Chefe da agência alemã para refugiados é demitida

Hayoung Jeon / EPA

a presidente do Departamento Federal para Migração e Refugiados da Alemanha, Jutta Cordt

Em meio a impasse com Merkel sobre imigração, ministro do Interior afasta Jutta Cordt da presidência do Bamf. Denúncias de irregularidades em concessões de refúgio a migrantes abalaram a credibilidade do órgão.

Em meio a escândalos de concessão ilegal de refúgio na Alemanha, o ministro alemão do Interior, Horst Seehofer, decidiu demitir a presidente do Departamento Federal para Migração e Refugiados (Bamf), Jutta Cordt, segundo revelou a imprensa do país nesta sexta-feira (15/06).

Um porta-voz do Ministério do Interior declarou que Cordt foi comunicada sobre sua demissão por Seehofer na última quarta-feira. O nome do novo presidente do órgão, que está atrelado ao ministério alemão, deve ser anunciado em breve, acrescentou o funcionário.

A chefe do Bamf – agência responsável por processar, analisar e autorizar ou recusar os pedidos de refúgio de migrantes que chegam à Alemanha – vinha sendo alvo de críticas desde a revelação de supostas irregularidades em concessões de refúgio no escritório da agência em Bremen.

Segundo as suspeitas, ao menos 1.200 autorizações de refúgio teriam sido concedidas sem base legal para estrangeiros que não preenchiam as devidas qualificações, muitos deles membros da etnia yazidi ou sírios. O foco das investigações é uma ex-funcionária do Bamf em Bremen, que teria recebido subornos para conceder autorizações.

As denúncias datam de 2013 a 2016, sendo que Cordt só assumiu a presidência do departamento federal em 2017. Segundo a deputada alemã Linda Teuteberg, do oposicionista Partido Liberal (FDP), a presidente demitida serviu de “bode expiatório” no escândalo.

Já a deputada Andrea Lindholz, da União Social Cristã (CSU), mesmo partido de Seehofer, opinou que Cordt “fez um bom trabalho, mas substituí-la [na chefia do Bamf] é a única maneira de restabelecer a confiança para um novo começo“.

A decisão do ministro alemão do Interior ocorre num momento de tensões com a chanceler federal alemã, Angela Merkel, sobre o tema imigração: enquanto ele quer endurecer as políticas migratórias e o controle das fronteiras do país, a chefe de governo se opõe à ideia.

Seehofer exige, como parte de um novo “plano diretor para a migração”, que as forças de segurança nas fronteiras alemãs tenham o direito de recusar a entrada de refugiados sem documentos de identidade ou que já estejam registrados em outros países da União Europeia (UE). Ele também quer impedir o retorno ao país de migrantes cujos pedidos de refúgio tenham sido recusados.

Merkel, por sua vez, se recusa a aceitar os planos de seu ministro, pois teme que Bruxelas enxergue a medida como um ato unilateral da Alemanha e porque poderia piorar a situação de países como Itália e Grécia, já sobrecarregados.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …