Paleontólogos descrevem nova espécie de tigre-dentes-de-sabre achada na China

Sergio De la Rosa

Smilodon fatalis, o tigre-dentes-de-sabre mais conhecido na cultura popular, uma espécie diversa das que os cientistas estudaram, mas ainda relacionada

Paleontólogos descreveram, recentemente, uma nova espécie de tigre-dentes-de-sabre, identificada, inclusive, como a mais antiga e primitiva do gênero Amphimachairodus.

Extinta há milhões de anos, a criatura possuía adaptações cranianas e dentárias propícias ao comportamento social e a ambientes abertos, mostrando habilidades para além da caça masterizada pelos felinos.

O nome completo do novo dentes-de-sabre é Amphimachairodus hezhengensis, sendo que o animal foi encontrado no atual norte da China. Ele viveu na idade Turoliana da época do Mioceno, entre 10 e 9 milhões de anos atrás.

Os Amphimachairodus são o gênero mais bem-sucedido e distribuído entre os tigres-dentes-de-sabre do final do Mioceno, segundo os autores. Seus membros são conhecidos na Europa, Ásia e América do Norte.

 

Jiangzuo et al./Proceedings of the Royal Society B.

O crânio quase completo do Amphimachairodus hezhegensis, estudado pelos cientistas e usado para descrever a nova espécie

Esse tipo de tigre-dente-de-sabre, que tinha o crânio mais longo do que o mais famoso desses felinos — o Smilodon —, foi documentado principalmente nos depósitos Turolianos ou de épocas equivalentes, com muitos fósseis na bacia Linxia, entre 8 a 6 milhões de anos atrás, e Baode, de 5,3 milhões de anos atrás, ambas na China.

Na América do Norte, os sítios que mais apresentam fósseis dos Amphimachairodus são os da formação Quiburis e Coffee Ranch.

A linhagem desse gênero se diferenciou do Smilodon há cerca de 18 milhões de anos, e muitos de seus traços cranianos — como o focinho longo e osso mastoide alargado — já são similares aos dos Homotherium, gênero conhecido como tigre-dentes-de-cimitarra, sugerindo adaptações evolucionárias parecidas.

Ainda não sabemos, no entanto, de qual gênero especificamente se originaram os Amphimachairodus e nem a função exata desses traços anatômicos.

Para poder descrever a nova espécie, foi analisado um crânio quase completo de A. hezhengensis encontrado em Houshan, na bacia de Linxia, no nordeste do Platô Tibetano.

Estudando os restos, já que são de um dos primeiros membros do gênero, a paleontologia terá uma base para descobrir mais sobre a morfologia e as adaptações únicas e curiosas dos bichos. A espécie tinha cerca de 2 metros de comprimento, uma testa larga, rosto longo e dentes incisivos pequenos.

A pesquisa foi publicada na Proceedings of the Royal Society B.

Caçadores sociáveis

O focinho longo do fóssil, bem como a órbita localizada lateralmente e numa área posterior, indica uma melhor habilidade em observar o ambiente ao seu redor, ao invés de focar em presas únicas diretamente à sua frente. Isso sugere uma adaptação a ambientes mais abertos ou comportamento mais social — talvez ambos.

A análise da equipe concluiu que traços ligados ao comportamento hostil e adaptações a ambientes abertos evoluíram antes de outras características, sugerindo que mudanças no comportamento de caça possam ter sido as maiores incentivadoras evolucionárias no início da evolução da linhagem.

O A. hezhengensis é, segundo os pesquisadores, uma das transições mais importantes na evolução dos Machairodontini, os ajudando a se adaptar melhor ao campo aberto e a se espalhar por todo o mundo.

Eles acreditam que as mudanças possam ter a ver com os ambientes ficando cada vez mais áridos à medida que o Platô Tibetano subiu, além da competição com outros grandes carnívoros da região.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …