Coronavírus poderia perdurar na Europa por 2 anos, diz epidemiologista chinês

Andrea Fasani / EPA

Restrições implementadas por alguns governos não garantirão uma proteção absoluta em resposta à pandemia de coronavírus até que todo o mundo aja simultaneamente, diz o epidemiologista chinês Zhang Wenhong.

Europa deve esquecer a ideia de que “a pandemia terminará em breve” e entender que a luta contra o coronavírus pode durar até dois anos, acredita Wenhong, diretor da equipe de especialistas clínicos da COVID-19 em Xangai.

“Seria perfeitamente normal que o vírus entrasse e saísse, e que durasse entre um ou dois anos”, afirmou Zhang Wenhong, citado pelo jornal chinês The South China Morning Post.

Durante videoconferência organizada pelo consulado da República Popular da China em Dusseldorf, na Alemanha, Wenhong afirmou que, para superar a crise do novo coronavírus “em pouco tempo”, as medidas tomadas pela comunidade internacional devem ser “extremamente radicais”.

A pandemia de coronavírus poderia ser freada “se o mundo inteiro pudesse ficar parado por quatro semanas”, ponderou o médico, reconhecendo não conseguir imaginar a possibilidade de “suspensão global total, nem sequer na Alemanha ou na Europa”.

De acordo com Zhang Wenhong, o fechamento generalizado das cidades chinesas foi possível, porque o surto inicial coincidiu com as férias do Ano Novo lunar.

Durante os últimos quatro dias, não foi registrado um único novo caso de COVID-19 na China, que continua lutando para conter os casos importados. Contudo, países europeus, como a Itália, Espanha, França e Alemanha, estão sofrendo forte alta de infectados e mortes.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Superlua Rosa: satélite atinge proximidade máxima com a Terra

Na próxima terça-feira (7), os entusiastas da astronomia vão poder testemunhar um conhecido e belo fenômeno dos céus que acontece anualmente. A Superlua Rosa é o momento em que o satélite atinge proximidade máxima com a …

Empresas brasileiras lançam manifesto contra demissões

Dezenas de empresas assinam texto pedindo que companhias se comprometam a não demitir nos próximos dois meses, mesmo diante dos impactos econômicos provocados pelas medidas de isolamento para conter o coronavírus. Um grupo de 41 empresas …

Bill Gates vai financiar sete pesquisas de vacina contra COVID-19

Bill Gates, o fundador, ex-CEO e atual filantropo, anunciou durante entrevista no talk show norte-americano Daily Show With Trevor Noah que, por meio de sua própria fundação, estará financiando sete pesquisas clínicas que buscam descobrir …

Bolsonaro é denunciado no TPI por “crime contra a humanidade”

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) denunciou o presidente Jair Bolsonaro por crime contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional.  A denúncia foi protocolada nesta quinta-feira (2) na corte de Haia. Segundo …

O primeiro ‘autor’ do mundo era uma mulher

Enheduanna viveu no século 23 antes da nossa era na Mesopotâmia. Princesa, sacerdotisa e poeta, ela pode se orgulhar de ter sido a primeira autora do mundo a ter seu nome conhecido em uma época …

Maduro envia carta ao povo dos EUA pedindo "cessação das sanções"

Nicolás Maduro enviou uma carta ao povo dos Estados Unidos expressando uma mensagem de solidariedade e paz, e pedindo fim das ameaças militares e das sanções contra Venezuela. No documento, o chefe de Estado venezuelano exprime …

Governo dos EUA alerta população para novo "11 de Setembro" devido à covid-19

Chefe da Saúde Pública do país prevê que próxima semana será "a mais difícil e mais triste da vida da maioria dos americanos". Ele compara repercussão a dois dos maiores traumas da história dos Estados …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

IA sincronizada com música cria rostos falsos, o resultado pode se aterrorizante

As pessoas ainda aprendem a melhor forma de empregar as redes neurais artificiais, aprendizado de máquina e avanços em inteligência artificial. Entre as pesquisas práticas há a busca por empregar essas técnicas de forma a …

Coronavírus: 92% das mães nas favelas dizem que faltará comida após um mês de isolamento

"Muitas pessoas entraram na linha de pobreza da noite para o dia. O casal que trabalhava no shopping na semana retrasada, que recebia por semana, fez a compra da semana passada e nesta semana já …