Um sonho virando realidade: blocos de Lego para construir coisas reais

Se você já brincou com Lego (quem nunca?) depois de adulto, você inevitavelmente olhou para os pequenos pedaços de plástico em sua mão e pensou: “Caramba, essas coisas são pequenas”.

Foi isso que Arnon Rosan pensou. “Você fica mais velho”, diz ele, “e você meio que gostaria de ter uma versão em tamanho real daquilo”.

A maioria das pessoas para na fantasia, mas não Rosan. Ele criou blocos de construção de tamanho real como grandes peças de Lego. Rosan é o fundador da EverBlock, um sistema modular de blocos de plástico de grande escala que, como o Lego, são colocados em cima uns dos outros e travam em conjunto com partes que se encaixam.

Mas a EverBlock é mais uma ferramenta do que um brinquedo. Os blocos de polipropileno podem ser usados para construir móveis e estruturas que funcionam de verdade. Eles vêm em 14 cores e três tamanhos: completo (30cm de comprimento), metade (15 centímetros) e um quarto (7.6 centímetros), e variam em peso entre 100 e 900 gramas.

Mais difícil do que parece

Eles são montados mais ou menos como quaisquer outros blocos de construção modulares, mas em uma escala maior. Conforme os blocos ficam maiores, construir com eles fica mais complicado. “Quando começamos, eu imaginava que as pessoas saberiam instintivamente como construir com eles”, diz Rosan.

Não foi o caso. Em miniatura, é fácil ter uma perspectiva sobre como os blocos se encaixam. Na escala de tamanho natural, torna-se mais desafiador. “As pessoas começam a se preocupar com a estabilidade”, diz ele. Não é um grande problema se a sua parede de 5 centímetros cai, mas não é bem assim quando ela tem 5 metros. A chave é tirar lições das brincadeiras com Lego, e empilhar os blocos como tijolos, para que eles se equilibrem. Cada bloco tem também pelo menos uma entrada que permite que cabos de força, cavilhas de madeira ou tiras de LED passem, como um meio de iluminar ou estabilizar estruturas maiores.

Rosan criou o EverBlock como uma forma de facilmente construir móveis como sofás e mesas de café, mas ele rapidamente percebeu que os grandes blocos têm aplicações muito além disso. As pessoas construíram estruturas parecidas com casas, divisórias e arte. O site do produto apresenta uma ferramenta para construção virtual que as pessoas podem usar para criar desenhos e determinar quantos tijolos eles precisam. A empresa está criando uma biblioteca de instruções para orientar as pessoas através de alguns projetos.

Praticidade

Quando Rosan descreve seu desejo de expandir EverBlock para incluir janelas e portas, é fácil ver que isso pode se tornar um novo tipo de construção. Como todos os sistemas modulares, o benefício real das peças de Lego gigantes está em sua eficiência. Mas com apenas três versões de blocos, existem limitações para o que você pode construir.

Ainda assim, quando você precisa construir alguma coisa rapidamente, essa poderia ser uma solução inteligente. Pense em abrigos de emergência: “Você pode colocar duas paletas destas por helicóptero e você tem uma estrutura sólida, rígida”, diz Rosan.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Jovem norueguesa monitora quase 500 perfis nas redes sociais para evitar suicídios

Ingebjørg Blindheim tem 22 anos e já ganhou o apelido de “salva-vidas”. A norueguesa monitora quase 500 perfis nas redes sociais buscando identificar usuários que possam estar próximo de cometer suicídio. Quando percebe uma situação de …

NASA pode ter encontrado pistas sobre Planeta X

O suposto Planeta X segue repleto de mistérios e a única coisa que se sabe é que há algum objeto grande e massivo na região do cinturão de Kuiper. O grande objeto estaria causando uma grande …

Co-fundador da Wikipedia lança rede social livre de anúncios

O co-fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, desenvolveu uma rede social chamada WT: Social, que opera basicamente do mesmo jeito que a enciclopédia virtual, ou seja, sem publicidade, apenas com doações. Apesar disso, não há ligação …

O que é a peste pulmonar e por que sua aparição na China preocupa

A forma mais rara, porém mais letal de peste, apareceu na China. Duas pessoas foram hospitalizadas em Pequim após contrairem a peste pulmonar ou pneumônica - uma variante altamente infecciosa da doença e muitas vezes …

Mais de 200 pessoas perderam visão em protestos no Chile

A principal associação médica do Chile anunciou nesta quinta-feira (14/11) que pelo menos 230 pessoas perderam a visão, parcial ou completamente do olho afetado, devido a tiros com espingarda de pressão disparadas por agentes de …

Movimento dos "coletes amarelos" completa um ano com efeitos positivos na economia

O diário econômico francês Les Echos desta sexta-feira dedica sua capa e várias páginas ao movimento dos coletes amarelos, que completa um ano neste domingo. O jornal analisa as consequências dos protestos na economia francesa …

Preço para voar em nave da Boeing será 60% mais caro do que na da SpaceX

O inspetor-geral da NASA divulgou nesta quinta-feira (14) um relatório sobre o Programa Commercial Crew, com detalhes sobre os problemas técnicos enfrentados pelas empresas SpaceX e Boeing no desenvolvimento de suas espaçonaves - Crew Dragon …

A corrida para salvar 33 marinheiros e 1 cachorro da ilha onde missionário foi morto por nativos há 1 ano

"Homens selvagens, provavelmente mais de 50, com armas caseiras, estão fazendo dois ou três barcos. Temo que eles nos alcancem no pôr do Sol. A vida de todos os tripulantes está em risco." A corrida contra …

Gigante chinesa do comércio eletrônico vende U$ 1 bilhão em 1 minuto

Sessenta e oito segundos. Esse foi o tempo que consumidores chineses levaram para gastar seu primeiro bilhão de dólares em vendas pela internet numa tradicional liquidação do país. O resultado surpreendente de vendas foi alcançado …

“A Tumba”: depósito de lixo nuclear está começando a se romper e afundar nas Ilhas Marshall

Antes de lançar a primeira bomba atômica do mundo, os EUA fizeram vários testes de detonações em locais remotos. O problema é que toda a radiação está até hoje nesses lugares, sendo que um desses …