Descoberto truque utilizado pelos egípcios para alinhar as pirâmides com tanta precisão

Hostelworld.com

Pirâmides do Egito

As três pirâmides estão alinhadas com uma precisão quase perfeita com os quatro pontos cardinais, com um desvio mínimo de 0,66 graus.

O arqueólogo e engenheiro Glen Dash acredita ter descoberto como é que os egípcios alinharam com tanta precisão as pirâmides de Quéops, Quefren e Miquerinos, localizadas na Necrópole de Gizé, perto do Cairo, no Egito, de acordo com um artigo publicado em 2017 no Journal of Ancient Egyptian Architectue.

Apesar da tecnologia da época e de a Grande Pirâmide ter 138,8 metros de lado, seus quatro lados estão perfeitamente orientados para norte, sul, leste e oeste com um desvio mínimo de 0,66 graus, adianta a RT.

Segundo Dash, os egípcios orientaram com tanta exatidão a estrutura aproveitando o equinócio de outono. A teoria não é nova, mas o egiptólogo não só apresentou dados para sustentá-la, como também a colocou em prática com um resultado satisfatório.

Os equinócios são dois momentos do ano em que o Sol está situado no plano do equador celeste. No momento em que alcança o zênite no céu, a interseção com o plano do equador é perfeita, pelo que se torna o momento ideal para tirar medidas se pretender alinhar um edifício.

Dash acredita que os egípcios da época utilizaram um instrumento conhecido como gnômon para tirar as referidas medidas. O gnômon é um pequeno bastão que se crava no solo para medir a progressão da sombra (o “ponteiro” de um relógio solar).

A técnica consiste em marcar os diferentes pontos à medida que a sombra se move durante o equinócio de outono, dando como resultado um arco perfeito. Uma vez completo, só é necessário unir os pontos e assim se obtém uma linha leste-oeste, explica Dash.

O arqueólogo foi para o terreno comprovar que a técnica funciona. Assim se explica o desvio de 0,66 graus. Para encontrar o dia exato do equinócio de outono, Dash assegura que basta contar 91 dias desde o solstício de inverno.

No entanto, não há nenhum dado histórico que comprove a teoria do arqueólogo, pelo que só se pode considerar esta como mais uma teoria.

Os arqueólogos tentam há décadas decifrar esse mistério mediante diferentes teorias. Ainda que esta explicação pareça válida, a comunidade científica resiste a aceitá-la como certa e o alinhamento quase perfeito das pirâmides continua um mistério.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

UE teme que política autoritária adotada na Hungria por causa do coronavírus tenha efeito dominó no bloco

Em nome da luta contra o novo coronavírus, a Hungria estabeleceu estado de emergência e concedeu poderes ilimitados ao governo de Viktor Orbán. A Europa condena o uso político da pandemia da Covid-19 e …

Grécia põe campo de refugiados em quarentena após infeção

Autoridades confirmam ao menos 20 infecções, todas sem sintomas. Exames foram feitos após uma mulher que deu à luz ter testado positivo para o novo coronavírus no hospital. A Grécia colocou em quarentena o campo de …

Bactérias em rochas a 6 km de profundidade no Pacífico reacendem esperanças de vida em Marte

Bactérias unicelulares recém-descobertas nas profundezas marinhas deram aos investigadores pistas sobre como podem encontrar vida em Marte. A novidade científica foi anunciada hoje (2) no portal SciTechDaily em um artigo da Universidade de Tóquio, Japão. Estas …

JK Rowling lança portal do Harry Potter e salva quarentena mundial

A saga de ‘Harry Potter’ acabou faz muito tempo e conquistou milhões de fãs ao redor de todo o mundo. E nesse momento de quarentena, quem poderia esquecer do bruxinho mais famoso da cultura pop? Quem …

Potência agrícola da Europa, Itália enfrenta falta de mão de obra para manter cadeia produtiva de alimentos

“Existe o risco de escassez de alimentos no mercado mundial, devido a perturbações derivadas da COVID-19 no comércio internacional e nas cadeias de suprimentos” . Este foi o alarme lançado na quarta-feira (1) em …

"Gangue" de cabras selvagens toma conta das ruas de uma cidade britânica em quarentena

Um rebanho de cabras selvagens simplesmente tomou as ruas desertas de Llandudno, no País de Gales, enquanto seus residentes ficam dentro de casa para limitar a propagação do coronavírus. O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, …

Floresta tropical de mais de 90 milhões de anos é descoberta na Antártica

Os restos do que outrora teria sido uma floresta tropical na Antártica foram descobertos em uma amostra de gelo obtida no continente congelado. A floresta, que existiu há 90 milhões anos, quando os dinossauros ainda habitavam …

Há uma mensagem codificada no rover Perseverance, que será enviado a Marte

Em breve, a missão Mars 2020 levará, no rover Perseverance, três chips com os nomes de 10.932.295 pessoas ao Planeta Vermelho. Uma foto da placa onde os chips estão anexados foi divulgada, mas o que …

Brasil ruma para "tempestade perfeita" em meio a pandemia

Abril teria sido um mês ocupado para os hospitais brasileiros, de qualquer modo: enquanto a população ainda enfrentas o vírus da dengue, a estação da gripe vai começar a se manifestar. Em 2020, porém, o …

Empresa japonesa testa nova molécula contra a Covid-19

O grupo japonês Fujifilm anunciou nesta quarta-feira (1) o início de testes clínicos de seu medicamento antigripal Avigan para avaliar sua eficácia contra o novo coronavírus. Até o final de junho, o produto vai ser …