Um sonho virando realidade: blocos de Lego para construir coisas reais

Se você já brincou com Lego (quem nunca?) depois de adulto, você inevitavelmente olhou para os pequenos pedaços de plástico em sua mão e pensou: “Caramba, essas coisas são pequenas”.

Foi isso que Arnon Rosan pensou. “Você fica mais velho”, diz ele, “e você meio que gostaria de ter uma versão em tamanho real daquilo”.

A maioria das pessoas para na fantasia, mas não Rosan. Ele criou blocos de construção de tamanho real como grandes peças de Lego. Rosan é o fundador da EverBlock, um sistema modular de blocos de plástico de grande escala que, como o Lego, são colocados em cima uns dos outros e travam em conjunto com partes que se encaixam.

Mas a EverBlock é mais uma ferramenta do que um brinquedo. Os blocos de polipropileno podem ser usados para construir móveis e estruturas que funcionam de verdade. Eles vêm em 14 cores e três tamanhos: completo (30cm de comprimento), metade (15 centímetros) e um quarto (7.6 centímetros), e variam em peso entre 100 e 900 gramas.

Mais difícil do que parece

Eles são montados mais ou menos como quaisquer outros blocos de construção modulares, mas em uma escala maior. Conforme os blocos ficam maiores, construir com eles fica mais complicado. “Quando começamos, eu imaginava que as pessoas saberiam instintivamente como construir com eles”, diz Rosan.

Não foi o caso. Em miniatura, é fácil ter uma perspectiva sobre como os blocos se encaixam. Na escala de tamanho natural, torna-se mais desafiador. “As pessoas começam a se preocupar com a estabilidade”, diz ele. Não é um grande problema se a sua parede de 5 centímetros cai, mas não é bem assim quando ela tem 5 metros. A chave é tirar lições das brincadeiras com Lego, e empilhar os blocos como tijolos, para que eles se equilibrem. Cada bloco tem também pelo menos uma entrada que permite que cabos de força, cavilhas de madeira ou tiras de LED passem, como um meio de iluminar ou estabilizar estruturas maiores.

Rosan criou o EverBlock como uma forma de facilmente construir móveis como sofás e mesas de café, mas ele rapidamente percebeu que os grandes blocos têm aplicações muito além disso. As pessoas construíram estruturas parecidas com casas, divisórias e arte. O site do produto apresenta uma ferramenta para construção virtual que as pessoas podem usar para criar desenhos e determinar quantos tijolos eles precisam. A empresa está criando uma biblioteca de instruções para orientar as pessoas através de alguns projetos.

Praticidade

Quando Rosan descreve seu desejo de expandir EverBlock para incluir janelas e portas, é fácil ver que isso pode se tornar um novo tipo de construção. Como todos os sistemas modulares, o benefício real das peças de Lego gigantes está em sua eficiência. Mas com apenas três versões de blocos, existem limitações para o que você pode construir.

Ainda assim, quando você precisa construir alguma coisa rapidamente, essa poderia ser uma solução inteligente. Pense em abrigos de emergência: “Você pode colocar duas paletas destas por helicóptero e você tem uma estrutura sólida, rígida”, diz Rosan.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Descoberta galáxia raríssima em forma de "anel de fogo" a 10 bilhões de anos-luz

Astrônomos capturaram uma imagem de uma galáxia localizada a cerca de 10,8 bilhões de anos-luz de distância. Mas o que realmente impressionou os pesquisadores é que se trata de um tipo muito raro: uma galáxia …

Médicos da linha de frente contra coronavírus ganham casamento surpresa em hospital

O coronavírus bagunçou a vida de todo mundo, imagine só a rotina dos profissionais da área de saúde? Pois…o jornal O Globo contou a bela história de amor de uma cerimônia de casamento surpresa dentro …

Restos de naufrágio de mais de 200 anos são encontrados no México

Arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia (INAH) do México localizaram vestígios de um naufrágio de mais de 200 anos nas águas do estado mexicano de Quintana Roo. Uma equipe do instituto considerou que os restos correspondem …

Parlamento da China aprova lei que pode significar fim da autonomia de Hong Kong

O Parlamento chinês adotou nesta quinta-feira, praticamente por unanimidade, a polêmica lei sobre segurança nacional em Hong Kong. Segundo críticos, a medida acabará com a autonomia da ex-colônia britânica, cenário de grandes manifestações pró-democracia …

França proíbe uso de hidroxicloroquina para tratar covid-19

Decisão foi tomada após parecer desfavorável do Conselho Superior de Saúde Pública. País é o primeiro a adotar proibição desde que OMS suspendeu testes com o medicamento no tratamento de pacientes com o novo coronavírus. A …

Netflix vai permitir reprodução de filmes e séries parcialmente baixados

Já faz um bom tempo que a Netflix liberou a função de baixar filmes e séries para ver offline e, agora, parece que a empresa trabalha em uma maneira de liberar a reprodução antes mesmo …

China revela 1ª apresentadora virtual desenvolvida por inteligência artificial e tecnologia 3D

Apresentada recentemente pela agência estatal chinesa Xinhua, a primeira apresentadora digital, feita com tecnologia 3D e inteligência artificial do mundo já está trabalhando. Batizada de Xin Xiaowei, a âncora humanoide replica à perfeição a aparência, feições, …

Esta massiva galáxia antiga não deveria existir, de acordo com astrônomos

Uma galáxia massiva similar à Via Láctea desafia a compreensão da formação de galáxias por astrofísicos. Estudo publicado na Nature revela que o sistema surgiu 1,5 bilhões de anos após o Big Bang, sendo o …

Pela 1ª vez, Twitter alerta para fake news em posts de Trump

Rede social marcou dois tuítes do presidente americano com sugestão para que usuários chequem os fatos, apontando que alegações "não têm fundamento". Em reação, Trump acusou plataforma de interferir em eleições. A rede social Twitter colocou, …

Arqueólogos creem ter solucionado mistério de pinturas rupestres aborígenes

Equipe de arqueólogos australianos descobriu raros exemplares de arte rupestre detalhada e em pequena escala com recurso a estênceis, em um abrigo rochoso do povo aborígene Marra. O achado teve lugar em uma caverna que servia …