“Distribuição de literatura não é crime”; mesmo que seja um panfleto incitando o espancamento de negros nos EUA

O Ku Klux Klan (KKK) da Flórida tem distribuído panfletos no norte e no centro do Estado. “Qualquer macaco que for apanhado flertando com uma garota branca será espancado com bastões – é uma promessa”, diz o texto. As autoridades norte-americanas estão investigando o assunto como “distribuição de literatura” que, “em si, não é um crime”.

A descoberta de panfletos com mensagens de ódio e racistas e ameaças contra cidadãos negros e judeus é investigada pela polícia da Flórida.

De acordo com o Público, esta não é a primeira vez que são distribuídos estes folhetos, mas o que os distingue é a violência das ameaças, que tem aumentado.

Em um dos panfletos pode-se ler um “aviso a todos os negros“: “Qualquer macaco que for apanhado flertando com uma garota branca será espancado com bastões e as suas mães não receberão mais bananas – isso é uma promessa!”

E os judeus também não ficam de fora dos alvos de ódio do grupo extremista: “Quem luta contra o judeu, luta contra o Diabo“. A frase remete à Segunda Guerra Mundial, sendo da autoria de Julius Streitcher, um dos responsáveis pela propaganda nazista antes e durante o conflito e fundador do jornal Der Stürmer.

Os panfletos foram encontrados na zona de East Arlington, em Jacksonville, em várias ruas dos bairros em frente à porta de cada residência e a autoria é creditada aos Loyal White Knights, o maior dos vários grupos independentes espalhados pelos Estados Unidos que representam o terceiro braço Ku Klux Klan.

As autoridades norte-americanas disseram que investigam o caso, mas não acreditam haver indícios de crime: “Se não houver crime, aproveitamos a oportunidade para explicar que a distribuição de literatura, independentemente do grau de ofensa que tem para algumas pessoas, não é, em si, um crime“.

Outros panfletos foram encontrados durante o fim de semana, no mesmo Estado, mas desta vez com o objetivo de recrutar.

Dentro de um pacote de balas jogado no chão perto de Orlando, no centro de Flórida, lia-se “Acabem com a Aids, apoiem a perseguição de gays”.

Jame Spears, um dos líderes do grupo, disse que o objetivo era recrutar novos membros e “fazer os brancos saberem que o Klan está no bairro deles”. “Não vejo diferenças entre os Loyal White Knights, o NAACP (National Association for the Advancement of Colored People, organização que defende e promove os direitos dos negros) e outros grupos de defesa dos direitos civis”, declarou Spears.

Grupos como os Loyal White Knights, fundados na última década, se apresentam como os legítimos herdeiros do Ku Klux Klan original (meados da década de 1860) e do segundo braço (de 1915 até ao fim da Segunda Guerra Mundial).

Ao contrário dos antecessores, eles dizem que não são racistas e que não defendem o uso de violência.

Em vez disso, dizem que defendem apenas uma ideologia e que, por isso, têm direito à liberdade de expressão nos Estados Unidos; e que compreendem e respeitam as lutas de cada comunidade, desde que essas comunidades não se misturem – é com esta nova formulação que pretendem se equiparar a grupos de ativistas como o Black Lives Matter, por exemplo.

Ciberia // ZAP

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA:

Modelo francesa se torna a primeira “playmate” transgênero da história da Playboy

A modelo francesa Ines Rau ganhou espaço nas páginas centrais da revista Playboy. Além de exibir suas curvas sem pudor, ela fez história ao se tornar a primeira “playmate” transgênero da história da revista. Ines não …

Poluição mata mais pessoas no mundo do que a guerra, a violência e a fome

Uma morte em cada seis ocorridas no mundo em 2015 esteve ligada à poluição, essencialmente à poluição do ar, mas também da água e dos locais de trabalho, segundo um estudo publicado na última sexta-feira …

Aplicativo para celular detecta sinais precoces do Mal de Parkinson

Uma equipe de pesquisadores portugueses participa de um projeto europeu que detecta os primeiros sintomas de Parkinson e combate a progressão da doença. O Parkinson é uma doença sutil e difícil de detectar. Os exames não …

Combate "fatal" entre robôs gigantes vira "aposta esportiva" do futuro

Como se fossem protagonistas da saga cinematográfica "Transformers", robôs humanoides gigantes se enfrentaram pela primeira vez em um duelo "fatal" em um projeto que pretende se transformar em uma modalidade esportiva com milhões de seguidores. Esse …

Putin revela há algo ainda “mais perigoso que uma bomba nuclear”

O presidente da Rússia falou a jovens de todo o mundo no sábado (21) a propósito do XIX Festival Mundial da Juventude e Estudantes, celebrado na Rússia entre os dias 22 e 14 de outubro. Seja …

Parada LGBT+ de Copacabana recorre a financiamento coletivo

Os organizadores da Parada LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersexuais) de Copacabana recorreram a uma ferramenta de financiamento coletivo na internet para compensar a crise enfrentada em 2017, enquanto negociam o patrocínio de apoiadores …

Relatório de CPI do Senado diz que Previdência Social não tem deficit

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência, senador Hélio José (PROS-DF), apresentou nesta segunda-feira (23) o relatório final dos trabalhos ao colegiado, com a conclusão de que a Previdência Social não é …

PF indicia ex-presidente do BNDES e Carolina Oliveira, mulher do governador de Minas Gerais

A Polícia Federal (PF) concluiu inquérito da Operação Acrônimo e indiciou oito pessoas, entre as quais o ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Luciano Coutinho e a primeira-dama de Minas Gerais, …

Coordenadora que convenceu aluno a parar de atirar em Goiânia: "Não tive medo"

A coordenadora que convenceu o adolescente de 14 anos a parar de atirar contra a turma disse neste domingo (22) ao Fantástico que não teve medo de abordar o aluno no Colégio Goyases, em Goiânia, …

O avião mais rápido do mundo chega a qualquer lugar em menos de 1 hora

A Lockheed Martin, fabricante de produtos aeroespaciais e principal produtora de equipamentos militares do mundo, prepara-se para apresentar seu novo avião de combate e espionagem SR-72, que será o mais rápido do mundo. O planos para …