Belem.marvilla / Wikimedia

Albert Einstein
Uma nota escrita pelo prestigiado cientista, vencedor do Nobel da Física em 1921, sobre o segredo para atingir a felicidade foi arrecadada por 1,5 milhão de dólares num leilão em Israel.
Segundo o The Guardian, a mensagem foi escrita por Albert Einstein em 1922, no Imperial Hotel de Tóquio, no Japão, para agradecer a um mensageiro do local. Na nota, escrita no papel do hotel, o prestigiado cientista descreveu sua teoria da felicidade.
“Uma vida calma e humilde trará mais felicidade do que a busca do sucesso ligada a constante agitação”, escreveu em alemão.
Agora, a mesma mensagem foi leiloada em Israel por 1,5 milhão de dólares, um valor muito superior ao que os responsáveis pelo evento esperavam.
“Foi um recorde de todos os tempos para um leilão de um documento em Israel”, afirma o porta-voz Meni Chadad, acrescentando que o comprador é europeu, mas preferiu manter o anonimato.
Também foi leiloada uma segunda mensagem, escrita pelo físico na mesma época, que dizia simplesmente: “Onde há vontade, há um caminho”; vendida por 240 mil dólares.
De acordo com o jornal britânico, as duas mensagens foram escritas quando Einstein se encontrava no Japão fazendo uma digressão, pouco depois de saber que tinha recebido o Nobel da Física.
O mensageiro japonês foi até o hotel para entregar uma mensagem ao cientista e, como ele teria se recusado a receber gorjeta ou então porque o alemão não tinha moedas, Einstein decidiu escrever a ele duas mensagens para que não fosse embora de “mãos vazias”, contou o responsável pela venda, que será parente do estafeta.
“Talvez, se você tiver, sorte essas notas poderão valer muito mais do que uma simples gorjeta”, teria dito ainda o físico alemão.
Einstein trabalhou na Universidade Hebraica de Jerusalém. Quando morreu, em 1955, deixou a instituição seus arquivos, tornando-a a proprietária da maior e mais extensa coleção dos seus documentos.
Ciberia // ZAP