Crianças amputadas vão poder jogar com seu braço Lego

Carlos Arturo Torres

IKO, o braço prostético Lego desenvolvido por Carlos Arturo Torres

IKO, o braço prostético Lego desenvolvido por Carlos Arturo Torres

Um novo braço protético apelidado de “Iko” pode ser infinitamente personalizado com peças de Lego para que as crianças o transformem no que desejarem.

A nova prótese personalizável, uma invenção de Carlos Arturo Torres, tem um enorme potencial de ajudar pequenos com debilidades a serem vistos de forma diferente pelo mundo.

O campo das próteses tem visto avanços significativos nos últimos anos. Designers têm aproveitado as novas tecnologias como a impressão 3D para torná-las mais bonitas, elegantes ou à prova d’água.

Tornar próteses mais expressivas capacita as pessoas que as usam. Iko tem como objetivo ajudar as crianças a superar o estigma de ter uma prótese, fazendo com que seja divertido usá-la.

“Meus amigos em psicologia costumavam dizer-me que, quando uma criança tem uma deficiência, não está realmente consciente disso até que enfrenta a sociedade”, diz Torres.

O projeto do designer colombiano é voltado para crianças entre 3 e 12 anos, uma faixa etária ampla, abrangendo os anos cruciais de construção de autoestima.

A ideia

Torres, baseado em Chicago, desenvolveu Iko durante um estágio de seis meses no Future Lab da Lego. Ele percebeu que o brinquedo tinha a habilidade de promover conexões sociais e teve a ideia de transformar crianças com próteses em ímãs sociais através de seus membros divertidos.

A Lego patrocinou uma viagem de Torres para sua terra natal, a fim de que ele observasse pacientes protéticos em Bogotá. Lá, ele conheceu Dario, um menino vibrante de 8 anos com uma malformação congênita que o deixou sem um antebraço direito.

Um dia, Torres viu Dario desenhar um robô de dez braços em um caderno. “Ele estava falando das características diferentes do robô e apontou para um olho biônico. Ele disse que o robô construiu a si próprio, porque era o único que sabia o que precisava”, conta.

De repente, Torres sabia exatamente como a Lego poderia se integrar em próteses.

Carlos Arturo Torres

Algumas das opções de personalização do IKO

Algumas das opções de personalização do IKO

Protótipo carregado de esperanças

Iko permite que as crianças façam suas próprias criações em um terminal conector. A base, que se liga a parte superior do braço do membro amputado, contém uma bateria, um processador e sensores mioelétricos que detectam o movimento muscular e o transferem para o que quer que esteja sobre a extremidade do braço Iko, quer se trate de um robô ou uma nave espacial.

A prótese Lego ainda está em fase de prototipagem, mas a consultoria de design IDEO, atual empregadora de Torres, está subscrevendo um modelo de baixo custo impresso em 3D.

Se a ideia se tornar uma realidade comercial, pode ajudar muitas crianças. Em Bogotá, Torres testemunhou em primeira mão o poder de transformação dos membros personalizados.

Antes de dar a Dario uma nave espacial Lego que foi anexada a seu braço Iko, Torres perguntou a um dos amigos do garoto como ele percebia a condição de Dario. O amigo respondeu que se sentia mal por ele.

Depois que a mão com a nave espacial foi dada a Dario, Torres repetiu a pergunta. A resposta? “Eu queria uma dessas também”

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …