Elizabeth Warren abandona a corrida à Casa Branca

A senadora Elizabeth Warren anunciou nesta quinta-feira (5) que decidiu abandonar a disputa pela nomeação democrata para a eleição presidencial dos Estados Unidos.

A decisão pegou muita gente de surpresa, já que há quatro dias Elizabeth Warren disse que continuaria na corrida esperando fazer a diferença na convenção democrata em julho.

Sem indicar se vai apoiar outro candidato, a senadora de Massachusetts parece ter mudado de ideia após a derrota na Super Terça, em que chegou na terceira colocação em seu próprio estado.

Elizabeth Warren, 70 anos, concentrou sua campanha no combate à corrupção em Washington e no desejo de levar o Partido Democrata um pouco mais para a esquerda. Ela também se concentrou em políticas direcionadas a grandes fortunas, o que fez de Michael Bloomberg um alvo nas primárias.

Muitos acreditam que ela desempenhou um papel importante na derrota do bilionário, principalmente por causa dos ataques lançados contra ele durante os debates na televisão.

Agora que Warren está fora da corrida, a questão é saber quem ela vai apoiar. Politicamente, a senadora está mais próxima de Bernie Sanders, mas também poderia optar por apoiar Joe Biden na esperança de obter uma posição-chave para executar suas políticas caso o ex-vice-presidente vença a eleição presidencial.

A pré-candidata progressista que chegou a liderar as pesquisas de intenção de voto disse que sai das primárias do partido, mas não abandona a luta. “Posso não estar na corrida para a presidência em 2020, mas essa luta, a nossa luta, não acabou”, afirmou.

Duelo entre Sanders e Biden

Com a saída de Elizabeth Warren da disputa, a primária democrata deverá ser um duelo entre Bernie Sanders, senador de Vermont de 78 anos com ideias mais próximas às de Warren, mas ainda mais radicais, e o moderado ex-vice-presidente Joe Biden, de 77 anos, ganhador de 10 dos 14 estados na disputa eleitoral da Super Terça.

Warren nunca conseguiu formar uma ampla coalizão de apoio que se traduzisse em êxito nas urnas. Ela não venceu em nenhuma das quase 20 primárias democratas realizadas até agora e sofreu derrotas particularmente humilhantes em Massachusetts, estado que representa no Senado, e em Oklahoma, onde foi criada.

A decisão de Warren de abandonar a corrida foi anunciada um dia depois de o bilionário ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg desistir da campanha e dar seu apoio a Biden.

A outra mulher na corrida pela indicação democrata é a representante do Havaí Tulsi Gabbard, de 38 anos, em último lugar e sem qualquer chance de deslanchar na campanha.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …