Um sonho virando realidade: blocos de Lego para construir coisas reais

Se você já brincou com Lego (quem nunca?) depois de adulto, você inevitavelmente olhou para os pequenos pedaços de plástico em sua mão e pensou: “Caramba, essas coisas são pequenas”.

Foi isso que Arnon Rosan pensou. “Você fica mais velho”, diz ele, “e você meio que gostaria de ter uma versão em tamanho real daquilo”.

A maioria das pessoas para na fantasia, mas não Rosan. Ele criou blocos de construção de tamanho real como grandes peças de Lego. Rosan é o fundador da EverBlock, um sistema modular de blocos de plástico de grande escala que, como o Lego, são colocados em cima uns dos outros e travam em conjunto com partes que se encaixam.

Mas a EverBlock é mais uma ferramenta do que um brinquedo. Os blocos de polipropileno podem ser usados para construir móveis e estruturas que funcionam de verdade. Eles vêm em 14 cores e três tamanhos: completo (30cm de comprimento), metade (15 centímetros) e um quarto (7.6 centímetros), e variam em peso entre 100 e 900 gramas.

Mais difícil do que parece

Eles são montados mais ou menos como quaisquer outros blocos de construção modulares, mas em uma escala maior. Conforme os blocos ficam maiores, construir com eles fica mais complicado. “Quando começamos, eu imaginava que as pessoas saberiam instintivamente como construir com eles”, diz Rosan.

Não foi o caso. Em miniatura, é fácil ter uma perspectiva sobre como os blocos se encaixam. Na escala de tamanho natural, torna-se mais desafiador. “As pessoas começam a se preocupar com a estabilidade”, diz ele. Não é um grande problema se a sua parede de 5 centímetros cai, mas não é bem assim quando ela tem 5 metros. A chave é tirar lições das brincadeiras com Lego, e empilhar os blocos como tijolos, para que eles se equilibrem. Cada bloco tem também pelo menos uma entrada que permite que cabos de força, cavilhas de madeira ou tiras de LED passem, como um meio de iluminar ou estabilizar estruturas maiores.

Rosan criou o EverBlock como uma forma de facilmente construir móveis como sofás e mesas de café, mas ele rapidamente percebeu que os grandes blocos têm aplicações muito além disso. As pessoas construíram estruturas parecidas com casas, divisórias e arte. O site do produto apresenta uma ferramenta para construção virtual que as pessoas podem usar para criar desenhos e determinar quantos tijolos eles precisam. A empresa está criando uma biblioteca de instruções para orientar as pessoas através de alguns projetos.

Praticidade

Quando Rosan descreve seu desejo de expandir EverBlock para incluir janelas e portas, é fácil ver que isso pode se tornar um novo tipo de construção. Como todos os sistemas modulares, o benefício real das peças de Lego gigantes está em sua eficiência. Mas com apenas três versões de blocos, existem limitações para o que você pode construir.

Ainda assim, quando você precisa construir alguma coisa rapidamente, essa poderia ser uma solução inteligente. Pense em abrigos de emergência: “Você pode colocar duas paletas destas por helicóptero e você tem uma estrutura sólida, rígida”, diz Rosan.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Nosso sistema solar será destruído antes do que pensávamos

Embora o solo sob nossos pés pareça sólido e reconfortante (na maioria das vezes), nada neste Universo dura para sempre. Um dia, nosso sol morrerá, ejetando uma grande proporção de sua massa antes que seu núcleo …

Mãe em Estocolmo não é mais suspeita de aprisionar filho

Promotores suecos estão retirando seu caso contra uma mulher acusada de prender o filho por vários anos. De acordo com as últimas informações, não há provas suficientes de que ele havia sido detido contra sua …

Mistério de galáxia desprovida de matéria escura é revelado

As observações astronômicas apontam para forças de "maré" e comportamento "canibal" de uma galáxia vizinha, que explicariam a escassez deste componente invisível. Se alguma galáxia é pobre em matéria escura, pode ser devido a uma interação …

Maioria das vacinas da Moderna será reservada no início para os Estados Unidos

A Moderna espera disponibilizar entre 100 e 125 milhões de doses de sua vacina contra a Covid-19 no primeiro trimestre de 2021. A empresa anunciou, nesta quinta-feira que, no início, entre 85 e 100 …

Amazonas é 3º estado com mais queimadas, emissões e desmatamento

Pela primeira vez, o Amazonas assume a terceira posição nos três principais rankings que indicam o avanço da degradação florestal na Amazônia brasileira, incluindo indicadores de queimadas, emissões de gases de efeito estufa e desmatamento …

Sudão bane casamento infantil e mutilação genital feminina, mas prática apresenta desafios

Depois de derrubar o ditador Omar al-Bashir no ano passado, o Sudão deu importante passo para reverter alguns dos tantos horrores cometidos contra a população feminina no país – e tornou ilegal tanto o casamento …

Namíbia elege deputado chamado Adolf Hitler

O nome de um recém-eleito político da Namíbia, vem chamando atenção na mídia nacionais e internacionais. "Adolf Hitler teve uma vitória esmagadora nas eleições regionais na Namíbia", relatou o portal de notícias alemão Spiegel Online nesta …

Astrônomos mapeiam 1 milhão de galáxias previamente desconhecidas

Cerca de um milhão de galáxias previamente desconhecidas para além da Via Láctea foram adicionadas a um mapa detalhado de seção de espaço. Pesquisas sobre o espaço normalmente demoram anos para serem completas, mas um novo …

Brasil recebe vacina de Oxford em janeiro, promete Pazuello

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o primeiro lote das vacinas de Oxford chega ao Brasil em janeiro. Serão 15 milhões de doses entre janeiro e fevereiro, totalizando 260 milhões ao longo do …

Cingapura é primeiro país a aprovar venda de carne de laboratório

Empresa californiana obteve autorização da cidade-Estado para usar sua carne de frango produzida a partir de cultura celular em chicken nuggets e garante que preço será competitivo. Cingapura é o primeiro país do mundo a aprovar …