Globo e outras redes pagariam propina à FIFA para terem direitos de TV; um dos acusados se matou

(dr) globo.com

Um ex-executivo que fechou um acordo judicial com procuradores dos EUA disse nesta terça-feira, em um julgamento envolvendo a corrupção na FIFA e que acontece em Nova York, que grandes empresas de mídia, incluindo a Rede Globo, pagaram subornos para garantir direitos de televisão para jogos de futebol.

Alejandro Burzaco, ex-presidente de uma empresa argentina de marketing esportivo, declarou-se culpado em novembro de 2015 pelos crimes de extorsão, fraudes eletrônicas e lavagem de dinheiro, e concordou em pagar US$ 21,6 milhões em restituição pelas atitudes ilegais.

Em um tribunal federal dos EUA, ele detalhou como sua empresa Torneos y Competencias  por mais de uma década pagou milhões de dólares em subornos aos executivos da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) para garantir direitos de televisão para os principais torneios.

Os subornos eram comuns, disse ele. A Fox Sports, parte da 21st Century Fox, a Rede Globo do Brasil, o grupo argentino Full Play, a firma mexicana Televisa, e o MediaPro da Espanha foram os que pagaram — todos os parceiros da Torneos y Competencias, disse Burzaco. Os subornos foram enviados por transferência bancária para contas bancárias suíças ou dinheiro “em sacos ou envelopes”, acrescentou Burzaco.

O ex-presidente Julio Grondona, ex-chefe de finanças da Fifa e presidente da Associação Argentina de Futebol, e o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, receberam “tratamento presidencial”, afirmou.

Eles foram levados por jato particular, com “três ou quatro Mercedes” estacionados na pista de atletismo pronto e esperando na chegada à sede da CONMEBOL. “Eles tiveram tratamento presidencial ou diplomático ou real”, declarou Burzaco. “Como um dignitário especial, não havia alfândega, nem imigração“, disse ele.

O julgamento da corrupção da FIFA começou segunda-feira, dois anos e meio depois que os Estados Unidos apresentaram o maior escândalo de enxertos na história do futebol mundial.

Três réus da América do Sul são acusados de confrontos de extorsão, fraudes eletrônicas e lavagem de dinheiro. O brasileiro José Maria Marin, que sucedeu a Teixeira na CBF, é um deles, ao lado do ex-vice-presidente da FIFA, Juan Angel Napout, eleito presidente da CONMEBOL em 2014, e Manuel Burga, que liderou o futebol no Peru até 2014.

Eles são apenas três dos 42 funcionários e executivos de marketing, para não mencionar três empresas, indiciadas em uma queixa exaustiva de 236 páginas detalhando 92 crimes separados e 15 esquemas de corrupção no valor de US$ 200 milhões.

Os advogados de defesa admitem corrupção generalizada na FIFA, mas dizem que não há evidências de que seus clientes estavam envolvidos e tentarão desacreditar as testemunhas governamentais que provavelmente incluirão aqueles que cortaram acordos de negociação de argumentos no caso.

O julgamento deve durar cinco a seis semanas, e os promotores devem apresentar centenas de milhares de páginas de evidências e dezenas de testemunhas. Se forem condenados por um júri, eles podem pegar até 20 anos de prisão para as ofensas mais graves.

Suicídio

Após ser acusado de ter recebido propina no julgamento nesta terça-feira, Jorge Delhon, advogado do programa Futebol para Todos, se atirou em frente a um trem na capital argentina, Buenos Aires. As informações são da Reuters.

Delhon recebeu propinas do final de 2011 até 2014, de acordo com testemunho do ex-chefe da companhia de marketing esportivo Torneos y Competencias, Alejandro Burzaco, segundo registros da transcrição do tribunal.

De acordo com a Reuters, o maquinista do trem disse à polícia que Delhon, de 50 anos, correu ao lado dos trilhos, chamando a morte de suicídio. O maquinista buzinou e tentou frear, mas o homem foi atropelado, segundo comunicado.

Rede Globo nega irregularidades

A Rede Globo negou as irregularidades apontadas pelo ex-executivo argentino. Em nota, a emissora declarou que “o Grupo Globo afirma veementemente que não pratica nem tolera qualquer pagamento de propina”.

A emissora esclarece ainda que, “após mais de dois anos de investigação, não é parte nos processos que correm na Justiça americana. Em suas amplas investigações internas, apurou que jamais realizou pagamentos que não os previstos nos contratos“.

Ainda de acordo com a emissora, “o Grupo Globo se surpreende com o relato envolvendo o ex-diretor da Globo Marcelo Campos Pinto. O Grupo Globo deseja esclarecer que Marcelo Campos Pinto, em apuração interna, assegurou que jamais negociou ou pagou propinas a quaisquer pessoas”.

“O Grupo Globo se colocará plenamente à disposição das autoridades americanas para que tudo seja esclarecido. Para a Globo, isso é uma questão de honra. Os nossos princípios editoriais nem permitiriam que seja diferente”, diz a nota da emissora.

“Mas o Grupo Globo considera fundamental garantir aos leitores, aos ouvintes e aos espectadores que o noticiário a respeito será divulgado com a transparência que o jornalismo exige”, conclui a nota.

Ciberia // Sputnik News

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …

Em último vídeo do mandato, Merkel pede que população se vacine

A chanceler alemã Angela Merkel, que deixará o poder na próxima quarta-feira (8), voltou a defender neste sábado (4) a vacinação contra a Covid-19, no último de uma série de mais de 600 vídeos …

Descobrem na China ferramenta de marfim de 99 mil anos, possivelmente a mais antiga do país

Pesquisadores desenterraram uma pá de marfim datada de há cerca de 99.000 anos em um sítio arqueológico do Paleolítico na província chinesa de Shandong. Acredita-se que o objeto seja uma das primeiras ferramentas de osso utilizadas …