Paleontólogos descrevem nova espécie de tigre-dentes-de-sabre achada na China

Sergio De la Rosa

Smilodon fatalis, o tigre-dentes-de-sabre mais conhecido na cultura popular, uma espécie diversa das que os cientistas estudaram, mas ainda relacionada

Paleontólogos descreveram, recentemente, uma nova espécie de tigre-dentes-de-sabre, identificada, inclusive, como a mais antiga e primitiva do gênero Amphimachairodus.

Extinta há milhões de anos, a criatura possuía adaptações cranianas e dentárias propícias ao comportamento social e a ambientes abertos, mostrando habilidades para além da caça masterizada pelos felinos.

O nome completo do novo dentes-de-sabre é Amphimachairodus hezhengensis, sendo que o animal foi encontrado no atual norte da China. Ele viveu na idade Turoliana da época do Mioceno, entre 10 e 9 milhões de anos atrás.

Os Amphimachairodus são o gênero mais bem-sucedido e distribuído entre os tigres-dentes-de-sabre do final do Mioceno, segundo os autores. Seus membros são conhecidos na Europa, Ásia e América do Norte.

 

Jiangzuo et al./Proceedings of the Royal Society B.

O crânio quase completo do Amphimachairodus hezhegensis, estudado pelos cientistas e usado para descrever a nova espécie

Esse tipo de tigre-dente-de-sabre, que tinha o crânio mais longo do que o mais famoso desses felinos — o Smilodon —, foi documentado principalmente nos depósitos Turolianos ou de épocas equivalentes, com muitos fósseis na bacia Linxia, entre 8 a 6 milhões de anos atrás, e Baode, de 5,3 milhões de anos atrás, ambas na China.

Na América do Norte, os sítios que mais apresentam fósseis dos Amphimachairodus são os da formação Quiburis e Coffee Ranch.

A linhagem desse gênero se diferenciou do Smilodon há cerca de 18 milhões de anos, e muitos de seus traços cranianos — como o focinho longo e osso mastoide alargado — já são similares aos dos Homotherium, gênero conhecido como tigre-dentes-de-cimitarra, sugerindo adaptações evolucionárias parecidas.

Ainda não sabemos, no entanto, de qual gênero especificamente se originaram os Amphimachairodus e nem a função exata desses traços anatômicos.

Para poder descrever a nova espécie, foi analisado um crânio quase completo de A. hezhengensis encontrado em Houshan, na bacia de Linxia, no nordeste do Platô Tibetano.

Estudando os restos, já que são de um dos primeiros membros do gênero, a paleontologia terá uma base para descobrir mais sobre a morfologia e as adaptações únicas e curiosas dos bichos. A espécie tinha cerca de 2 metros de comprimento, uma testa larga, rosto longo e dentes incisivos pequenos.

A pesquisa foi publicada na Proceedings of the Royal Society B.

Caçadores sociáveis

O focinho longo do fóssil, bem como a órbita localizada lateralmente e numa área posterior, indica uma melhor habilidade em observar o ambiente ao seu redor, ao invés de focar em presas únicas diretamente à sua frente. Isso sugere uma adaptação a ambientes mais abertos ou comportamento mais social — talvez ambos.

A análise da equipe concluiu que traços ligados ao comportamento hostil e adaptações a ambientes abertos evoluíram antes de outras características, sugerindo que mudanças no comportamento de caça possam ter sido as maiores incentivadoras evolucionárias no início da evolução da linhagem.

O A. hezhengensis é, segundo os pesquisadores, uma das transições mais importantes na evolução dos Machairodontini, os ajudando a se adaptar melhor ao campo aberto e a se espalhar por todo o mundo.

Eles acreditam que as mudanças possam ter a ver com os ambientes ficando cada vez mais áridos à medida que o Platô Tibetano subiu, além da competição com outros grandes carnívoros da região.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …