Descoberta “oficina de múmias” próximo a pirâmides de Gizé

Mohamed Hossam / EPA

Vista da necrópole de Saqqara no Egito

Arqueólogos alemães e egípcios anunciaram neste sábado (14) ter descoberto uma “oficina de mumificação” perto da necrópole de Saqqara, no Egito.

Arqueólogos egípcios anunciaram a descoberta de um antigo sepultamento e de uma oficina de mumificação escondidos 30 metros debaixo do solo nas proximidades da necrópole de Saqqara, ao sul de Cairo (Egito).

Centenas de pequenas estátuas de pedra, jarras e recipientes usados no processo de mumificação foram encontrados dentro das câmaras de sepultamento.

Segundo a agência Reuters, a equipe, que inclui pesquisadores da Universidade de Tübingen, na Alemanha, encontrou um poço subterrâneo de sepultamento contendo diversas múmias, ataúdes de madeira e sarcófagos.

Os cientistas acreditam que a revelação dessa câmara oculta de embalsamamento lhes permitirá identificar óleos específicos utilizados pelos antigos egípcios para mumificar seus mortos. “Estamos diante de uma mina de ouro de informação sobre a composição química desses óleos”, comemorou o arqueólogo Ramadan Badry Hussein.

Centenas de estatuetas de pedra, jarras e recipientes usados no processo de mumificação foram extraídos do interior das câmaras fúnebres. O achado mais significativo foi uma máscara de prata dourada, a segunda do gênero já encontrada, segundo o ministro egípcio de Antiguidades, Khaled al-Anani, para quem “isso é só o começo”.

Mohamed Hossam / EPA

A descoberta em Saqqara inclui uma oficina de mumificação

A necrópole de Saqqara é parte de Mênfis, a primeira capital do Egito Antigo e hoje Patrimônio Mundial da Unesco. A área abriga grande variedade de templos e tumbas, além das três pirâmides de Gizé.

Os artefatos deverão ser expostos no Grande Museu Egípcio, atualmente em construção. O país tem esperanças de que as descobertas venham a reanimar sua indústria de turismo, em crise desde o levante político de 2011 e, mais recentemente, uma onda de atentados suicidas a bomba.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera – a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …

Freiras desviam 500 mil de escola católica para jogar em Las Vegas

Duas freiras norte-americanas admitiram terem desviado fundos escolares estimados em 500 mil de dólares para realizarem viagens aos cassinos de Las Vegas, anunciou esta semana a arquidiocese de Los Angeles. O desvio de fundos destinados a …

Uma selfie em meio aos protestos em Paris: “metáfora do nosso tempo”

Uma foto do jornalista russo Ilya Varlamov está correndo o mundo, sendo considerada por muitos internautas como um documento que “capta de forma precisa o espírito da nossa era”. A imagem de uma jovem tirando uma selfie …

Experiências de quase-morte: luz no fim do túnel pode ter explicação

Pessoas que estiveram à beira da morte afirmam ter visto uma luz branca brilhante no fim de um túnel e encontrado familiares ou animais de estimação. Apesar do tom sobrenatural, a ciência consegue explicar o …

Setenta anos depois, teste de DNA reúne mãe e filha pela primeira vez

Genevieve achava que sua bebê recém-nascida tinha morrido no parto. Mas não: foi adotada por uma família da Califórnia que mentiu sobre suas origens. Agora, mãe e filha se conheceram graças a um teste de …

“Lobisomem da Sibéria”: maior assassino em série da Rússia era policial e matou 78 mulheres

Um ex-policial russo, já condenado a prisão perpétua pela morte de 22 mulheres, foi sentenciado nesta segunda-feira (10) na Sibéria por mais 56 homicídios, o que o torna no maior assassino em série da história …

Pacto Global para Migração da ONU é aprovado por mais de 150 países

O Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular das Nações Unidas (ONU) foi aprovado nesta segunda-feira (10) por mais de 150 países presentes na conferência intergovernamental da organização na cidade marroquina de Marraquexe. A …

Brasileiro é eleito para Associação Internacional de Seguridade Social

O secretário de Previdência Social do Ministério da Fazenda, Marcelo Abi-Ramia Caetano, foi eleito para o cargo de secretário-geral da Associação Internacional de Seguridade Social (2019-2024). Ele será o primeiro brasileiro a ocupar a posição. Em …

Professora diz aos alunos que o Papai Noel não existe (e é demitida)

Uma professora substituta, em uma cidade norte-americana, já não vai voltar a ser chamada para dar aulas – além do Papai Noel, ela também “matou” o Coelhinho da Páscoa e a Fada do Dente. Por todo …

Maior quebra-cabeças do mundo é uma ilha congelada na Rússia

Localizado entre o Oceano Ártico e os mares gelados do norte da Sibéria, o aglomerado de rochas, conhecidas como as Ilhas da Nova Sibéria, é frio e remoto. As ilhas são uma tela quase desabitada coberta …