Deus é um “estúpido filho da mãe”: presidente filipino insulta 76 milhões de compatriotas

King Rodriguez, PPD / Wikimedia

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

Rodrigo Duterte, presidente das Filipinas – país em que a maioria da população é católica – se referiu a Deus como um “estúpido filho da mãe” durante a cúpula na cidade de Davao.

Ao falar sobre o conceito católico de pecado original, de Adão e Eva, Duterte exclamou: “Adão comeu o fruto proibido e aí nasceu a maldade. Quem é esse Deus estúpido?”.

“Foi um ato cometido por sua mãe e pai”, continuou. “Você nem nasceu ainda, mas já tem o pecado original. Que tipo de religião é essa? Não posso aceitá-la”, manifestou o líder filipino, citado pelo portal Philippine Llifestyle.

Duterte confessou, porém, a sua crença em uma “mente universal”. “Acredito que há uma mente universal. Não posso a retratar como um ser humano. Mas eu realmente acredito, eu tenho esta fé em algo permanente — mas não confio em religião”, assegurou.

Há uns dois anos, durante sua primeira campanha eleitoral, Duterte enfureceu a população católica do país ao xingar o Papa Francisco cuja visita oficial, em sua opinião, contribuiu para o aumento do tráfego rodoviário na capital, Manila.

Duterte fez declarações semelhantes neste mês, durante sua reunião com uma comunidade filipina na Coreia do Sul. “Se este é o Deus dos católicos, é uma mentira. Busquem um Deus certo”, manifestou.

Os comentários provocantes de Duterte em relação a Deus apareceram em meio aos recentes assassínios de três clérigos nas Filipinas, o único país asiático com maioria de população cristã: mais de 86%, ou seja, 76 milhões de pessoas.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Nenhuma das declarações registradas nesta reportagem é motivo para revolta.
    Primeiro, porque não existe consenso entre os estudiosos da Bíblia a respeito da veracidade do “pecado original”. O Duterte está sendo bastante racional nesse assunto. Ele chama de estúpido o “deus” dos que acreditam nessa linha de pensamento, em contraponto ao Deus verdadeiro e santo dos que não acreditam.
    Segundo, por ocasião da visita do “papa”, ele mais uma vez foi racional e falou como administrador público, até porque o “papa” e as suas visitas não servem para nada, mesmo, além de provocar congestionamentos.
    Terceiro, ao declarar ““Se este é o Deus dos católicos, é uma mentira. Busquem um Deus certo”, o Duterte acertou na mosca. O “deus” católico não é o mesmo Deus dos cristãos, pois aquele se assenta no trono com Maria. Este governa sozinho e não tem “senhora” nenhuma para dar pitacos no seu governo do universo.
    Não concordo com a sua postura religiosa, mas, nas questões acima, vejo motivos para admirar o seu raciocínio e clareza de ideias.
    hermogenesvc@gmail.com

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas revelam nova razão que explica dependência do álcool

De acordo com um novo estudo, a dependência do álcool tem uma relação direta com as mudanças climáticas: quanto mais frio é o clima e menos incidência de sol, mais as pessoas tendem a consumir …

Cientistas encontraram pássaro que é três espécies em uma só

Cientistas encontraram um pássaro incomum na Pensilvânia, que guarda um incrível segredo genético: a toutinegra é o híbrido de três espécies diferentes de pássaros. Uma equipe de cientistas encontrou um pássaro incomum na Pensilvânia, cuja mãe …

Hitler abraçou uma menina judia; 85 anos depois, a foto foi a leilão

Uma foto de 1933 mostra o ditador nazista ao lado de uma menina de seis anos de idade cuja avó era judia. A imagem, com uma dedicatória assinada por Hitler, foi arrematada em leilão por …

No deserto mais seco do mundo, a chuva mata

No deserto mais seco e mais antigo da Terra, as coisas não funcionam da mesma maneira que em outros lugares. A água, por exemplo, não é uma bênção. No deserto do Atacama, no Chile, as …

CIA pensou em usar “soro da verdade” nos interrogatórios do 11 de setembro

O “Projeto Medicação” foi posto de lado em 2003, mas, até lá, os médicos da CIA estudaram a hipótese de substituir as violentas técnicas de interrogatório pelo uso de um “soro da verdade” que fizesse …

Distração de professora provoca ferimentos em 40 crianças na China

A distração de uma professora que se esqueceu de apagar uma luz ultravioleta em uma escola de Tianjin, perto de Pequim, causou ferimentos e queimaduras em mais de 40 crianças, informou nesta sexta-feira a imprensa …

Hábito diário pode ajudar a prever morte prematura

A velocidade com que caminhamos fornece muitas pistas sobre o nosso estado de saúde e pode mesmo ajudar a prever uma morte prematura.  Segundo um novo estudo, realizado o por cientistas da Universidade do Sul …

Assassino de John Lennon sente “mais vergonha” a cada dia que passa

Mark David Chapman, que assassinou John Lennon em 1980, disse a um conselho de condicional que se sente “mais e mais envergonhado” a cada ano que passa por ter assassinado o ex-Beatle. “Há 30 anos, eu …

Submarino argentino ARA San Juan é achado um ano após ter desaparecido com 44 tripulantes

A carcaça do submarino argentino Ara San Juan, desaparecido desde 15 de novembro de 2017 com 44 tripulantes a bordo, foi localizada no fundo do oceano Atlântico, a 800 metros de profundidade, a leste da …

Cientistas determinam qual foi o pior período na história da humanidade

Cientistas americanos chegaram à conclusão de que em 536 d.C., "um dos períodos mais terríveis" começou na história da humanidade. Segundo o historiador medieval Michael McCormick, arqueólogo da Universidade de Harvard, um "nevoeiro misterioso" caiu sobre a …