o desafio de chegar a um acordo com as várias forças políticas do país e formar um governo capaz de realizar as reformas necessárias para …

Alunos incentivam câmeras ligadas para que professores não ‘falem’ com telas em branco

Para amenizar a sensação de solidão de professores em aulas online, alunos norte-americanos começaram a usar o TikTok para incentivar mais estudantes a abrirem as câmeras durante encontros educacionais à distância. A usuária da rede social …

Identificada a causa da maior extinção em massa na história da Terra

A vida na Terra tem uma história longa, mas também extremamente turbulenta. Em mais de uma ocasião, a maioria de todas as espécies foi extinta e uma biodiversidade já altamente desenvolvida reduziu para um mínimo …

Cães farejadores de covid: eficazes e baratos, mas esnobados

A Europa está em pânico em meio ao segundo surto de covid-19, com taxas de contágio explodindo e os PIBs despencando. A Bélgica acaba de anunciar que não mais testará cidadãos assintomáticos, mesmo que tenham …

Bolsonaro é avaliado positivamente por 37% da população, diz pesquisa

Entre os que souberam do dinheiro na cueca do senador Chico Rodrigues (52%), 74% não mudaram sua avaliação sobre o presidente Bolsonaro. Os que mais mudaram de opinião foram os pesquisados com ensino superior (26%) …

Tribunal Constitucional da Polônia invalida direito ao aborto por malformação do feto

O Tribunal Constitucional da Polônia invalidou nesta quinta-feira (22) uma disposição que permitia a interrupção voluntária da gravidez (IVG) em caso de malformação do feto. Uma vez que a decisão entre em vigor, apenas o …

Estudo descobre 1,8 bilhão de árvores no deserto do Saara e no Sahel

Um estudo publicado na revista Nature descobriu que na região do Saara Ocidental e no Sahel, há mais de um bilhão de árvores. No meio da aridez do local, a surpreendente descoberta colocou um novo …

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …