LEGO lança coleção em homenagem às cientistas que fizeram história da NASA

Que o homem já pisou no espaço, estamos todos cansados de saber. Mas você sabe dizer quantas mulheres já exploraram a vastidão do universo?

Mais de 40 astronautas mulheres americanas já deixaram o Planeta Terra em algum momento da história da NASA. Quem computou e anunciou os dados foi Maia Weinstock, a vice-editora de notícias do MIT, Massachusetts Institute of Technology.

Cansada do descaso de sua profissão e em seu meio, Maia inovou na forma de chamar a atenção e propôs que a LEGO criasse uma linha que homenageasse as mulheres matemáticas, astronautas e cientistas que entraram para a história sem muitos comentarem sobre.

A vice-editora se inscreveu portanto na competição “LEGO Ideas”, que convida pessoas de todo o mundo a proporem uma linha criativa de personagens para a marca. Se as propostas inscritas forem capazes de arrecadar o apoio de 10 mil pessoas, são avaliadas pela comissão oficial do brinquedo e tornam-se realidade.

O projeto de Maia, que chama Women of NASA, ou Mulheres da NASA, além de conseguir o número necessário de apoio, já foi aprovado pela comissão LEGO e irá para as lojas ainda em 2017 ou início de 2018.

O brinquedo traz cinco personagens que representam as mulheres pioneiras na NASA: Katherine Johnson, Nancy Grace Roman, Margaret Hamilton, Mae Jemison e Sally Ride.

As pioneiras na NASA. Você sabe quem são?

Nancy Grace Roman foi uma das primeiras astrônomas e executivas mulheres a existir na NASA. Roman era conhecida como “Mãe do Hubble”, por ter desenvolvido papel fundamental na criação do telescópio espacial Hubble.

Mae Jemison e Sally Ride eram astronautas. Em 1983, Ride foi a primeira mulher a ir para o espaço. Jamison também fez história como a primeira africana a sair do Planeta Terra em sua profissão.

Katherine Johnson era física, cientista espacial e matemática. Ela teve um papel fundamental na criação da programas aeronáuticos que visavam a exploração espacial dos Estados Unidos.

Margaret Hamilton era, também, uma cientista da computação. Foi ela quem desenvolveu o software de computador de bordo na missão Apollo.

“As mulheres têm desempenhado papéis críticos na história do programa espacial dos EUA, e ainda assim, em muitos casos, suas contribuições são desconhecidas ou sub-apreciadas. Especialmente porque as mulheres têm historicamente lutado para ganhar aceitação nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática”, afirmou Maia Weinstock.

Segundo o Lego Ideas, ainda não há uma previsão exata de quando o brinquedo irá às lojas de todo o mundo. Muito bom, não?

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cidade na Itália proíbe Google Maps porque pessoas 'se perdem' o tempo todo

Serviços de emergência de Baunei já tiveram que resgatar 144 perdidos em dois anos devido ao Google Maps. O prefeito da cidade italiana de Baunei, Salvatore Corrias, proibiu o uso do aplicativo de localização geográfica Google …

Emma Watson lança consultoria jurídica gratuita para mulheres assediadas no local de trabalho

A atriz Emma Watson acaba de lançar uma consultoria jurídica gratuita para mulheres que sofreram assédio no local de trabalho. O serviço está disponível na Inglaterra e no País de Gales. De acordo com o texto …

Polícia do Rio perdeu imagens que poderiam identificar assassinos de Marielle

A Polícia Civil do Rio de Janeiro perdeu imagens do carro dos suspeitos de matar a vereadora Marielle Franco gravadas no dia do homicídio, em 14 de março de 2018. A informação foi publicada neste domingo …

Protestos se espalham pela Catalunha após condenação de separatistas

Manifestantes bloqueiam principal aeroporto de Barcelona, além de ruas e uma via férrea, após nove líderes catalães serem condenados pela tentativa de independência da região. Confrontos com a polícia deixam feridos. A condenação de nove líderes …

Erdogan revela objetivos da operação turca na Síria

Nesta terça-feira (15), o presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse que a operação militar no norte da Síria está progredindo com sucesso, tendo 1.000 km de território ao longo da fronteira sido libertados de terroristas. "Temos …

Cientista da NASA revela possível localização de vida extraterreste em Marte

Alfonso Davila, cientista da NASA, acredita que haja vida em Marte e afirma que a NASA elaborou um plano para realizar uma investigação do subsolo do planeta. O cientista também revela que há diversos desafios na …

Em contexto de tensão na Síria, diplomacia boicota jogo entre França e Turquia

A polícia reforçou suas equipes nos arredores do estádio. Já os responsáveis pela segurança dentro do Stade France passarão dos 1.200 habituais para 1.400 homens. Há temores de que torcedores turcos e militantes pró-curdos se enfrentem …

Enterros verdes: Paris inova e inaugura seu primeiro cemitério sustentável

O cemitério de Ivry-sur-Seine, no subúrbio de Paris, reservou uma área de 1.560 metros quadrados para enterros sustentáveis. A nova ala deverá ajudar a diminuir o impacto gerado pelos enterros tradicionais. A contaminação do solo e …

Microsoft quer levar internet a mais de 40 milhões de pessoas em 2022

A inicativa Airband, desenvolvida pela Microsoft, está sendo expandida com a meta de conectar mais de 40 milhões de pessoas à internet até julho de 2022. Lançado em 2017, o programa visa o aprimoramento da internet …

Abandonados, curdos encontram em inimigo dos EUA um aliado

Regime sírio, um aliado russo, desloca tropas para a fronteira em apoio a milícias curdas, que estão sendo atacadas pela Turquia desde que perderam apoio de Trump. Nova aliança representa reviravolta no conflito. As Forças Armadas …