Fotos de satélite sugerem que Coreia do Norte estaria treinando golfinhos para fins militares

Novas imagens de satélite sugerem que oficiais da Coreia no Norte estão treinando golfinhos para fins militares, segundo portal.

Segundo o portal USNI News, a Marinha dos EUA foi pioneira no treinamento de golfinhos e outros mamíferos para fins navais, possuindo um programa com base em San Diego.

De acordo com as imagens de inteligência, o programa da Coreia do Norte já existia em outubro de 2015. As primeiras evidências foram detectadas em instalações navais na cidade portuária de Nampo.

Provavelmente, o programa faz parte da modernização generalizada da Marinha norte-coreana que atualmente ocorre sob o comando do líder Kim Jong-un. Jaulas foram vistas em imagens de satélite nas águas entre um estaleiro e cais para carregamento de carvão.

O local ainda pode estar em uso intermitente para treinamento com as unidades navais baseadas nas proximidades. No entanto, o portal sugere que a atividade principal foi transferida para outro local mais adiante no rio às margens da cidade.

EUA treinaram golfinhos e leões-marinhos, que foram posteriormente enviados para o Vietnã e para o golfo Pérsico. Comparações das dimensões das jaulas usadas pela Marinha dos EUA sugerem que as da Coreia do Norte são usadas para golfinhos.

É possível que as instalações sejam usadas para algum tipo de piscicultura, mas uma pesquisa das explorações piscícolas sugere que as referidas jaulas são diferentes e incompatíveis com as de outros locais na Coreia do Norte.

Mamíferos marinhos podem ser treinados para localizar ou pegar objetos no fundo do mar tais como minas ou torpedos usados em treino. As mesmas competências podem ser aplicadas para inspecionar objetos no fundo do mar, como cabos e sonares.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Oxford testa ivermectina como possível tratamento contra covid-19

Universidade quer verificar se medicamento antiparasitário pode trazer benefícios a infectados pelo coronavírus e evitar hospitalizações. Remédio é defendido por Bolsonaro como parte do chamado tratamento precoce. A Universidade de Oxford, no Reino Unido, afirmou nesta …

Aquecimento global fará milhões de vítimas, diz texto da ONU

Dezenas de milhões de pessoas deverão sofrer de fome, seca e doenças nas próximas décadas devido às mudanças climáticas, segundo rascunho de relatório de 4 mil páginas preparado por painel de especialistas. As mudanças climáticas irão …

Blocos flutuantes podem indicar que Vênus está geologicamente ativo

Uma equipe internacional de cientistas descobriu que a superfície de Vênus possui um manto gelatinoso, com pedaços sólidos de crosta flutuando e se movimentando como blocos de gelo. Para os especialistas, esta atividade fornece possíveis indicações …

Fábrica russa eliminará deficiências na produção da Sputnik V de acordo com recomendações da OMS

Em resultado de inspeções efetuadas na Rússia, o grupo de especialistas da Organização Mundial da Saúde fez várias observações sobre a fabricação da vacina Sputnik V. Estas são ligadas principalmente à proteção do meio ambiente …

Brasil ultrapassa Índia e volta a ser líder mundial em mortes diárias por coronavírus

Em meio ao avanço da terceira onda da pandemia, o Brasil ultrapassou a Índia e voltou à liderança do número de mortes diárias por covid-19 registradas, em média. São mais de 2.000 óbitos registrados por …

Rajadas rápidas de rádio ajudarão a mapear distribuição de matéria no universo

O novo levantamento dos dados coletados pelo radiotelescópio CHIME (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment) resultou em mais de 500 rajadas rápidas de rádio devidamente catalogadas, todas feitas durante o primeiro ano de atuação do telescópio. Agora, …

Lider da UE chama lei húngara anti-LGBT de vergonha

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirma que vai usar poderes de que dispõe para garantir direitos de todos os cidadãos do bloco. Países pediram à UE que agisse. A presidente da Comissão Europeia, …

Apesar de ter vacinado mais da metade da população, Israel teme 2ª onda de Covid

O primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, alertou nesta terça-feira que o país pode enfrentar uma nova onda de coronavírus. Segundo ele, o aumento do número de doentes, causado pela chegada da variante Delta, “importada” por …

Cientistas resolvem enigma de esculturas de pedra de 3.200 anos da Turquia

Um recente estudo permitiu descobrir finalmente o significado e a função dos relevos em pedra criados há 3.200 anos no santuário de Yazilikaya, na Turquia, após 200 anos de conjeturas. No século XIII a.C., a alguns …

EUA não devem esperar retomada do diálogo com Pyongyang, diz irmã de Kim Jong-un

As expectativas de retomada do diálogo entre os EUA e a Coreia do Norte são erradas, podendo levar a uma "decepção ainda maior", declarou a irmã do líder norte-coreano. Na terça-feira (22), Kim Yo Jong, alta …