Imagens de radar mostram uma estrutura no vale dos Reis, no Egito, que poder ser a entrada do túmulo de Ankhesenamun, esposa do rei Tut.
Desde janeiro, cerca de 100 trabalhadores egípcios têm escavado uma área do vale ocidental do Vale dos Reis, que pode conter a tumba da esposa do faraó Tutancâmon. Até agora, os arqueólogos não adiantaram qualquer informação sobre a descoberta.
No entanto, segundo o Live Science, o Discovery Channel, que financia a pesquisa, divulgou uma foto das escavações na área onde uma leitura de radar sugere que a entrada de um túmulo está finalmente localizada.
Escavações anteriores revelaram quatro depósitos que continham peças de cerâmica, lâminas de sílex e o crânio de uma vaca. Os arqueólogos afirmam que depósitos como esses eram frequentemente enterrados pelos antigos egípcios antes de começarem a construção de um túmulo. Além disso, os dados de radar mostram uma estrutura que pode ser a entrada de uma tumba.
Os depósitos estão localizados perto do túmulo de Ay, que reinou de 1327 a.C. a 1323 a.C., faraó que sucedeu Tutancâmon (que reinou de 1336 a.C. a 1327 a.C.). Após a morte do rei Tut, a esposa, Ankhesenamun, se casou com Ay, e os arqueólogos especularam que, se uma sepultura desconhecida estivesse presente, poderia pertencer a Ankhesenamun.
Zahi Hawass, arqueólogo e ex-ministro egípcio de antiguidades que lidera as escavações, disse ao Live Science que não pode comentar publicamente as descobertas da equipe. No Egito, os arqueólogos costumam esperar até que o Ministério de Antiguidades lhes dê permissão para anunciar uma descoberta.
Vários túmulos?
De acordo com uma declaração do Discovery Channel, enviada à Live Science, a empresa tem acesso “exclusivo” para filmar as escavações, que esperam transformar em uma série documental.
Segundo a nota, pode haver várias tumbas reais ainda não descobertas no vale ocidental. Hawass e outros arqueólogos disseram, no passado, que isso é possível, embora as escavações atuais estejam focadas em encontrar apenas um túmulo.
“Liderados pelo arqueólogo Zahi Hawass, os mais de 100 trabalhadores egípcios escavam a parte ocidental do vale, onde os arqueólogos acreditam que vários túmulos reais estão escondidos”, disseram representantes do Discovery Channel.
Ciberia // ZAP