Novas imagens de satélite sugerem que oficiais da Coreia no Norte estão treinando golfinhos para fins militares, segundo portal.
Segundo o portal USNI News, a Marinha dos EUA foi pioneira no treinamento de golfinhos e outros mamíferos para fins navais, possuindo um programa com base em San Diego.
De acordo com as imagens de inteligência, o programa da Coreia do Norte já existia em outubro de 2015. As primeiras evidências foram detectadas em instalações navais na cidade portuária de Nampo.
Provavelmente, o programa faz parte da modernização generalizada da Marinha norte-coreana que atualmente ocorre sob o comando do líder Kim Jong-un. Jaulas foram vistas em imagens de satélite nas águas entre um estaleiro e cais para carregamento de carvão.
O local ainda pode estar em uso intermitente para treinamento com as unidades navais baseadas nas proximidades. No entanto, o portal sugere que a atividade principal foi transferida para outro local mais adiante no rio às margens da cidade.
EUA treinaram golfinhos e leões-marinhos, que foram posteriormente enviados para o Vietnã e para o golfo Pérsico. Comparações das dimensões das jaulas usadas pela Marinha dos EUA sugerem que as da Coreia do Norte são usadas para golfinhos.
É possível que as instalações sejam usadas para algum tipo de piscicultura, mas uma pesquisa das explorações piscícolas sugere que as referidas jaulas são diferentes e incompatíveis com as de outros locais na Coreia do Norte.
Mamíferos marinhos podem ser treinados para localizar ou pegar objetos no fundo do mar tais como minas ou torpedos usados em treino. As mesmas competências podem ser aplicadas para inspecionar objetos no fundo do mar, como cabos e sonares.
// Sputnik News