Dinamarca vai enviar imigrantes indesejados para ilha remota

Venstre / Flickr

A ministra dinamarquesa da Imigração e Integração, Inger Støjberg, mostrou-se “agradada”

A Dinamarca pretende banir para uma ilha remota requerentes de asilo cujos pedidos tenham sido rejeitados ou que tenham cadastro, revelou nesta terça-feira (4) um deputado de um partido apoiante do governo dinamarquês.

Segundo Martin Henriksen, deputado do Partido Popular Dinamarquês (PPD), uma formação anti-imigração que apoia o governo de centro-direita, a iniciativa do executivo “é um sinal para todo o mundo de que a Dinamarca não é atrativa” para imigrantes.

Embora considerando que esse projeto do governo pode representar uma violação do direito internacional, Henriksen acrescentou que seu partido não “se importa de desafiar as convenções [internacionais]”.

De acordo com o relato do Copenhagen Post, a decisão foi uma contrapartida na qual o governo dinamarquês cedeu para garantir a aprovação do Orçamento do Estado por parte do Partido Popular Dinamarquês – força política anti-imigração e com tendências de extrema-direita.

Em comunicado, a ministra dinamarquesa da Imigração e Integração, Inger Støjberg, mostrou-se “agradada” com o compromisso de “estabelecer um centro de saída na ilha de Lindholm para os criminosos que vivem nesse momento no Centro de Kærshovedgård”.

Os visados “não são desejados no país e, com o novo centro de saída na ilha de Lindholm, vamos enviar um sinal de que não têm futuro na Dinamarca”, acrescentou.

Por sua vez, o PPD se parabenizou com a medida, publicando um vídeo no Twitter no qual é possível ver um homem de pele escura e vestes árabes deixado numa ilha remota de barco.

“Expulsos, os estrangeiros criminosos não têm nada para fazer na Dinamarca”, “até que possamos nos ver livres deles, vamos mandá-los para a ilha de Lindholm (…) onde serão obrigados a ficar no novo centro à noite”, pode-se ler no vídeo.

A isolada ilha de Lindholm foi, até o meio do ano, um local de experiências laboratoriais do Instituto de Veterinária do Estado, que investigava doenças animais contagiosas. Localizada na Baía de Stege, a ilha tem sete hectares e fica a cerca de dois quilômetros ao sul da Zelândia, informa o New York Times.

O plano, adotado na semana passada pelo governo e pelo PPD – garantindo ambos os 90 votos para obterem uma maioria –, consiste em descontaminar a ilha desabitada e criar instalações para imigrantes, a fim de alojar cerca de 100 pessoas em 2021.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Teste experimental detecta câncer em apenas 10 minutos

Cientistas australianos desenvolveram um novo teste capaz de detectar câncer em apenas 10 minutos, utilizando o DNA obtido através de uma amostra de sangue. A detecção precoce tem melhorado significativamente o prognóstico do câncer. Por esse …

Nova regra em Wall Street: evitar mulheres a todo o custo

Os homens de Wall Street estão adotando certos comportamentos para afastar as mulheres da esfera econômica após o surgimento do movimento #MeToo. Evitam jantares com colegas de trabalho, não se sentam ao lado de mulheres nos …

Cientistas encontram a água mais estranha de todo o Sistema Solar

Febe, um dos satélites de Saturno, tem a água mais incomum do Sistema Solar, apontou um novo estudo realizado por uma equipe de cientistas do Instituto de Ciência Planetária de Tucson, no estado norte-americano do …

Linguagem anti-animal: PETA quer acabar com o pau e atirar peixe ao gato

E se fosse proibido dizer “agarrar o touro pelos chifres”? A associação de defesa dos animais PETA quer eliminar da linguagem cotidiana expressões que ofendem várias espécies, dando como alternativas expressões pet-friendly. Há várias expressões que …

Pântanos nos EUA ganham cores do arco-íris (e já há explicação)

Um arco-íris pareceu baixar do céu e se instalar nas águas de um pântano do parque First Landing State, no estado da Virgínia, Estados Unidos. A fotografia, postada por Brent Rosse no Instagram, mostra o …

Duterte encoraja matar bispos católicos das Filipinas porque "são inúteis"

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, atacou de novo os bispos católicos ao afirmar que eles "são inúteis" e encorajou matá-los, em um país onde 85% da população é católica. "Os bispos de vocês, matem-nos. Esses …

“Gravidez é um problema que só dura nove meses”, diz futura ministra de Bolsonaro

A futura ministra da pasta da Mulher, Família e Direitos Humanos do futuro governo de Bolsonaro afirmou que a gravidez é “um problema que só dura nove meses”, assumindo-se contra o aborto. “Se a gravidez é …

Simples sinal negativo pode explicar por que 95% do Universo está desaparecendo

Uma equipe de cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, pode ter resolvido um dos maiores mistérios da Física moderna ao unificar a matéria escura com a energia escura em um só fenômeno – …

Descoberto novo método para reverter a calvície

Uma equipe de cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, identificou vias moleculares de sinalização que impedem o crescimento de pelo na pele danificada, descoberta que pode ajudar na …

No Brasil: nasce o primeiro bebê de útero transplantado de doadora morta

Uma brasileira deu à luz uma menina depois de receber um transplante de útero de uma doadora que morreu. Trata-se do primeiro caso bem sucedido desse tipo de procedimento. Em setembro de 2016, uma paciente de …