Dinamarca proíbe uso do véu islâmico completo

O parlamento dinamarquês aprovou nesta quinta-feira (31) uma lei que proíbe o uso do véu islâmico integralmente no espaço público, seguindo vários países europeus, como a França e a Bélgica, que adotaram a regra.

“Qualquer pessoa que use um traje que cobre o rosto em locais públicos pode ser multada”, diz o texto da nova lei dinamarquesa, aprovado nesta quinta-feira por maioria qualificada de 75 votos contra 30.

A partir de 1º de agosto, data que a nova legislação entra em vigor, qualquer infração à interdição do uso de véu integral em lugares públicos será punida com uma multa de 1.000 coroas dinamarquesa (quase R$ 600). Se as infrações se repetirem, a multa pode ser elevada a 10 mil coroas (cerca de R$ 5.700).

Não é compatível com os valores da sociedade dinamarquesa, nem com o respeito pelos outros, ocultar o rosto quando se está em um espaço público. Devemos defender o respeito pelos valores que nos unem”, afirmou em fevereiro, quando a lei foi proposta, o ministro da Justiça da Dinamarca, Soren Pape Poulsen.

O projeto de lei, apresentado pelo governo de centro-direita, teve o apoio das duas maiores forças políticas do Parlamento, os sociais-democratas e o Partido Popular dinamarquês (populista, anti-imigração).

A Anistia Internacional, citada pela revista portuguesa Sábado, já reagiu à aprovação do projeto de lei, afirmando que a medida é uma violação ao direito das mulheres.

“Todas as mulheres devem ser livres de se vestir como quiserem e de usar roupas que expressem sua identidade e suas crenças. A proibição terá um impacto negativo nas mulheres islâmicas que escolhem usar um niqab ou uma burqa“, afirmou o diretor para a Europa da organização dos Direitos HumanosGauri van Gulik.

“Se a intenção da lei era proteger os direitos das mulheres, falhou de forma desprezível. A lei criminaliza as mulheres pela escolha de vestuário”, destacou o responsável. Não foram divulgadas estatísticas oficiais sobre o número de mulheres que usam niqab ou burqa na Dinamarca.

A Dinamarca não é o primeiro país europeu a proibir o uso de véu islâmico em público. Em novembro de 2016, a Holanda proibiu o uso do véu islâmico completo em locais públicos como escolas, hospitais e transportes coletivos.

O texto, anunciado em maio pelo governo do primeiro-ministro liberal, Mark Rutte, prevê a proibição de vestuário que esconda totalmente o rosto em estabelecimentos de ensino, de saúde, governamentais e nos transportes públicos.

A Áustria, em junho de 2017, também proibiu o véu islâmico em espaços públicos, uma medida proposta pela coligação centrista no poder, confrontada com o crescimento da extrema-direita no país.

O anúncio da medida motivou a discussão na Áustria entre a comunidade muçulmana, com o presidente da República, Alexander Van der Bellen, um ecologista liberal, a considerar que “não é uma boa lei”.

Entretanto, em uma decisão de maio de 2017, o Tribunal de Justiça da União Europeia considerou que uma empresa privada pode proibir o uso de sinais visíveis de convicções políticas, filosóficas ou religiosas, desde que se aplique de forma geral e indiferenciada.

“Uma regra interna de uma empresa que proíba o uso visível de qualquer sinal político, filosófico ou religioso não constitui uma discriminação direta“, determinou o TJUE.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …