Descoberto anticorpo que neutraliza 98% das estirpes do HIV

Conceito artístico do HIV criado pelo designer ucraniano Alexey Kashpersky

Conceito artístico do HIV criado pelo designer ucraniano Alexey Kashpersky

Os cientistas descobriram um anticorpo produzido por um paciente HIV-positivo que neutraliza 98% de todas as cepas de HIV testadas – incluindo a maioria das cepas que são resistentes a outros anticorpos da mesma classe.

Devido à capacidade do HIV de responder rapidamente às defesas imunitárias do organismo, um anticorpo que pode bloquear uma vasta gama de cepas tem sido muito difícil de encontrar. Mas agora que nós encontramos um, ele poderia formar a base de uma nova vacina contra o vírus.

Pesquisadores dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, NIH, descobriram que o anticorpo, chamado NG, é capaz de manter sua capacidade de reconhecer o vírus HIV, mesmo quando o vírus se transforma e se separa dele.

Ele é também até 10 vezes mais potente do que o VRC01 – um anticorpo da mesma classe que o N6, que progrediu para ensaios clínicos de fase II em pacientes humanos, depois de proteger macacos contra o HIV por quase seis meses.

Estratégias para prevenção e tratamento

“A descoberta e caracterização deste anticorpo com excepcional amplitude e potência contra o HIV pode levar ao desenvolvimento de estratégias para prevenir e tratar a infecção pelo HIV”, disse Anthony S. Fauci, do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA.

Um anticorpo é uma proteína produzida pelo sistema imunológico em resposta a agentes patogênicos nocivos, tais como bactérias e vírus.

Os anticorpos são responsáveis pela identificação e destruição desses patógenos ligando-se a eles e neutralizando seus efeitos biológicos por conta própria, ou sinalizando para os glóbulos brancos para que os destruam.

Quando os pesquisadores expuseram o anticorpo N6 a 181 linhagens diferentes de HIV, conseguiram destruir 98% delas, incluindo 16 de 20 cepas resistentes a outros anticorpos da mesma classe.

Esse é um passo significativo depois do anticorpo VRC01, que impede que 90% das cepas de HIV infectem células humanas.

E o N6 não só mostra uma extraordinária amplitude, ele também tem uma potência incrível.

Dos anticorpos considerados para desenvolvimento clínico, existem exemplos que são extremamente amplos, mas moderados em potência, por exemplo, o 10E8 ou o próprio VRC01, ou extremamente potentes e menos amplos, como o PGT121 ou o PGDM1400″, dizem os pesquisadores.

“Contudo, a descoberta do anticorpo N6 demonstra que este novo anticorpo da classe VRC01 pode ter tanto uma amplitude extraordinária como uma grande potência, mesmo contra cepas isoladas tradicionalmente resistentes a anticorpos nesta classe“, acrescentam.

A razão do sucesso

Os pesquisadores acompanharam a evolução do anticorpo ao longo do tempo para ver como ele respondia à capacidade defensiva de mudança de forma do HIV, e descobriram que o anticorpo é menos confiável na ligação com partes do vírus que são propensas a mudar – conhecida como a região V5 – e mais na partes que mudam muito pouco em diferentes cepas.

Ao se anexar a estas partes mais consistentes do vírus, o N6 é capaz de impedir que o HIV se ligue às células imunes do hospedeiro e as ataque – o que torna as pessoas HIV-positivas tão vulneráveis à AIDS.

Eles também descobriram que as mutações do vírus HIV que passaram a ser resistentes ao N6 raramente surgiram, o que sugere que o vírus não pode responder a este anticorpo tão rapidamente quanto tem respondido a outros tratamentos que os cientistas descobriram recentemente.

“A rara ocorrência de mutações de resistência ao N6 sugere que essas mutações têm um custo de aptidão relativamente alto, o que pode representar uma barreira parcial à seleção de mutantes resistentes”, explica a equipe.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …

Em último vídeo do mandato, Merkel pede que população se vacine

A chanceler alemã Angela Merkel, que deixará o poder na próxima quarta-feira (8), voltou a defender neste sábado (4) a vacinação contra a Covid-19, no último de uma série de mais de 600 vídeos …

Descobrem na China ferramenta de marfim de 99 mil anos, possivelmente a mais antiga do país

Pesquisadores desenterraram uma pá de marfim datada de há cerca de 99.000 anos em um sítio arqueológico do Paleolítico na província chinesa de Shandong. Acredita-se que o objeto seja uma das primeiras ferramentas de osso utilizadas …