Belem.marvilla / Wikimedia

Albert Einstein
Albert Einstein tinha medo do crescimento do antissemitismo alemão e escreveu sobre isso uma década antes de os nazistas chegarem ao poder. A carta foi vendida por mais de 28 mil euros.
A carta, datada de 1922, foi adquirida esta semana em um leilão em Jerusalém. A destinatária era a sua irmã Maria, de acordo com a Reuters.
“Aqui estão nascendo tempos economicamente e politicamente sombrios, por isso fico feliz em poder me afastar de tudo”, escreveu o físico de 43 anos, após sair de Berlim para um local não identificado na carta.
Albert Einstein, que três meses depois ganhou o Prêmio Nobel, deixou a capital alemã depois de extremistas de extrema-direita terem assassinado o ministro dos Negócios Estrangeiros, Walter Rathenu, um amigo e colega judeu, com a polícia a avisá-lo de que poderia ser a próxima vítima.
“Ninguém sabe onde estou e acredito em ficar desaparecido“, escreveu Einstein. “Estou muito bem, apesar de todos os antissemitas que existem entre meus colegas alemães.”
A carta fala em uma viagem planejada por Einstein ao Japão, o que sugere que ele a escreveu enquanto esperava para partir do porto de Kiel, no norte da Alemanha.
Quando os nazistas chegaram ao poder na Alemanha, em 1933, iniciaram uma campanha de perseguição antijudaica que culminaria no Holocausto. Einstein acabaria por renunciar à cidadania alemã e ficar nos EUA.
“O que é especial nessa carta é que Einstein realmente prevê. Ele percebe, com 10 anos de antecedência, o que vai acontecer na Alemanha”, observou Meron Eren, cofundador da leiloeira Kedem Auction House, que vendeu a carta a um comprador não identificado.
Essa é a segunda carta de Einstein que vai a leilão em três meses mês. A famosa carta em que o físico alemão afirmava que a Bíblia não passa de uma “lenda primitiva” e que Deus é uma fraqueza humana será leiloada pela Christie’s no dia 4 de dezembro.
O texto, escrito por Einstein em 1954, um ano antes da sua morte, em resposta ao livro Choose Life: The Biblical Call to Revolt do filósofo Eric Gutkind, pode valer algo entre 870 mil euros e 1,3 milhão de euros.
Ciberia // ZAP