Economia alemã pode encolher até 5,4% em 2020

Felipe Trueba / EPA

Conselho de Consultores Econômicos aponta que pandemia de coronavírus vai, inevitavelmente, levar a Alemanha a uma recessão ainda no primeiro semestre deste ano.

A pandemia do novo coronavírus vai, inevitavelmente, levar a Alemanha a uma recessão ainda no primeiro semestre deste ano, e pode provocar uma contração de até 5,4% no PIB em 2020, afirmou o Conselho de Consultores Econômicos do país (SVR, na sigla em alemão) nesta segunda-feira.

Como outros economistas em todo o mundo, o grupo esboçou diferentes cenários para o impacto do vírus, considerando uma queda acentuada seguida por uma rápida recuperação – um gráfico em formato de “V” – ou um cenário em que a recuperação leve mais tempo para se materializar – um desenho em formato de “U”.

Em sua perspectiva com a atividade econômica voltando ao normal no verão europeu, o Conselho prevê uma queda de 2,8% do PIB em 2020, seguida por uma expansão de 3,7% no próximo ano.

Mas um “V” mais profundo devido a paradas generalizadas na produção ou a um período mais longo de isolamento pode causar um recuo de 5,4%, seguido de um crescimento de 4,9% em 2021. No cenário “U” ainda mais pessimista, com restrições de contato que durem além do verão e recuperação econômica apenas no próximo ano, o PIB poderia cair 4,5% em 2020, mas com crescimento de apenas 1% no próximo ano, sugeriram os especialistas.

Atualmente, os 83 milhões de alemães estão sob condições de bloqueio um pouco menos rigorosas do que em outros países europeus, como França, Espanha e Itália. No entanto, escolas permanecem fechadas, assim como a maior parte do comércio. Muitas empresas reduziram suas atividades com a demanda menor, caso da Lufthansa e da Volkswagen. O país tem hoje 57 mil infectados pelo covid-19 e conta 455 vítimas fatais. No final de semana, a chanceler Angela Merkel se mostrou contrária a um afrouxamento rápido das restrições.

O consultor do SVR Achim Truger pediu a Berlim que coordene ações com outros governos europeus em relação à saúde e à economia, de forma a estabelecer as bases para a recuperação da economia altamente interconectada da Alemanha. “Não é muito bom se um país, supostamente a Alemanha, passa pela crise relativamente bem, mas ao nosso redor a crise continua, então não seremos capazes de aumentar a produção“, disse Truger.

Os conselheiros saudaram como “bem-vindo” o pacote econômico de Berlim, incluindo acesso mais fácil a benefícios para trabalhadores em horários mais curtos, garantias para empréstimos a empresas e apoio direto às empresas mais atingidas pela crise – até e incluindo o estado comprando participação em empresas mais atingidas.

O Parlamento alemão suspendeu, na semana passada, a regra que impede o governo federal de se endividar, e aprovou um pacote de estímulo no valor de mais de 750 bilhões de euros para ajudar a lidar com as consequências econômicas do novo coronavírus.

Uma em cada cinco empresas vê risco de insolvência

Dados publicados na semana passada mostram um quadro sombrio para a economia alemã, com as atividades comerciais do setor privado caindo para os níveis mais baixos desde a crise financeira global de 2008. Quase uma em cada cinco empresas alemãs se vê em risco agudo de insolvência.

O SVR disse que os governos da zona do euro podem estabilizar as expectativas nos mercados financeiros enviando um sinal claro de que recursos fiscais extras serão disponibilizados imediatamente por meio de instrumentos como o Mecanismo Europeu de Estabilidade (ESM, na sigla em inglês) se necessário.

O ESM é uma agência da União Europeia que presta assistência financeira na forma de empréstimos a países da zona do euro – como aconteceu quando emprestou dinheiro à Grécia em crise – ou como novo capital para bancos em dificuldade.

Os estados-membros da zona do euro estão debatendo quando e como usar o fundo de socorro econômico na luta contra as consequências do novo coronavírus. Opções têm sido examinadas, incluindo a ideia de oferecer linhas de crédito para vários países ao mesmo tempo. Seria diferente das ações anteriores da agência, quando visou países individuais.

Segundo o jornal Financial Times, Alemanha e Holanda estão entre os países que temem que a tentativa de colocar usar o fundo em breve possa enviar a mensagem errada e minar a confiança do investidor.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …