“Distribuição de literatura não é crime”; mesmo que seja um panfleto incitando o espancamento de negros nos EUA

O Ku Klux Klan (KKK) da Flórida tem distribuído panfletos no norte e no centro do Estado. “Qualquer macaco que for apanhado flertando com uma garota branca será espancado com bastões – é uma promessa”, diz o texto. As autoridades norte-americanas estão investigando o assunto como “distribuição de literatura” que, “em si, não é um crime”.

A descoberta de panfletos com mensagens de ódio e racistas e ameaças contra cidadãos negros e judeus é investigada pela polícia da Flórida.

De acordo com o Público, esta não é a primeira vez que são distribuídos estes folhetos, mas o que os distingue é a violência das ameaças, que tem aumentado.

Em um dos panfletos pode-se ler um “aviso a todos os negros“: “Qualquer macaco que for apanhado flertando com uma garota branca será espancado com bastões e as suas mães não receberão mais bananas – isso é uma promessa!”

E os judeus também não ficam de fora dos alvos de ódio do grupo extremista: “Quem luta contra o judeu, luta contra o Diabo“. A frase remete à Segunda Guerra Mundial, sendo da autoria de Julius Streitcher, um dos responsáveis pela propaganda nazista antes e durante o conflito e fundador do jornal Der Stürmer.

Os panfletos foram encontrados na zona de East Arlington, em Jacksonville, em várias ruas dos bairros em frente à porta de cada residência e a autoria é creditada aos Loyal White Knights, o maior dos vários grupos independentes espalhados pelos Estados Unidos que representam o terceiro braço Ku Klux Klan.

As autoridades norte-americanas disseram que investigam o caso, mas não acreditam haver indícios de crime: “Se não houver crime, aproveitamos a oportunidade para explicar que a distribuição de literatura, independentemente do grau de ofensa que tem para algumas pessoas, não é, em si, um crime“.

Outros panfletos foram encontrados durante o fim de semana, no mesmo Estado, mas desta vez com o objetivo de recrutar.

Dentro de um pacote de balas jogado no chão perto de Orlando, no centro de Flórida, lia-se “Acabem com a Aids, apoiem a perseguição de gays”.

Jame Spears, um dos líderes do grupo, disse que o objetivo era recrutar novos membros e “fazer os brancos saberem que o Klan está no bairro deles”. “Não vejo diferenças entre os Loyal White Knights, o NAACP (National Association for the Advancement of Colored People, organização que defende e promove os direitos dos negros) e outros grupos de defesa dos direitos civis”, declarou Spears.

Grupos como os Loyal White Knights, fundados na última década, se apresentam como os legítimos herdeiros do Ku Klux Klan original (meados da década de 1860) e do segundo braço (de 1915 até ao fim da Segunda Guerra Mundial).

Ao contrário dos antecessores, eles dizem que não são racistas e que não defendem o uso de violência.

Em vez disso, dizem que defendem apenas uma ideologia e que, por isso, têm direito à liberdade de expressão nos Estados Unidos; e que compreendem e respeitam as lutas de cada comunidade, desde que essas comunidades não se misturem – é com esta nova formulação que pretendem se equiparar a grupos de ativistas como o Black Lives Matter, por exemplo.

Ciberia // ZAP

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA:

Cientista revela como é o som do Sol

Já parou para pensar no som que as estrelas fazem? Bill Chaplin, professor de Astrofísica na Universidade de Birmingham, na Inglaterra, explica que esses corpos celestes têm um barulho natural. Segundo explica o professor Bill Chaplin, …

Grande Barreira de Corais sofreu um “colapso catastrófico”

A Grande Barreira de Corais na Austrália, patrimônio mundial da UNESCO, sofreu um “colapso catastrófico” de corais durante uma onda de calor em 2016. “Uma ameaça à diversidade da vida marinha”, revelou um estudo da …

Bolas gigantes de ervas daninhas "atacam" cidade da Califórnia

As bolas gigantes conhecidas como “tumbleweed” cobriram casas, invadiram ruas e lançaram um verdadeiro caos em uma cidade do estado da Califórnia, nos Estados Unidos. “Invasão” foi a palavra que a moradora Tanya Speight utilizou para …

Hans Asperger colaborou ativamente com os nazistas na Segunda Guerra Mundial

Documentos recentemente descobertos sugerem que Hans Asperger, o pediatra cujo nome descreve uma forma de autismo, esteve ativamente envolvido no programa de eutanásia do regime nazista na Áustria. As provas foram retiradas de documentos e registros …

Quase 40 anos depois, a Arábia Saudita voltou a ter cinema

A Arábia Saudita inaugurou nesta quarta-feira (18) o primeiro cinema comercial, pondo fim a uma proibição de quase 40 anos, em um esforço do príncipe saudita para modernizar o reino conservador. Segundo a Reuters, o novo …

Se reunião com a Coreia do Norte não correr bem, Trump se levanta e sai

Donald Trump admitiu haver a possibilidade de libertar os três norte-americanos presos na Coreia do Norte e adiantou que pode cancelar o encontro com Kim Jung-un se achar que não será produtivo. Nesta quarta-feira (18), Donald …

Miguel Díaz-Canel, o primeiro presidente da Cuba pós-Castro

Miguel Mario Díaz-Canel, o número 2 do governo de Cuba desde 2013, se tornou nesta quinta-feira (19) o novo presidente do país, onde, pela primeira vez em seis décadas, a principal liderança não tem Castro …

Projeto que prevê proibição de plástico descartável no Brasil é aprovado pelo Senado

Na terça-feira (17), a Comissão de Meio Ambiente (CMA), que faz parte do Senado, aprovou um projeto importantíssimo, que prevê a retirada gradual do plástico descartável no Brasil. De acordo com o projeto, em dez anos, …

MPF pede que Ibama indefira exploração de petróleo na foz do Amazonas

O Ministério Público Federal (MPF) no Amapá expediu recomendação nesta quarta-feira (18) para que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) indefira licença para exploração de petróleo na foz do …

Temer tira dinheiro da saúde e do combate à violência contra a mulher para usá-lo em publicidade

No último dia 10, o governo de Michel Temer, através do Ministério do Planejamento, baixou a Portaria 75, que remaneja recursos do orçamento para a Secretaria de Comunicação (Secom), pasta responsável pela propaganda oficial do …