Descoberto truque utilizado pelos egípcios para alinhar as pirâmides com tanta precisão

Hostelworld.com

Pirâmides do Egito

As três pirâmides estão alinhadas com uma precisão quase perfeita com os quatro pontos cardinais, com um desvio mínimo de 0,66 graus.

O arqueólogo e engenheiro Glen Dash acredita ter descoberto como é que os egípcios alinharam com tanta precisão as pirâmides de Quéops, Quefren e Miquerinos, localizadas na Necrópole de Gizé, perto do Cairo, no Egito, de acordo com um artigo publicado em 2017 no Journal of Ancient Egyptian Architectue.

Apesar da tecnologia da época e de a Grande Pirâmide ter 138,8 metros de lado, seus quatro lados estão perfeitamente orientados para norte, sul, leste e oeste com um desvio mínimo de 0,66 graus, adianta a RT.

Segundo Dash, os egípcios orientaram com tanta exatidão a estrutura aproveitando o equinócio de outono. A teoria não é nova, mas o egiptólogo não só apresentou dados para sustentá-la, como também a colocou em prática com um resultado satisfatório.

Os equinócios são dois momentos do ano em que o Sol está situado no plano do equador celeste. No momento em que alcança o zênite no céu, a interseção com o plano do equador é perfeita, pelo que se torna o momento ideal para tirar medidas se pretender alinhar um edifício.

Dash acredita que os egípcios da época utilizaram um instrumento conhecido como gnômon para tirar as referidas medidas. O gnômon é um pequeno bastão que se crava no solo para medir a progressão da sombra (o “ponteiro” de um relógio solar).

A técnica consiste em marcar os diferentes pontos à medida que a sombra se move durante o equinócio de outono, dando como resultado um arco perfeito. Uma vez completo, só é necessário unir os pontos e assim se obtém uma linha leste-oeste, explica Dash.

O arqueólogo foi para o terreno comprovar que a técnica funciona. Assim se explica o desvio de 0,66 graus. Para encontrar o dia exato do equinócio de outono, Dash assegura que basta contar 91 dias desde o solstício de inverno.

No entanto, não há nenhum dado histórico que comprove a teoria do arqueólogo, pelo que só se pode considerar esta como mais uma teoria.

Os arqueólogos tentam há décadas decifrar esse mistério mediante diferentes teorias. Ainda que esta explicação pareça válida, a comunidade científica resiste a aceitá-la como certa e o alinhamento quase perfeito das pirâmides continua um mistério.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Agora sabemos sobre o que os orangotangos estão conversando: estudo

Um novo estudo da Universidade de Exeter desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Cientistas desenvolvem holograma com som e toque iguais aos de Star Wars

Quando pensamos em desenvolver tecnologias baseadas nos filmes de Star Wars, a primeira, segunda e terceira coisa que passa pela cabeça dos fãs é a criação de sabres de luz da vida real. Mas, para os …

Secom diz que não há 'indicativo de câncer de pele' em Bolsonaro

Após o presidente Jair Bolsonaro declarar que tinha feito exame para investigar "possível câncer de pele", a Secretaria de Comunicação da Presidência disse por nota que não havia qualquer indicativo da doença. O chefe de Estado …

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, …

Boris Johnson vence por ampla margem no Reino Unido

O Partido Conservador do atual primeiro-ministro, Boris Johnson, conquistou a maioria absoluta dos assentos no Parlamento do Reino Unido nas eleições realizuadas nesta quinta-feira (12/12) no país. Esse resultado eleitoral garante ao premiê o número …

Simples e atemporal, azul clássico é a cor de 2020, segundo a Pantone

A cor do ano de 2020 será o Classic Blue, um azul clássico que oferece estabilidade e conexão. Quem diz isso é a Pantone, a principal empresa de cores do mundo, que oferece o sistema …

Segredos do idioma dos orangotangos são revelados

Um novo estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra) desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Exaustos com o Brexit, britânicos vão às urnas pela quarta vez em quatro anos

O Reino Unido está indo às urnas nesta quinta-feira (12) para o que está sendo chamada de a eleição mais importante desta era. Os britânicos estão diante de duas escolhas: apoiar o primeiro-ministro conservador Boris Johnson e …

VÍDEO da NASA revela degelo dramático das geleiras do Alasca

Vídeo recém-publicado mostra derretimento de geleiras e calotas de gelo do Alasca visto do espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos, e dão aos cientistas novas ideias relacionadas aos efeitos das mudanças climáticas …

Greta Thunberg é eleita Pessoa do Ano pela "Time"

Revista dedica capa à jovem adolescente sueca por liderar a maior manifestação pelo clima na história da humanidade e diz que mudanças significativas raramente ocorrem sem a força mobilizadora de indivíduos influentes. A ativista sueca Greta …