Descoberta “oficina de múmias” próximo a pirâmides de Gizé

Mohamed Hossam / EPA

Vista da necrópole de Saqqara no Egito

Arqueólogos alemães e egípcios anunciaram neste sábado (14) ter descoberto uma “oficina de mumificação” perto da necrópole de Saqqara, no Egito.

Arqueólogos egípcios anunciaram a descoberta de um antigo sepultamento e de uma oficina de mumificação escondidos 30 metros debaixo do solo nas proximidades da necrópole de Saqqara, ao sul de Cairo (Egito).

Centenas de pequenas estátuas de pedra, jarras e recipientes usados no processo de mumificação foram encontrados dentro das câmaras de sepultamento.

Segundo a agência Reuters, a equipe, que inclui pesquisadores da Universidade de Tübingen, na Alemanha, encontrou um poço subterrâneo de sepultamento contendo diversas múmias, ataúdes de madeira e sarcófagos.

Os cientistas acreditam que a revelação dessa câmara oculta de embalsamamento lhes permitirá identificar óleos específicos utilizados pelos antigos egípcios para mumificar seus mortos. “Estamos diante de uma mina de ouro de informação sobre a composição química desses óleos”, comemorou o arqueólogo Ramadan Badry Hussein.

Centenas de estatuetas de pedra, jarras e recipientes usados no processo de mumificação foram extraídos do interior das câmaras fúnebres. O achado mais significativo foi uma máscara de prata dourada, a segunda do gênero já encontrada, segundo o ministro egípcio de Antiguidades, Khaled al-Anani, para quem “isso é só o começo”.

Mohamed Hossam / EPA

A descoberta em Saqqara inclui uma oficina de mumificação

A necrópole de Saqqara é parte de Mênfis, a primeira capital do Egito Antigo e hoje Patrimônio Mundial da Unesco. A área abriga grande variedade de templos e tumbas, além das três pirâmides de Gizé.

Os artefatos deverão ser expostos no Grande Museu Egípcio, atualmente em construção. O país tem esperanças de que as descobertas venham a reanimar sua indústria de turismo, em crise desde o levante político de 2011 e, mais recentemente, uma onda de atentados suicidas a bomba.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Biblioteca Pública de NY coloca clássicos no Stories do Instagram de forma integral

A ideia do projeto ‘Instanovels’ é tornar os livros acessíveis ao maior número de pessoas e revolucionar a forma como lidamos com as redes sociais Não há dúvidas de que as redes sociais são ferramentas poderosas …

Cientistas criam ligamentos e tendões impressos em 3D

Ligamentos e tendões humanos impressos em 3D. Esta é a grande novidade de uma equipe de engenheiros biomédicos da Universidade de Utah, nos Estados Unidos. Eles criaram um método para imprimir células 3D para produzir tecido humano, …

Francisco proclama santos o bispo salvadorenho Óscar Romero e o papa Paulo VI

O papa Francisco proclamou santos o arcebispo salvadorenho assassinado Óscar Romero, emblema de uma Igreja comprometida com os pobres, e o papa italiano Paulo VI, o pontífice do diálogo, em uma multitudinária missa de canonização …

Após furacão Leslie, Portugal lembra zona de guerra

Pelo menos 27 pessoas ficaram feridas em Portugal em resultado do furacão Leslie, que atingiu a costa do país na noite de sábado para domingo (14), deixando milhares de casas sem eletricidade. Segundo comunica o jornal …

Impostos sobre a internet tomam conta da África subsaariana, silenciando os cidadãos

Em meio à “imposição de impostos aos blogueiros” na Tanzânia e o recente imposto sobre as redes sociais em Uganda, o governo da Zâmbia igualmente aprovou um imposto sobre os usuários das redes sociais e …

Dieta da moda quer ajudar no combate ao aquecimento global

Novas evidências científicas indicam que as mudanças climáticas estão se acentuando e estamos ficando sem tempo para arrumar uma solução e evitar uma catástrofe. Mas não se desespere ainda. De acordo com um novo estudo, podemos …

Asteroide deixa cientistas perplexos com sua superfície incomum

Cientistas receberam os primeiros dados e fotos do rover MASCOT, que pousou recentemente na superfície do asteroide Ryugu, que os deixaram perplexos, informa o site do Centro Aeroespacial Alemão, DLR. Os dados obtidos apontam para uma …

Twitter teve 2,7 milhões de postagens sobre divergências políticas

Entre as 19h de domingo (7) e as 15h de quinta-feira (11), usuários do Twitter movimentaram a rede com 2,7 milhões de postagens relacionadas a ataques motivados por divergências político-ideológicas, no contexto das eleições, e …

Com recompensa de US$ 25 mi, líder do grupo EI é o homem mais procurado do mundo

A revista francesa Le Point desta semana traz uma longa reportagem sobre Abu Bakr al-Baghdadi, o líder do grupo Estado Islâmico (EI). O texto conta como as forças sírias, mas também soldados curdos, norte-americanos e …

Apple Watch gravou assassinato de jornalista, diz imprensa turca

O Apple Watch usado pelo jornalista saudita Jamal Khashoggi, que desapareceu após entrar no consulado da Arábia Saudita em Istambul, no último dia 2, gravou seu assassinato, afirma o jornal turco "Sabah". "Jamal Khashoggi sincronizou o …