Dezenas de homicídios depois, o site neonazista mais antigo da internet é retirado do ar sem aviso

O Stormfront, o mais antigo site supremacista da internet, saiu do ar sem aviso. O fundador, Don Black, opera o domínio stormfront.org há 22 anos, desde 1995, tendo ficado “muito surpreso” que o site tenha sido retirado do ar.

Depois de o site neonazista mais antigo do mundo ter sido retirado do ar, ao fim de 22 anos, surpreendendo o seu fundador, Don Black, estão sendo mobilizados esforços, neste momento, para pôr o conteúdo de volta online.

Uma empresa revogou o nome do domínio, depois de ter recebido queixas de que o site incitava ao ódio e estava vinculado a dezenas de homicídios. Don Black, um ex-líder do Ku Klux Klan, disse não ter recebido nenhum aviso antes da Networks Solutions bloquear o uso do stormfront.org na sexta-feira passada.

O site tinha mais de 300 mil usuários registrados, segundo Black, e os números dispararam depois dos violentos confrontos em Charlottesville.

Popular entre o Klu Klux Klan e grupos neonazistas, o site incluía fóruns onde os utilizadores podiam promover eventos de empoderamento branco. “Vou falar com os meus advogados. É tudo o que posso fazer neste momento”, defendeu-se Black ao The Telegraph.

No entanto, este não é um caso isolado. O The Daily Stormer, outro site supremacista, foi também apagado após os confrontos de Charlottesville.

O Comitê de Advogados dos Direitos Civis disse que o site foi desligado devido a queixas arquivadas na Network Solutions alegando que o stormfront.org promove não apenas o discurso de ódio, como também a violência mortal.

Utilizadores do site de Black foram implicados em mais de 100 assassinatos, de acordo com a queixa, incluindo 77 pessoas mortas pelo neonazista Anders Breivik em um acampamento na Noruega em 2011.

“Especialmente na sequência dos trágicos acontecimentos em Charlottesville e o pico nos crimes de ódio por todo o país, Stormfront cruzou a linha de discurso permitido e incitou à violência”, disse Kristen Clarke, diretora executiva do Comitê de Advogados dos Direitos Civis.

Black, que falava sobre o encerramento do site num programa de rádio online na segunda-feira (28), disse que o stormfront.org tinha regras contra a promoção da violência ou qualquer outro crime.

O ex-mago do Klan Imperial, David Duke, que apareceu também no programa de rádio, expressou o seu “total apoio” a Black e ao site. “Foi o primeiro site importante a defender os direitos dos brancos”, disse Duke.

Black está envolvido no movimento da supremacia branca desde a década de 1970 e foi condenado em 1981 por participar de um plano de direita para derrubar o governo da ilha caribenha da República Dominicana.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …