Deus é um “estúpido filho da mãe”: presidente filipino insulta 76 milhões de compatriotas

King Rodriguez, PPD / Wikimedia

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

Rodrigo Duterte, presidente das Filipinas – país em que a maioria da população é católica – se referiu a Deus como um “estúpido filho da mãe” durante a cúpula na cidade de Davao.

Ao falar sobre o conceito católico de pecado original, de Adão e Eva, Duterte exclamou: “Adão comeu o fruto proibido e aí nasceu a maldade. Quem é esse Deus estúpido?”.

“Foi um ato cometido por sua mãe e pai”, continuou. “Você nem nasceu ainda, mas já tem o pecado original. Que tipo de religião é essa? Não posso aceitá-la”, manifestou o líder filipino, citado pelo portal Philippine Llifestyle.

Duterte confessou, porém, a sua crença em uma “mente universal”. “Acredito que há uma mente universal. Não posso a retratar como um ser humano. Mas eu realmente acredito, eu tenho esta fé em algo permanente — mas não confio em religião”, assegurou.

Há uns dois anos, durante sua primeira campanha eleitoral, Duterte enfureceu a população católica do país ao xingar o Papa Francisco cuja visita oficial, em sua opinião, contribuiu para o aumento do tráfego rodoviário na capital, Manila.

Duterte fez declarações semelhantes neste mês, durante sua reunião com uma comunidade filipina na Coreia do Sul. “Se este é o Deus dos católicos, é uma mentira. Busquem um Deus certo”, manifestou.

Os comentários provocantes de Duterte em relação a Deus apareceram em meio aos recentes assassínios de três clérigos nas Filipinas, o único país asiático com maioria de população cristã: mais de 86%, ou seja, 76 milhões de pessoas.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Nenhuma das declarações registradas nesta reportagem é motivo para revolta.
    Primeiro, porque não existe consenso entre os estudiosos da Bíblia a respeito da veracidade do “pecado original”. O Duterte está sendo bastante racional nesse assunto. Ele chama de estúpido o “deus” dos que acreditam nessa linha de pensamento, em contraponto ao Deus verdadeiro e santo dos que não acreditam.
    Segundo, por ocasião da visita do “papa”, ele mais uma vez foi racional e falou como administrador público, até porque o “papa” e as suas visitas não servem para nada, mesmo, além de provocar congestionamentos.
    Terceiro, ao declarar ““Se este é o Deus dos católicos, é uma mentira. Busquem um Deus certo”, o Duterte acertou na mosca. O “deus” católico não é o mesmo Deus dos cristãos, pois aquele se assenta no trono com Maria. Este governa sozinho e não tem “senhora” nenhuma para dar pitacos no seu governo do universo.
    Não concordo com a sua postura religiosa, mas, nas questões acima, vejo motivos para admirar o seu raciocínio e clareza de ideias.
    hermogenesvc@gmail.com

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Câmara dos EUA formaliza acusações contra Trump

Democratas dizem ter provas suficientes para acusar o presidente americano de abuso de poder e obstrução do Congresso. Votação sobre o impeachment no plenário da Câmara deve ocorrer na próxima semana. Congressistas democratas na Câmara dos …

Cientistas criam pele artificial que é flexível se cura como a de verdade

Cientistas da Universidade Nacional da Austrália criaram um hidrogel que funciona como a pele de verdade, com a mesma força e durabilidade. “Com a química especial que desenvolvemos no hidrogel, ele pode se reparar após ser …

Putin e Zelenski anunciam cessar-fogo na Ucrânia

Em cúpula em Paris, presidentes concordam em retomar processo de paz e prometem troca de todos os prisioneiros até o fim deste ano. Apesar de avanços, divergências sobre eleições em regiões separatistas permanecem. Os presidentes ucraniano, …

Aung San Suu Kyi vai defender Mianmar na ONU de acusações de genocídio

A prêmio Nobel da Paz defenderá seu país das acusações de genocídio da minoria muçulmana rohingya no tribunal internacional da ONU, em Haia. A Corte Penal Internacional (CPI) autorizou em novembro que Mianmar, antiga Birmânia, seja …

Em meio a "emergência climática", UE aposta em Acordo Verde

Com a UE prestes a fracassar em suas metas de redução de CO2 até 2030, todos os olhos se voltam para os planos de longo prazo da Comissão Europeia para combater a mudança climática. A nova …

Kim Jong-un "tem tudo a perder" se agir de maneira hostil, diz Trump

O presidente americano Donald Trump também disse neste domingo (8) que a Coreia do Norte tem potencial econômico, mas deve manter "boas relações" com os Estados Unidos. A mensagem de Trump foi publicada no Twitter …

Governo argentino é alvo de roubo de 10 anos de arquivos administrativos

O governo da Argentina foi alvo de um ataque por meio de um ransonware e está com cerca de 10 anos de dados públicos sequestrados desde do dia 25 de novembro. Em entrevista, a ministra da …

Lausanne, na Suíça, é a melhor cidade pequena do mundo

A cidade de Lausanne, na Suíça, foi considerada a melhor cidade pequena do mundo pela influente revista britânica “Monocle”. A publicação fez uma lista com as 25 melhores cidades pequenas do mundo, com população …

Esse organismo unicelular toma "decisões" complexas mesmo sem um cérebro

Um organismo unicelular de água fresca chamado Stentor roeseli demonstra comportamento inteligente. Ele foi descoberto em 1906, e quando estimulado no microscópio, essa criatura com formato de trompete conseguiu tomar decisões consideradas complexas para um …

Rússia é banida de eventos esportivos mundiais por quatro anos

Decisão deixará o país de fora dos Jogos Olímpicos de 2020 e da Copa do Mundo de Futebol de 2022. Agência Mundial Antidoping (Wada) conclui que Moscou manipulou dados laboratoriais de seus atletas. A Rússia está …