Crianças amputadas vão poder jogar com seu braço Lego

Carlos Arturo Torres

IKO, o braço prostético Lego desenvolvido por Carlos Arturo Torres

IKO, o braço prostético Lego desenvolvido por Carlos Arturo Torres

Um novo braço protético apelidado de “Iko” pode ser infinitamente personalizado com peças de Lego para que as crianças o transformem no que desejarem.

A nova prótese personalizável, uma invenção de Carlos Arturo Torres, tem um enorme potencial de ajudar pequenos com debilidades a serem vistos de forma diferente pelo mundo.

O campo das próteses tem visto avanços significativos nos últimos anos. Designers têm aproveitado as novas tecnologias como a impressão 3D para torná-las mais bonitas, elegantes ou à prova d’água.

Tornar próteses mais expressivas capacita as pessoas que as usam. Iko tem como objetivo ajudar as crianças a superar o estigma de ter uma prótese, fazendo com que seja divertido usá-la.

“Meus amigos em psicologia costumavam dizer-me que, quando uma criança tem uma deficiência, não está realmente consciente disso até que enfrenta a sociedade”, diz Torres.

O projeto do designer colombiano é voltado para crianças entre 3 e 12 anos, uma faixa etária ampla, abrangendo os anos cruciais de construção de autoestima.

A ideia

Torres, baseado em Chicago, desenvolveu Iko durante um estágio de seis meses no Future Lab da Lego. Ele percebeu que o brinquedo tinha a habilidade de promover conexões sociais e teve a ideia de transformar crianças com próteses em ímãs sociais através de seus membros divertidos.

A Lego patrocinou uma viagem de Torres para sua terra natal, a fim de que ele observasse pacientes protéticos em Bogotá. Lá, ele conheceu Dario, um menino vibrante de 8 anos com uma malformação congênita que o deixou sem um antebraço direito.

Um dia, Torres viu Dario desenhar um robô de dez braços em um caderno. “Ele estava falando das características diferentes do robô e apontou para um olho biônico. Ele disse que o robô construiu a si próprio, porque era o único que sabia o que precisava”, conta.

De repente, Torres sabia exatamente como a Lego poderia se integrar em próteses.

Carlos Arturo Torres

Algumas das opções de personalização do IKO

Algumas das opções de personalização do IKO

Protótipo carregado de esperanças

Iko permite que as crianças façam suas próprias criações em um terminal conector. A base, que se liga a parte superior do braço do membro amputado, contém uma bateria, um processador e sensores mioelétricos que detectam o movimento muscular e o transferem para o que quer que esteja sobre a extremidade do braço Iko, quer se trate de um robô ou uma nave espacial.

A prótese Lego ainda está em fase de prototipagem, mas a consultoria de design IDEO, atual empregadora de Torres, está subscrevendo um modelo de baixo custo impresso em 3D.

Se a ideia se tornar uma realidade comercial, pode ajudar muitas crianças. Em Bogotá, Torres testemunhou em primeira mão o poder de transformação dos membros personalizados.

Antes de dar a Dario uma nave espacial Lego que foi anexada a seu braço Iko, Torres perguntou a um dos amigos do garoto como ele percebia a condição de Dario. O amigo respondeu que se sentia mal por ele.

Depois que a mão com a nave espacial foi dada a Dario, Torres repetiu a pergunta. A resposta? “Eu queria uma dessas também”

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Erdogan revela objetivos da operação turca na Síria

Nesta terça-feira (15), o presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse que a operação militar no norte da Síria está progredindo com sucesso, tendo 1.000 km de território ao longo da fronteira sido libertados de terroristas. "Temos …

Cientista da NASA revela possível localização de vida extraterreste em Marte

Alfonso Davila, cientista da NASA, acredita que haja vida em Marte e afirma que a NASA elaborou um plano para realizar uma investigação do subsolo do planeta. O cientista também revela que há diversos desafios na …

Em contexto de tensão na Síria, diplomacia boicota jogo entre França e Turquia

A polícia reforçou suas equipes nos arredores do estádio. Já os responsáveis pela segurança dentro do Stade France passarão dos 1.200 habituais para 1.400 homens. Há temores de que torcedores turcos e militantes pró-curdos se enfrentem …

Enterros verdes: Paris inova e inaugura seu primeiro cemitério sustentável

O cemitério de Ivry-sur-Seine, no subúrbio de Paris, reservou uma área de 1.560 metros quadrados para enterros sustentáveis. A nova ala deverá ajudar a diminuir o impacto gerado pelos enterros tradicionais. A contaminação do solo e …

Microsoft quer levar internet a mais de 40 milhões de pessoas em 2022

A inicativa Airband, desenvolvida pela Microsoft, está sendo expandida com a meta de conectar mais de 40 milhões de pessoas à internet até julho de 2022. Lançado em 2017, o programa visa o aprimoramento da internet …

Abandonados, curdos encontram em inimigo dos EUA um aliado

Regime sírio, um aliado russo, desloca tropas para a fronteira em apoio a milícias curdas, que estão sendo atacadas pela Turquia desde que perderam apoio de Trump. Nova aliança representa reviravolta no conflito. As Forças Armadas …

Experimento quântico indica que viagem no tempo é possível

Utilizando um computador quântico cientistas conseguiram fazer com que a máquina voltasse em uma fração de segundo ao passado mostrando que a viagem no tempo é possível. Viajar ao passado é um dos maiores sonhos da …

Dobram os focos de queimadas em terras indígenas da Amazônia

Números são os maiores desde 2011. Parque do Xingu registrou o total mais alto de sua história. Segundo Ipam, aumento se deve à ação de invasores em combinação com período de secas intensas. Dados do Instituto …

Obesidade cresce de forma acelerada no Brasil e se aproxima da taxa dos países ricos, indica OCDE

A quantidade de pessoas obesas no Brasil cresceu de forma mais acelerada que a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Agora, o Brasil se aproxima da taxa do problema …

É detectado quando asteroide recém-descoberto poderia impactar Terra

A Agência Espacial Europeia (ESA) acrescentou um novo asteroide à sua lista de perigos porque esse corpo celeste pode colidir com a Terra dentro de 65 anos. O asteroide se chama 2019 SU3, tem um diâmetro …