Deus é um “estúpido filho da mãe”: presidente filipino insulta 76 milhões de compatriotas

King Rodriguez, PPD / Wikimedia

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

Rodrigo Duterte, presidente das Filipinas – país em que a maioria da população é católica – se referiu a Deus como um “estúpido filho da mãe” durante a cúpula na cidade de Davao.

Ao falar sobre o conceito católico de pecado original, de Adão e Eva, Duterte exclamou: “Adão comeu o fruto proibido e aí nasceu a maldade. Quem é esse Deus estúpido?”.

“Foi um ato cometido por sua mãe e pai”, continuou. “Você nem nasceu ainda, mas já tem o pecado original. Que tipo de religião é essa? Não posso aceitá-la”, manifestou o líder filipino, citado pelo portal Philippine Llifestyle.

Duterte confessou, porém, a sua crença em uma “mente universal”. “Acredito que há uma mente universal. Não posso a retratar como um ser humano. Mas eu realmente acredito, eu tenho esta fé em algo permanente — mas não confio em religião”, assegurou.

Há uns dois anos, durante sua primeira campanha eleitoral, Duterte enfureceu a população católica do país ao xingar o Papa Francisco cuja visita oficial, em sua opinião, contribuiu para o aumento do tráfego rodoviário na capital, Manila.

Duterte fez declarações semelhantes neste mês, durante sua reunião com uma comunidade filipina na Coreia do Sul. “Se este é o Deus dos católicos, é uma mentira. Busquem um Deus certo”, manifestou.

Os comentários provocantes de Duterte em relação a Deus apareceram em meio aos recentes assassínios de três clérigos nas Filipinas, o único país asiático com maioria de população cristã: mais de 86%, ou seja, 76 milhões de pessoas.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Nenhuma das declarações registradas nesta reportagem é motivo para revolta.
    Primeiro, porque não existe consenso entre os estudiosos da Bíblia a respeito da veracidade do “pecado original”. O Duterte está sendo bastante racional nesse assunto. Ele chama de estúpido o “deus” dos que acreditam nessa linha de pensamento, em contraponto ao Deus verdadeiro e santo dos que não acreditam.
    Segundo, por ocasião da visita do “papa”, ele mais uma vez foi racional e falou como administrador público, até porque o “papa” e as suas visitas não servem para nada, mesmo, além de provocar congestionamentos.
    Terceiro, ao declarar ““Se este é o Deus dos católicos, é uma mentira. Busquem um Deus certo”, o Duterte acertou na mosca. O “deus” católico não é o mesmo Deus dos cristãos, pois aquele se assenta no trono com Maria. Este governa sozinho e não tem “senhora” nenhuma para dar pitacos no seu governo do universo.
    Não concordo com a sua postura religiosa, mas, nas questões acima, vejo motivos para admirar o seu raciocínio e clareza de ideias.
    hermogenesvc@gmail.com

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Vacina contra o câncer de mama pode estar disponível em 8 anos, diz a Clínica Mayo

Pesquisadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o câncer ovário e de mama que poderia estar disponível dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes a …

Líder de Hong Kong abandona discurso no Parlamento após protestos

Parlamentares pró-democracia forçam Carrie Lam a interromper pronunciamento anual. Sem conseguir completar fala, chefe do Executivo faz discurso sobre futuro político da região administrativa especial da China em vídeo. A chefe do Executivo de Hong Kong, …

Barcelona se prepara para novos protestos, depois de noite tensa em aeroporto

A Catalunha se prepara para um novo dia de indignação, depois que milhares de ativistas pela independência cercaram o aeroporto de Barcelona, na segunda e terça-feira, para denunciar a condenação de seus líderes a sentenças …

Erdogan acusa militares sírios de bombardear posições turcas

Dois soldados turcos foram mortos na área de Manbij pelo Exército do governo sírio, disse o presidente turco Recep Tayyip Erdogan. No dia anterior foi noticiada a morte de mais dois soldados turcos durante um ataque …

Operação da PF amplia briga interna no PSL

A disputa pública pelo comando do PSL, o partido do presidente Jair Bolsonaro, ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (15/10) quando agentes da Polícia Federal (PF) realizaram uma operação de busca e apreensão na casa …

Cidade na Itália proíbe Google Maps porque pessoas 'se perdem' o tempo todo

Serviços de emergência de Baunei já tiveram que resgatar 144 perdidos em dois anos devido ao Google Maps. O prefeito da cidade italiana de Baunei, Salvatore Corrias, proibiu o uso do aplicativo de localização geográfica Google …

Emma Watson lança consultoria jurídica gratuita para mulheres assediadas no local de trabalho

A atriz Emma Watson acaba de lançar uma consultoria jurídica gratuita para mulheres que sofreram assédio no local de trabalho. O serviço está disponível na Inglaterra e no País de Gales. De acordo com o texto …

Polícia do Rio perdeu imagens que poderiam identificar assassinos de Marielle

A Polícia Civil do Rio de Janeiro perdeu imagens do carro dos suspeitos de matar a vereadora Marielle Franco gravadas no dia do homicídio, em 14 de março de 2018. A informação foi publicada neste domingo …

Protestos se espalham pela Catalunha após condenação de separatistas

Manifestantes bloqueiam principal aeroporto de Barcelona, além de ruas e uma via férrea, após nove líderes catalães serem condenados pela tentativa de independência da região. Confrontos com a polícia deixam feridos. A condenação de nove líderes …

Erdogan revela objetivos da operação turca na Síria

Nesta terça-feira (15), o presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse que a operação militar no norte da Síria está progredindo com sucesso, tendo 1.000 km de território ao longo da fronteira sido libertados de terroristas. "Temos …