LEGO lança coleção em homenagem às cientistas que fizeram história da NASA

Que o homem já pisou no espaço, estamos todos cansados de saber. Mas você sabe dizer quantas mulheres já exploraram a vastidão do universo?

Mais de 40 astronautas mulheres americanas já deixaram o Planeta Terra em algum momento da história da NASA. Quem computou e anunciou os dados foi Maia Weinstock, a vice-editora de notícias do MIT, Massachusetts Institute of Technology.

Cansada do descaso de sua profissão e em seu meio, Maia inovou na forma de chamar a atenção e propôs que a LEGO criasse uma linha que homenageasse as mulheres matemáticas, astronautas e cientistas que entraram para a história sem muitos comentarem sobre.

A vice-editora se inscreveu portanto na competição “LEGO Ideas”, que convida pessoas de todo o mundo a proporem uma linha criativa de personagens para a marca. Se as propostas inscritas forem capazes de arrecadar o apoio de 10 mil pessoas, são avaliadas pela comissão oficial do brinquedo e tornam-se realidade.

O projeto de Maia, que chama Women of NASA, ou Mulheres da NASA, além de conseguir o número necessário de apoio, já foi aprovado pela comissão LEGO e irá para as lojas ainda em 2017 ou início de 2018.

O brinquedo traz cinco personagens que representam as mulheres pioneiras na NASA: Katherine Johnson, Nancy Grace Roman, Margaret Hamilton, Mae Jemison e Sally Ride.

As pioneiras na NASA. Você sabe quem são?

Nancy Grace Roman foi uma das primeiras astrônomas e executivas mulheres a existir na NASA. Roman era conhecida como “Mãe do Hubble”, por ter desenvolvido papel fundamental na criação do telescópio espacial Hubble.

Mae Jemison e Sally Ride eram astronautas. Em 1983, Ride foi a primeira mulher a ir para o espaço. Jamison também fez história como a primeira africana a sair do Planeta Terra em sua profissão.

Katherine Johnson era física, cientista espacial e matemática. Ela teve um papel fundamental na criação da programas aeronáuticos que visavam a exploração espacial dos Estados Unidos.

Margaret Hamilton era, também, uma cientista da computação. Foi ela quem desenvolveu o software de computador de bordo na missão Apollo.

“As mulheres têm desempenhado papéis críticos na história do programa espacial dos EUA, e ainda assim, em muitos casos, suas contribuições são desconhecidas ou sub-apreciadas. Especialmente porque as mulheres têm historicamente lutado para ganhar aceitação nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática”, afirmou Maia Weinstock.

Segundo o Lego Ideas, ainda não há uma previsão exata de quando o brinquedo irá às lojas de todo o mundo. Muito bom, não?

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Merkel é premiada por compromisso com a União Europeia

"Somente uma Europa unida é uma Europa forte", diz a líder alemã ao receber o prêmio Carlos 5º. Rei espanhol destaca pragmatismo e confiabilidade da chanceler federal, descrevendo-a como uma "mulher extraordinária". Prestes a deixar o …

França: crianças pobres são ainda mais vulneráveis à poluição do ar, aponta relatório

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a rede mundial Climate Action Network International, que reúne associações que lutam contra o aquecimento global, divulgaram, nesta quinta-feira (14), o relatório "Injustiça social …

'Love is in the Bin': a obra semidestruída de Banksy vendida a R$ 121 milhões em leilão

Uma obra de arte de Banksy que se autodestruiu parcialmente em um leilão anterior foi arrematada agora a um preço recorde de 16 milhões de libras (cerca de R$ 121 milhões). Love is in the Bin …

EUA tentam virar a página da era Trump e voltam ao Conselho de Direitos Humanos da ONU

Os Estados Unidos voltaram, nesta quinta-feira, ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, órgão que o país havia deixado durante o mandato de Donald Trump. O retorno mostra a vontade de Washington de fazer …

Explosões deixam vários mortos em mesquita no Afeganistão

Ao menos 33 pessoas morrem após explosões em mesquita xiita durante a oração de sexta-feira. Testemunha diz ter visto homens-bomba. Incidente ocorre dias depois de ataque do "Estado Islâmico" contra xiitas no país. Fortes explosões atingiram …

Vênus tinha oceanos? Cientistas refutam hipótese popular usando modelagem

Cientistas da Suíça e França refutaram a hipótese de que anteriormente Vênus era coberta por oceanos. Um novo estudo revela que mesmo no início, quando o Sol era mais fraco do que agora, a superfície …

Suspeito de ataque na Noruega era fichado na polícia por radicalização

Convertido ao islã e conhecido da polícia, dinamarquês de 37 anos teria usado outras armas além de arco e flecha em ataque que matou cinco pessoas em Kongsberg. Ele está preso e reconheceu envolvimento no …

Oposição manobra para destituir Piñera no Chile por citação nos Pandora Papers

Deputados de todos os partidos da oposição chilena apresentaram uma acusação no Congresso nesta quarta-feira (13) para destituir o presidente Sebastián Piñera pela controversa venda de uma mineradora em um paraíso fiscal, revelada no escândalo …

Fatores externos influenciam, mas não justificam inflação a dois dígitos no Brasil

A recuperação do impacto brutal da pandemia de coronavírus leva a inflação a subir na maioria dos países do mundo, mas a conjuntura internacional não explica o nível chegar a dois dígitos no Brasil. …

UE anuncia 1 bilhão de euros em ajuda ao Afeganistão

União Europeia justifica que é preciso evitar "colapso" no país e fornecer ajuda humanitária aos afegãos. Paralelamente, representantes do bloco europeu e dos EUA se reúnem com membros do Talibã em Doha, no Catar. O Talibã …