E a pior apresentação de sempre do Oscar foi…

A edição de 1989 da cerimônia do Oscar foi definida até como “uma vergonha para a Academia e para toda a indústria cinematográfica”, na época, e ficou conhecida até hoje como a pior apresentação do Oscar de sempre.

A cerimônia do Oscar de 1989 começava com uma atriz vestida de Branca de Neve, perguntando “Para onde é o teatro do Oscar?”.

O colunista Army Archerd, que apresentava o tapete vermelho, respondia: “Só siga as estrelas de Hollywood!” e, imediatamente depois da resposta, pessoas vestidas de estrelas gigantes feitas de papelão começaram a correr e dançar em direção ao palco da premiação. E com essa piada enfadonha tinha início aquela que seria conhecida para sempre como “a pior apresentação da história do Oscar”.

A edição de 1989 não teve um host. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas chamou o produtor veterano da Broadway, Allan Carr, para organizar o Oscar. Mas os doze minutos que vieram após a tal pergunta da Branca de Neve foram tão ruins que quase afundaram a carreira de Carr.

A edição de 2019 será a primeira desde a desastrosa apresentação com a Branca de Neve que o Oscar não terá um mestre de cerimônias. Nos últimos 30 anos tivemos comediantes, atores, músicos e todo tipo de personalidades do showbiz comandando a premiação. Mas, dessa vez, ninguém quis o trabalho.

The Rock foi chamado e não tinha espaço na agenda; Stephen Colbert e James Corden foram impedidos por terem contrato com emissoras diferentes. Jerry Seinfeld, Oprah e Julia Louis-Dreyfus recusaram a proposta da Academia.

Já nomes ácidos como Bill Maher e John Oliver nem foram chamados: foram riscados da lista de possibilidades por serem polêmicos demais.

Ninguém quis assumir o manto pois, desde que Ellen DeGeneres tirou aquela famosa selfie em 2014, a audiência do Oscar só cai.  Em 4 anos, 17 milhões de americanos desistiram de ligar suas televisões naquele domingo de noite, revelam dados da Nielsen.

A responsabilidade de apresentar o 91º Oscar ficou para Kevin Hart, que virou refém de seus próprios comentários ofensivos feitos há quase uma década. As críticas as declarações fizeram com que Hart e a Academia revogassem o contrato e o Oscar ficasse sem um apresentador oficial. De mãos atadas, a organização não teve escolha senão tocar a cerimônia sem um grande nome no comando.

A decisão de manter o Oscar sem host é arriscada: nas 90 apresentações do prêmio, só cinco foram feitas sem apresentador. A primeira vez foi em 1939, na 11ª edição: a cobertura radiofônica foi proibida na época e os prêmios entregues por vários atores e produtores. De 1969 a 1973, uma época de transição de rádio para TV, os produtores ainda não sabiam como fazer uma transmissão exclusivamente visual.

E retornamos à edição de 1989: a fatídica cerimônia com a princesa Disney — que não contava com a autorização da Disney, vale ressaltar.

A entrada com estrelas espalhafatosas não foi o único momento desastroso daquela noite de 29 de março de 1989. Nesse mesmo dia, a performance da música “The Stars of Tomorrow” colocava atores em ascensão para cantar uma canção dizendo abertamente que eles gostariam de vencer um Oscar.

O recado era claro: aquelas eram as apostas da Academia para vencer o prêmio nos anos seguintes. Entre os atores cantando estavam Corey Feldman, Christian Slater e Ricki Lake. Nenhuma das tais “Estrelas do Amanhã” jamais ganhou um Oscar.

Veja abaixo a apresentação de “The Stars of Tomorrow”:

Na manhã seguinte da trágica apresentação, 17 ícones de Hollywood — entre eles a diva Julie Andrews assinaram uma carta chamando a apresentação de “uma vergonha para a Academia e para toda a indústria cinematográfica”.

O próprio ator que aceitou contracenar com a Branca de Neve, Rob Lowe, classificou a performance como “um grande erro” em entrevista recente ao New York Times. Mas mesmo com esse show de horrores na abertura, aquela foi a maior audiência do Oscar durante cinco anos — até ser desbancado em 1973.

Oscar 2019

Para a edição de 2019, a ideia da Academia foi selecionar vários nomes famosos em Hollywood para comandar pequenos segmentos do show. Diferente de anos anteriores, a maior premiação do cinema deve começar sem um grande monólogo cheio de piadas políticas.

Ao que sabemos, a ideia é rechear a cerimônia de esquetes de comédia e apresentações musicais das canções indicadas ao Oscar — se aproveitando de um ano especialmente prolixo para músicas originais no cinema.

Lady Gaga brilhou com Nasce uma Estrela, Mary Poppins retornou com adoração do público e o rapper Kendrick Lamar fez a elogiada trilha sonora de Pantera Negra. A Academia pretende agendar todas essas grandes estrelas para performar no Dolby Theater e trazer um pouco de diversão no meio do anúncio dos vitoriosos.

A cerimônia oficial acontece em 24 de fevereiro de 2019.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …