“Deus é uma fraqueza humana”: carta de Einstein vai a leilão

Carta de Einstein, na qual o famoso físico diz que Deus é uma expressão da fraqueza humana e que a Bíblia não passa de uma “lenda primitiva”, será leiloada em Nova York e valerá cerca de 1 milhão de euros.

O texto escrito por Albert Einstein em 1954, um ano antes da sua morte, poderá valer algo entre os 1 milhão e 1,5 milhão de dólares. O leilão decorrerá no dia 4 de dezembro e ficará a cargo da leiloeira Christie’s.

Em comunicado, Peter Klarnet, especialista em livros e manuscritos da Christie’s diz que a empresa “está honrada em apresentar essa importante carta de Albert Einstein, uma vez que se trata de um tema central à pesquisa humana desde o alvorecer da consciência, e é uma das declarações mais categóricas no debate Religião-Ciência”.

A carta de Einstein, que foi redigida há 64 anos, foi escrita em resposta ao livro Choose Life: The Biblical Call to Revolt, do filósofo Eric Gutkind. O físico é o pai de uma das teorias mais importantes da ciência moderna – a Teoria da Relatividade Geral.

Apesar de não se descrever como ateu, Albert Einstein era de origem judaica, mas não acreditava em Deus. A carta mostra uma das visões mais reveladoras das crenças religiosas do físico.

Deus não é nada para mim senão a expressão e produto das fraquezas humanas e a Bíblia uma coleção de lendas veneráveis, mas bastante primitivas”, lê-se no documento. Ainda segundo o físico, “nenhuma interpretação, por mais sutil que seja, pode mudar alguma coisa sobre isso”.

Sobre sua origem judaica, Einstein diz que é “igual a todas as outras religiões”, na medida em que é “uma encarnação de superstição primitiva“.

“E o povo judeu ao qual pertenço de bom grado e em cuja mentalidade me sinto profundamente ancorado, para mim, não tem nenhum tipo diferente de dignidade dos outros povos”, lê-se.

“No que diz respeito à minha experiência, eles não são melhores do que outros grupos humanos, mesmo que sejam protegidos dos piores excessos pela falta de poder. De outro modo, não posso observar nada de escolhido sobre eles“, acrescenta.

Outras declarações

Segundo a NewsWeek, décadas antes de o físico ter escrito a carta, Einstein declarava em uma carta diferente que “a ideia de um Deus pessoal é infantil“.

“Podem me chamar de agnóstico, mas eu não compartilho o espírito de cruzada do ateu profissional. Eu prefiro uma atitude de humildade que corresponda à fraqueza da nossa compreensão intelectual sobre natureza e do nosso próprio ser”, lê-se nesse outro texto.

Mas talvez a mais famosa posição pública de Einstein sobre Deus seja mesmo a que, a propósito dos famosos Princípios da Incerteza que Heisenberg propôs, levaram o físico a garantir que Deus não joga os dados. Se existir, claro.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Em primeiro lugar, se a bíblia é uma lenda primitiva como Albert Einstein fala, chagamos a conclusão que ele não entendia nada de ciência, pois a bíblia fala de um povo oriundo de Abraão e de uma terra chamada Israel, pois bem sabemos da existência da terra de Israel, sabemos também que o túmulo de Abraão está lá até hoje no mesmo lugar aonde a mesma relata estar, na (Caverna de Macpela) aonde não só está sepultado Abraão,mas também a Yzak e a Jacó. A bíblia também fala de reis que marcaram a história de Israel, como Ezequias, Jeosafá, Salomão e Rei Davi, muito bem sabemos que o túmulo do rei Davi também se encontra lá, no qual já estive em todos esses lugares e falo com propriedade sobre isso, fora os achados arqueológicos que comprovam a existência dos reis de Israel e também a veracidade da bíblia sagrada. O templo dos judeus no qual Salomão construiu não existe mais,porém suas fundações estão lá até hoje comprovando a existência de Salomão, fora outro registros e achados que comprovam a veracidade da bíblia sagrada, enfim….minha pergunta é…como Albert Einstein sendo um cientista tão renomado pode ignorar tantas evidências científicas? Porque contra fatos,não existem argumentos.
    Como um cientista de tamanha envergadura pode ser tão ignorante diante de tantas provas? Oque posso dizer a esse respeito? Simples, com todo respeito que tenho por sua pessoa,Albert Einstein não entendia nada de Deus, nem tão pouco sobre a ciências espirituais que envolve a sua Palavra. ACHO QUE ELE FOI INFELIZ EM SUA CARTA.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …