Academia de Holywood livra presidente da acusação de assédio sexual

mafleen / Flickr

Óscares da Academia

A Academia de Hollywood, que atribui o Oscar, assegurou, nesta quarta-feira (28), que seu presidente está absolvido da suspeita de assédio sexual, contrariando uma acusação feita há duas semanas.

“O Comitê de Membros determinou, por unanimidade”, a conclusão da investigação, na terça-feira (27), “não sendo requerida nenhuma medida” contra o presidente. “John Bailey permanece como presidente da academia”, diz o comunicado da instituição, citado por agências internacionais.

Embora as primeiras notícias sobre o caso tivessem apontado para a existência de três acusações, a academia garante só ter recebido uma, sobre a qual foi feita a investigação.

No fim da semana passada, em mensagem enviada aos membros da academia, Bailey desmentiu as acusações que dizem respeito a situações supostamente ocorridas há mais de dez anos, e assegurou que nunca se comportou de maneira inadequada.

“Dizem que tentei tocar uma mulher inapropriadamente, enquanto ambos íamos para um set de filmagens. Isso não aconteceu“, garantiu. A existência de várias denúncias à academia “sobre o meu comportamento são falsas e só têm servido para prejudicar a minha carreira de 50 anos“, acrescentou o presidente da academia na mensagem.

Diretor de fotografia, Bailey tem o nome associado a filmes como “Gente como a Gente”, “O Reencontro”, “Um Gigolô por Acidente”, “O Dia da Marmota”, “Laços de Ternura” e “Melhor é Impossível”.

Com 75 anos, John Bailey foi eleito presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, em agosto. No passado dia 16, a Variety noticiou que a academia tinha recebido três denúncias de assédio sexual, tendo aberto de imediato uma investigação.

Em comunicado citado pela revista, a academia afirmava que “trata qualquer denúncia confidencialmente para proteger todas as partes”.

O Comitê de Membros analisa as queixas “de acordo com o Código de Conduta e, depois de concluir as avaliações, reporta ao Conselho de Governadores”, acrescenta o comunicado. “Não iremos fazer mais comentários até a investigação estar concluída”.

Em outubro, a academia expulsou o produtor Harvey Weinstein, acusado de assédio, agressão sexual e estupro por mais de 30 mulheres.

Em dezembro, a organização estabeleceu um código de conduta, determinando que seus membros podem ser castigados ou expulsos por comportamentos de abuso, assédio ou discriminação.

Além disso, já neste ano, a academia decidiu substituir o ator Casey Affleck, envolvido em dois processos judiciais por assédio sexual em 2010, como apresentador do Oscar para a Melhor Atriz. Foi a primeira vez que o Oscar de Melhor Atriz não foi entregue pelo vencedor da categoria de Melhor Ator do ano anterior.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Astrônomos mapeiam 1 milhão de galáxias previamente desconhecidas

Cerca de um milhão de galáxias previamente desconhecidas para além da Via Láctea foram adicionadas a um mapa detalhado de seção de espaço. Pesquisas sobre o espaço normalmente demoram anos para serem completas, mas um novo …

Brasil recebe vacina de Oxford em janeiro, promete Pazuello

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o primeiro lote das vacinas de Oxford chega ao Brasil em janeiro. Serão 15 milhões de doses entre janeiro e fevereiro, totalizando 260 milhões ao longo do …

Cingapura é primeiro país a aprovar venda de carne de laboratório

Empresa californiana obteve autorização da cidade-Estado para usar sua carne de frango produzida a partir de cultura celular em chicken nuggets e garante que preço será competitivo. Cingapura é o primeiro país do mundo a aprovar …

Relatório da ONU aponta que 2020 deve ser um dos 3 anos mais quentes já registrados

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) publicou um relatório que aponta que o ano de 2020 deve ser um dos três anos mais quentes desde o início dos registros de temperatura. O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, …

Documentos oficiais mostram que a China escondeu informações sobre a Covid-19

Relatórios oficiais chineses teriam sido transmitidos à rede de TV americana CNN por meio de um informador anônimo. A investigação se chama “Wuhan files” e tem como foco o começo da pandemia de Covid-19, em …

Jovem que filmou morte de George Floyd por policiais brancos ganha prêmio por bravura

A mulher que filmou o assasinato de George Floyd pelo policial Derek Chauvin vai ser condecorada com um prêmio por sua coragem. Darnella Frazier, de 17 anos, fez o registro enquanto ia com o primo …

Remédio experimental reverteu o declínio mental da idade avançada em dias

Apenas algumas doses de um medicamento experimental podem reverter o declínio relacionados à idade na memória e flexibilidade mental em ratos, de acordo com um novo estudo realizado por cientistas da UC San Francisco. A droga, …

Bebê nasce de embrião congelado há 27 anos: quase a idade da mãe

A pequena Molly Everette Gibson, de um mês, estabeleceu um novo recorde no mundo. A garotinha, filha de Tina e Ben Gibson, nasceu de um embrião que foi congelado há 27 anos e gerado por …

Covid-19: exame pioneiro mostra danos em pulmões 3 meses depois de infecção por coronavírus

A covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, pode estar causando anormalidades pulmonares ainda detectáveis mais de três meses após os pacientes serem infectados, revela um novo estudo. Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, …

"Hyperloop de levitação": a próxima revolução nas viagens?

Imagine viajar para o trabalho a quase 1.000 km/h, pairando um pouco acima do solo, sem barulho de motor. Pode soar como um filme de ficção científica, mas este cenário se aproximou da realidade quando o …