Deus é um “estúpido filho da mãe”: presidente filipino insulta 76 milhões de compatriotas

King Rodriguez, PPD / Wikimedia

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

Rodrigo Duterte, presidente das Filipinas – país em que a maioria da população é católica – se referiu a Deus como um “estúpido filho da mãe” durante a cúpula na cidade de Davao.

Ao falar sobre o conceito católico de pecado original, de Adão e Eva, Duterte exclamou: “Adão comeu o fruto proibido e aí nasceu a maldade. Quem é esse Deus estúpido?”.

“Foi um ato cometido por sua mãe e pai”, continuou. “Você nem nasceu ainda, mas já tem o pecado original. Que tipo de religião é essa? Não posso aceitá-la”, manifestou o líder filipino, citado pelo portal Philippine Llifestyle.

Duterte confessou, porém, a sua crença em uma “mente universal”. “Acredito que há uma mente universal. Não posso a retratar como um ser humano. Mas eu realmente acredito, eu tenho esta fé em algo permanente — mas não confio em religião”, assegurou.

Há uns dois anos, durante sua primeira campanha eleitoral, Duterte enfureceu a população católica do país ao xingar o Papa Francisco cuja visita oficial, em sua opinião, contribuiu para o aumento do tráfego rodoviário na capital, Manila.

Duterte fez declarações semelhantes neste mês, durante sua reunião com uma comunidade filipina na Coreia do Sul. “Se este é o Deus dos católicos, é uma mentira. Busquem um Deus certo”, manifestou.

Os comentários provocantes de Duterte em relação a Deus apareceram em meio aos recentes assassínios de três clérigos nas Filipinas, o único país asiático com maioria de população cristã: mais de 86%, ou seja, 76 milhões de pessoas.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Nenhuma das declarações registradas nesta reportagem é motivo para revolta.
    Primeiro, porque não existe consenso entre os estudiosos da Bíblia a respeito da veracidade do “pecado original”. O Duterte está sendo bastante racional nesse assunto. Ele chama de estúpido o “deus” dos que acreditam nessa linha de pensamento, em contraponto ao Deus verdadeiro e santo dos que não acreditam.
    Segundo, por ocasião da visita do “papa”, ele mais uma vez foi racional e falou como administrador público, até porque o “papa” e as suas visitas não servem para nada, mesmo, além de provocar congestionamentos.
    Terceiro, ao declarar ““Se este é o Deus dos católicos, é uma mentira. Busquem um Deus certo”, o Duterte acertou na mosca. O “deus” católico não é o mesmo Deus dos cristãos, pois aquele se assenta no trono com Maria. Este governa sozinho e não tem “senhora” nenhuma para dar pitacos no seu governo do universo.
    Não concordo com a sua postura religiosa, mas, nas questões acima, vejo motivos para admirar o seu raciocínio e clareza de ideias.
    hermogenesvc@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA:

Fungo mortal está se tornando um problema de saúde mundial

Um patógeno que resiste a quase todos os medicamentos desenvolvidos para tratá-lo está se movendo rapidamente pelo mundo: infecções foram relatadas em 27 países, com diversas mortes. O mais estranho de tudo? Não é uma bactéria …

França conquista segunda Copa e se iguala a Uruguai e Argentina

A França venceu a Croácia por 4 x 2 e é campeã da Copa do Mundo da Rússia. O time francês foi aplicado taticamente, apostou na solidez de sua defesa e na eficiência de seus …

"Trump me sugeriu processar a União Europeia", diz primeira-ministra britânica

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, revelou neste domingo, 15, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lhe disse para "processar a União Europeia" em meio às tratativas de negociações do Brexit - …

Descoberta "oficina de múmias" próximo a pirâmides de Gizé

Arqueólogos alemães e egípcios anunciaram neste sábado (14) ter descoberto uma "oficina de mumificação" perto da necrópole de Saqqara, no Egito. Arqueólogos egípcios anunciaram a descoberta de um antigo sepultamento e de uma oficina de mumificação …

Os romanos podem ter sido os primeiros caçadores de baleias

Ossadas de baleias cinzentas e baleias-francas do Atlântico Norte foram encontradas no Estreito de Gibraltar. Esses ossos sugerem que, nos primeiros séculos depois de Cristo, as baleias não só circulavam por mares europeus como também …

Cabine de avião da Ryanair despressuriza e 33 passageiros vão parar no hospital

Trinta e três passageiros de um avião da companhia low-cost Ryanair tiveram que ser hospitalizados depois que a cabine do aparelhou sofreu uma despressurização. O piloto precisou fazer uma aterrissagem de emergência em Frankfurt, na …

Marun nega participação em supostas fraudes no Ministério do Trabalho

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, negou hoje (14) em nota que tenha participado de supostas fraudes no Ministério do Trabalho para beneficiar sindicatos em Mato Grosso do Sul, seu reduto eleitoral. A informação …

Mosaico que retrata "espiões bíblicos" de Moisés é descoberto em Israel

A descoberta de uma série de mosaicos que datam de 1.600 anos atrás, no interior de uma antiga sinagoga, em Israel, está “revolucionando” tudo o que sabíamos sobre o Judaísmo da época, apresentando “novas pistas” …

Poderíamos ter ido a Marte na década de 60, diz astronauta

O popular astronauta Chris Hadfield diz que a tecnologia que nos levou à lua e nos trouxe de volta na década de 60 poderia nos ter mandado também para Marte. O canadense Chris Hadfield foi astronauta …

Duas novas espécias de morcegos amarelos são descobertas na África

Duas novas espécies de morcegos amarelos foram recentemente descobertas no Quênia, na África. Mas os cientistas não estão interessados apenas nas cores apelativas desses animais. Na verdade, essas espécies também fornecem pistas importantes sobre alguns ramos …