Academia de Holywood livra presidente da acusação de assédio sexual

mafleen / Flickr

Óscares da Academia

A Academia de Hollywood, que atribui o Oscar, assegurou, nesta quarta-feira (28), que seu presidente está absolvido da suspeita de assédio sexual, contrariando uma acusação feita há duas semanas.

“O Comitê de Membros determinou, por unanimidade”, a conclusão da investigação, na terça-feira (27), “não sendo requerida nenhuma medida” contra o presidente. “John Bailey permanece como presidente da academia”, diz o comunicado da instituição, citado por agências internacionais.

Embora as primeiras notícias sobre o caso tivessem apontado para a existência de três acusações, a academia garante só ter recebido uma, sobre a qual foi feita a investigação.

No fim da semana passada, em mensagem enviada aos membros da academia, Bailey desmentiu as acusações que dizem respeito a situações supostamente ocorridas há mais de dez anos, e assegurou que nunca se comportou de maneira inadequada.

“Dizem que tentei tocar uma mulher inapropriadamente, enquanto ambos íamos para um set de filmagens. Isso não aconteceu“, garantiu. A existência de várias denúncias à academia “sobre o meu comportamento são falsas e só têm servido para prejudicar a minha carreira de 50 anos“, acrescentou o presidente da academia na mensagem.

Diretor de fotografia, Bailey tem o nome associado a filmes como “Gente como a Gente”, “O Reencontro”, “Um Gigolô por Acidente”, “O Dia da Marmota”, “Laços de Ternura” e “Melhor é Impossível”.

Com 75 anos, John Bailey foi eleito presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, em agosto. No passado dia 16, a Variety noticiou que a academia tinha recebido três denúncias de assédio sexual, tendo aberto de imediato uma investigação.

Em comunicado citado pela revista, a academia afirmava que “trata qualquer denúncia confidencialmente para proteger todas as partes”.

O Comitê de Membros analisa as queixas “de acordo com o Código de Conduta e, depois de concluir as avaliações, reporta ao Conselho de Governadores”, acrescenta o comunicado. “Não iremos fazer mais comentários até a investigação estar concluída”.

Em outubro, a academia expulsou o produtor Harvey Weinstein, acusado de assédio, agressão sexual e estupro por mais de 30 mulheres.

Em dezembro, a organização estabeleceu um código de conduta, determinando que seus membros podem ser castigados ou expulsos por comportamentos de abuso, assédio ou discriminação.

Além disso, já neste ano, a academia decidiu substituir o ator Casey Affleck, envolvido em dois processos judiciais por assédio sexual em 2010, como apresentador do Oscar para a Melhor Atriz. Foi a primeira vez que o Oscar de Melhor Atriz não foi entregue pelo vencedor da categoria de Melhor Ator do ano anterior.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …

Como o coronavírus afeta o fígado

O SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, mudou completamente a cara do mundo que conhecíamos até então. Ele afetou praticamente todos os aspectos da vida cotidiana e causou mudanças substanciais nas ciências da saúde e, portanto, na …

'Síndrome de Havana': lesão cerebral atinge ao menos 130 diplomatas e oficiais americanos, dizem EUA

Diplomatas, agentes da CIA e oficiais de defesa dos EUA relataram sintomas graves da perturbação conhecida como "síndrome de Havana" nas últimas semanas. O elevado número de casos causa espanto. Nas últimas semanas, foram relatados mais …