“Distribuição de literatura não é crime”; mesmo que seja um panfleto incitando o espancamento de negros nos EUA

O Ku Klux Klan (KKK) da Flórida tem distribuído panfletos no norte e no centro do Estado. “Qualquer macaco que for apanhado flertando com uma garota branca será espancado com bastões – é uma promessa”, diz o texto. As autoridades norte-americanas estão investigando o assunto como “distribuição de literatura” que, “em si, não é um crime”.

A descoberta de panfletos com mensagens de ódio e racistas e ameaças contra cidadãos negros e judeus é investigada pela polícia da Flórida.

De acordo com o Público, esta não é a primeira vez que são distribuídos estes folhetos, mas o que os distingue é a violência das ameaças, que tem aumentado.

Em um dos panfletos pode-se ler um “aviso a todos os negros“: “Qualquer macaco que for apanhado flertando com uma garota branca será espancado com bastões e as suas mães não receberão mais bananas – isso é uma promessa!”

E os judeus também não ficam de fora dos alvos de ódio do grupo extremista: “Quem luta contra o judeu, luta contra o Diabo“. A frase remete à Segunda Guerra Mundial, sendo da autoria de Julius Streitcher, um dos responsáveis pela propaganda nazista antes e durante o conflito e fundador do jornal Der Stürmer.

Os panfletos foram encontrados na zona de East Arlington, em Jacksonville, em várias ruas dos bairros em frente à porta de cada residência e a autoria é creditada aos Loyal White Knights, o maior dos vários grupos independentes espalhados pelos Estados Unidos que representam o terceiro braço Ku Klux Klan.

As autoridades norte-americanas disseram que investigam o caso, mas não acreditam haver indícios de crime: “Se não houver crime, aproveitamos a oportunidade para explicar que a distribuição de literatura, independentemente do grau de ofensa que tem para algumas pessoas, não é, em si, um crime“.

Outros panfletos foram encontrados durante o fim de semana, no mesmo Estado, mas desta vez com o objetivo de recrutar.

Dentro de um pacote de balas jogado no chão perto de Orlando, no centro de Flórida, lia-se “Acabem com a Aids, apoiem a perseguição de gays”.

Jame Spears, um dos líderes do grupo, disse que o objetivo era recrutar novos membros e “fazer os brancos saberem que o Klan está no bairro deles”. “Não vejo diferenças entre os Loyal White Knights, o NAACP (National Association for the Advancement of Colored People, organização que defende e promove os direitos dos negros) e outros grupos de defesa dos direitos civis”, declarou Spears.

Grupos como os Loyal White Knights, fundados na última década, se apresentam como os legítimos herdeiros do Ku Klux Klan original (meados da década de 1860) e do segundo braço (de 1915 até ao fim da Segunda Guerra Mundial).

Ao contrário dos antecessores, eles dizem que não são racistas e que não defendem o uso de violência.

Em vez disso, dizem que defendem apenas uma ideologia e que, por isso, têm direito à liberdade de expressão nos Estados Unidos; e que compreendem e respeitam as lutas de cada comunidade, desde que essas comunidades não se misturem – é com esta nova formulação que pretendem se equiparar a grupos de ativistas como o Black Lives Matter, por exemplo.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo revela por que formigas são excepcionalmente fortes

Neste trabalho, os pesquisadores conseguiram obter imagens detalhadas do que ocorre no tórax de uma formiga, tirando raios-X e criando modelos 3D para analisar os músculos e o esqueleto interno. Pesquisadores de universidades do Japão e …

Hackers russos são acusados de planejarem ataques contra as Olímpiadas do Japão

Hackers russos estariam planejando uma nova onda de ataques contra a organização das Olímpiadas de 2020, que aconteceriam neste ano, no Japão, e foram transferidas para 2021 devido à pandemia do novo coronavírus. Mais uma …

Pais de 545 crianças separadas na fronteira dos EUA não foram localizados

Famílias foram separadas como parte da política anti-imigração de Trump a partir de 2017. Muitos dos pais podem ter sido deportados sem os filhos. Os pais de 545 crianças migrantes que foram separadas deles nos Estados …

ONG Repórteres Sem Fronteiras denuncia deterioração da liberdade de imprensa no Brasil

Um novo relatório publicado nesta terça-feira (20) pela ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) denuncia o aumento de ameaças a jornalistas e veículos de comunicação no Brasil em 2020. Para a organização civil, sediada em …

Empreendedor mineiro cria vassoura mágica que também é meio de transporte

A sensação de voar em uma vassoura mágica se tornou possível em Belo Horizonte, Minas Gerais, pelas mãos do empreendedor Alexandre Russo, de 28 anos. Fundador da empresa Nuvem Vassouras, o mineiro criou a “Real Flying …

Bebês ingerem 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia, diz estudo

Um bebê de 12 meses ingere, em média, mais de 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia que são liberadas da mamadeira, revelou um estudo divulgado nesta segunda-feira (19/10). O impacto destas micropartículas para …

Aumento na densidade do espaço fora do sistema solar é descoberto pela sonda espacial Voyager

Em novembro de 2018, após uma viagem épica de 41 anos, a Voyager 2 finalmente cruzou a fronteira que marcava o limite da influência do Sol e entrou no espaço interestelar. Mas a missão da …

Polícia Federal faz operação de busca e apreensão na 77ª fase da Lava Jato

São sete mandatos no Rio de Janeiro e em Niterói contra suspeita de propina na Petrobras envolvendo pouco mais de três bilhões de litros de combustíveis. Por determinação da 13ª Vara Federal em Curitiba (PR), a …

Suspeitos de COVID-19 podem ter dados compartilhados com a polícia na Inglaterra

  As informações pessoais de suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) podem ser utilizadas pela polícia da Inglaterra para garantir que eles não quebrem o isolamento. De acordo com as informações oficiais, as autoridades poderão ter …

Jejum intermitente funciona? Este estudo indica que não

Um estudo recém publicado na revista médica “Jama Internal Medicine” mostra que a prática conhecida como jejum intermitente não traz benefícios para o corpo e, ainda, não promove perda de peso de fato. A pesquisa, …