“Distribuição de literatura não é crime”; mesmo que seja um panfleto incitando o espancamento de negros nos EUA

O Ku Klux Klan (KKK) da Flórida tem distribuído panfletos no norte e no centro do Estado. “Qualquer macaco que for apanhado flertando com uma garota branca será espancado com bastões – é uma promessa”, diz o texto. As autoridades norte-americanas estão investigando o assunto como “distribuição de literatura” que, “em si, não é um crime”.

A descoberta de panfletos com mensagens de ódio e racistas e ameaças contra cidadãos negros e judeus é investigada pela polícia da Flórida.

De acordo com o Público, esta não é a primeira vez que são distribuídos estes folhetos, mas o que os distingue é a violência das ameaças, que tem aumentado.

Em um dos panfletos pode-se ler um “aviso a todos os negros“: “Qualquer macaco que for apanhado flertando com uma garota branca será espancado com bastões e as suas mães não receberão mais bananas – isso é uma promessa!”

E os judeus também não ficam de fora dos alvos de ódio do grupo extremista: “Quem luta contra o judeu, luta contra o Diabo“. A frase remete à Segunda Guerra Mundial, sendo da autoria de Julius Streitcher, um dos responsáveis pela propaganda nazista antes e durante o conflito e fundador do jornal Der Stürmer.

Os panfletos foram encontrados na zona de East Arlington, em Jacksonville, em várias ruas dos bairros em frente à porta de cada residência e a autoria é creditada aos Loyal White Knights, o maior dos vários grupos independentes espalhados pelos Estados Unidos que representam o terceiro braço Ku Klux Klan.

As autoridades norte-americanas disseram que investigam o caso, mas não acreditam haver indícios de crime: “Se não houver crime, aproveitamos a oportunidade para explicar que a distribuição de literatura, independentemente do grau de ofensa que tem para algumas pessoas, não é, em si, um crime“.

Outros panfletos foram encontrados durante o fim de semana, no mesmo Estado, mas desta vez com o objetivo de recrutar.

Dentro de um pacote de balas jogado no chão perto de Orlando, no centro de Flórida, lia-se “Acabem com a Aids, apoiem a perseguição de gays”.

Jame Spears, um dos líderes do grupo, disse que o objetivo era recrutar novos membros e “fazer os brancos saberem que o Klan está no bairro deles”. “Não vejo diferenças entre os Loyal White Knights, o NAACP (National Association for the Advancement of Colored People, organização que defende e promove os direitos dos negros) e outros grupos de defesa dos direitos civis”, declarou Spears.

Grupos como os Loyal White Knights, fundados na última década, se apresentam como os legítimos herdeiros do Ku Klux Klan original (meados da década de 1860) e do segundo braço (de 1915 até ao fim da Segunda Guerra Mundial).

Ao contrário dos antecessores, eles dizem que não são racistas e que não defendem o uso de violência.

Em vez disso, dizem que defendem apenas uma ideologia e que, por isso, têm direito à liberdade de expressão nos Estados Unidos; e que compreendem e respeitam as lutas de cada comunidade, desde que essas comunidades não se misturem – é com esta nova formulação que pretendem se equiparar a grupos de ativistas como o Black Lives Matter, por exemplo.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Restaurante alemão proíbe entrada de crianças

Chamado "cozinha da vovó" em alemão, estabelecimento barra menores de 14 anos após 17h. Proprietário diz querer proporcionar um "oásis de paz" a seus clientes. Um restaurante no balneário de Binz, na ilha alemã de Rügen, …

Sobe número de mortos com queda de ponte em Gênova

Com a morte do motorista romeno de 36 anos Marian Rosca, subiu para 43 o número de mortos após o desabamento de um viaduto na cidade de Gênova, na Itália. Dos nove feridos que estavam …

Identificadas as galáxias mais antigas do Universo (no quintal da Via Láctea)

Astrônomos identificaram algumas das galáxias mais antigas do Universo em órbita da Via Láctea. Encontrar estas entidades cósmicas é como encontrar os restos dos primeiros humanos que habitaram a Terra. Segundo os autores do estudo, publicado …

Sul da Índia "se afoga" nas piores inundações em um século

O estado indiano de Kerala vive há dez dias as piores inundações em um século por causa das torrenciais chuvas de monção, que já deixaram cerca de 200 mortos e mais de 220 mil evacuados …

200 mil bombas de Hiroshima: o poder do supervulcão de Santorini

Um novo estudo, realizado com base em análises de anéis de árvores, pode definir com mais precisão o momento em que o supervulcão de Santorini, na Grécia, entrou em erupção. A nova pesquisa ajudou a …

Matemáticos do MIT resolvem um velho mistério sobre o espaguete

Partir um palito de espaguete seco em somente dois pedaços é uma missão praticamente impossível. Ou era, até que matemáticos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, conseguiram descobrir um truque que permite …

Colapso de ponte em Gênova: sobe para 41 o número de mortos

O número de vítimas da desmoronamento de uma pontos na cidade de Gênova, no noroeste da Itália, subiu para 41, depois que as equipes de bombeiros encontraram entre os blocos de concreto um veículo com …

Morre o ex-secretário-geral da ONU e Nobel da Paz Kofi Annan

Morreu neste sábado (18) o ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e vencedor do prêmio Nobel da Paz, o ganês Kofi Annan, de 80 anos. A informação foi confirmada pela família. Não foram divulgados …

Dos 27,4 mil registros de candidaturas, 8,4 mil são de mulheres

As candidaturas femininas nas eleições de outubro chegam a 30,7%, o equivalente a 8.435, do total de 27.485 pedidos de registros encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Centro-Oeste é a região com maior percentual …

"Multa do bem" diminui casos de atropelamento no trânsito

Elogiar motoristas que dão preferência aos pedestres no trânsito é uma maneira simples de evitar atropelamentos. Afinal, quem não gosta de ser elogiado quando faz a coisa certa? Qualquer pessoa gosta, e a psicologia tem …