Deus é um “estúpido filho da mãe”: presidente filipino insulta 76 milhões de compatriotas

King Rodriguez, PPD / Wikimedia

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

Rodrigo Duterte, presidente das Filipinas – país em que a maioria da população é católica – se referiu a Deus como um “estúpido filho da mãe” durante a cúpula na cidade de Davao.

Ao falar sobre o conceito católico de pecado original, de Adão e Eva, Duterte exclamou: “Adão comeu o fruto proibido e aí nasceu a maldade. Quem é esse Deus estúpido?”.

“Foi um ato cometido por sua mãe e pai”, continuou. “Você nem nasceu ainda, mas já tem o pecado original. Que tipo de religião é essa? Não posso aceitá-la”, manifestou o líder filipino, citado pelo portal Philippine Llifestyle.

Duterte confessou, porém, a sua crença em uma “mente universal”. “Acredito que há uma mente universal. Não posso a retratar como um ser humano. Mas eu realmente acredito, eu tenho esta fé em algo permanente — mas não confio em religião”, assegurou.

Há uns dois anos, durante sua primeira campanha eleitoral, Duterte enfureceu a população católica do país ao xingar o Papa Francisco cuja visita oficial, em sua opinião, contribuiu para o aumento do tráfego rodoviário na capital, Manila.

Duterte fez declarações semelhantes neste mês, durante sua reunião com uma comunidade filipina na Coreia do Sul. “Se este é o Deus dos católicos, é uma mentira. Busquem um Deus certo”, manifestou.

Os comentários provocantes de Duterte em relação a Deus apareceram em meio aos recentes assassínios de três clérigos nas Filipinas, o único país asiático com maioria de população cristã: mais de 86%, ou seja, 76 milhões de pessoas.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Nenhuma das declarações registradas nesta reportagem é motivo para revolta.
    Primeiro, porque não existe consenso entre os estudiosos da Bíblia a respeito da veracidade do “pecado original”. O Duterte está sendo bastante racional nesse assunto. Ele chama de estúpido o “deus” dos que acreditam nessa linha de pensamento, em contraponto ao Deus verdadeiro e santo dos que não acreditam.
    Segundo, por ocasião da visita do “papa”, ele mais uma vez foi racional e falou como administrador público, até porque o “papa” e as suas visitas não servem para nada, mesmo, além de provocar congestionamentos.
    Terceiro, ao declarar ““Se este é o Deus dos católicos, é uma mentira. Busquem um Deus certo”, o Duterte acertou na mosca. O “deus” católico não é o mesmo Deus dos cristãos, pois aquele se assenta no trono com Maria. Este governa sozinho e não tem “senhora” nenhuma para dar pitacos no seu governo do universo.
    Não concordo com a sua postura religiosa, mas, nas questões acima, vejo motivos para admirar o seu raciocínio e clareza de ideias.
    hermogenesvc@gmail.com

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Após Bolsonaro tirar máscara em entrevista, ABI entra com ação contra presidente no STF

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) apresentou nesta quinta-feira (9) uma queixa criminal ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente Jair Bolsonaro, depois que ele tirou a máscara em uma entrevista em que anunciou …

A quantidade de nitrogênio emitida pela pecuária já ultrapassou os limites seguros

A quantidade de nitrogênio emitida pela criação de animais para abate é superior ao que o planeta pode aguentar. Cientistas alertam que é necessário diminuir o consumo de carne e laticínios. As principais fontes de nitrogênio …

França vai adotar teste de saliva nos aeroportos para evitar 2ª onda de Covid-19

O governo francês anunciou nesta sexta-feira (10) a implementação de testes a base de saliva em seus aeroportos. A medida, que tem como objetivo evitar uma segunda onda de contaminação pelo coronavírus, visa principalmente os …

De 4.200 anos? Arqueólogos desvendam em Israel 'emoji' mais antigo do mundo

Arqueólogos israelenses encontraram evidências de arte rupestre sem precedentes em dólmens de 4.200 anos. O novo projeto de pesquisa faz parte de um estudo de dólmens (monumentos megalíticos tumulares construídos por humanos) na Alta Galileia e …

Governo remarca Enem para janeiro e fevereiro de 2021

O Ministério da Educação anunciou nesta quarta-feira (08/07) as novas datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, adiado em razão da epidemia de covid-19. As provas em papel serão aplicadas em 17 …

Steve Jobs dizia acreditar na eficiência do trabalho remoto já em 1990

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus e, consequentemente o isolamento social, muitas pessoas conseguem continuar trabalhando normalmente de forma remota. Mesmo dentro de casa, felizmente, algumas empresas conseguem manter o contato com seus funcionários …

Viagem tripulada a Marte seria melhor com passagem por Vênus, afirmam astrônomos

De acordo com cientistas norte-americanos, cálculos das órbitas entre a Terra e Marte os levaram a concluir que tais viagens seriam mais rápidas, eficientes, e permitiriam estudar os dois planetas. Uma viagem da Terra a Marte …

EUA: Suprema corte autoriza a divulgação de documentos financeiros de Trump

A Suprema Corte dos Estados Unidos impôs uma grande derrota a Donald Trump, ao decidir que um procurador de Nova York tem direito de acesso a vários documentos financeiros do presidente, incluindo declarações de …

O fenômeno "água morta", observado a mais de cem anos, é finalmente explicado

Finamente uma equipe com especialistas de múltiplas áreas CNRS e da Universidade de Poitiers, ambas na França, decifrou a misteriosa ocorrência pela primeira vez. O estranho é fenômeno que desacelera navios ou faz que eles parem …

Pode mesmo haver vida nas nuvens de Vênus, dizem cientistas

Quem gosta de astronomia não deve saber que Vênus não é o mais habitável dos planetas. Com temperaturas em torno de 470ºC e com uma atmosfera formada por dióxido de carbono e nitrogênio noventa vezes …