Joe Biden escolhe Kamala Harris como candidata a vice

Senadora eleita pela Califórnia pode se tornar a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos, caso chapa democrata derrote Donald Trump em eleição de novembro.

O candidato à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira (11/08) a escolha da senadora Kamala Harris como vice da chapa democrata. Em caso de vitória da dupla, ela pode se tornar a primeira mulher vice-presidente dos EUA.

“Tenho a grande honra de anunciar Kamala Harris – uma lutadora destemida pelos pequenos e uma das melhores servidores públicas do país — como minha parceira de chapa”, escreveu Biden em sua conta no Twitter.

Senadora eleita pela Califórnia, Harris, de 55 anos, inicialmente disputou com o Biden a indicação democrata à presidência. No entanto, ela acabou retirando sua pré-candidatura e apoiando o antigo adversário.

Figura de destaque do Partido Democrata, Harris é ex-procuradora e chegou a ser procuradora-geral da Califórnia. Ela é conhecida por seu estilo de questionamento agressivo no Senado e também é uma voz proeminente na luta por justiça racial e na defesa de uma reforma policial.

Em 2016, Harris se tornou a segunda mulher negra a ser eleita senadora no país. Ela é a esperança democrata para impulsionar o voto do eleitor afro-americano. Há quatro anos, o afastamento deste eleitorado contribuiu para a derrota de Hillary Clinton.

Filha de mãe indiana e pai jamaicano, Harris derrubou várias barreiras ao longo de sua carreira. Ela foi a primeira mulher nomeada como procuradora distrital de São Francisco, em 2003, e a primeira procuradora-geral da Califórnia, cargo que assumiu em 2010.

Vice-presidente nos dois mandatos do governo de Barack Obama (2009-2017), Biden já havia anunciado a intenção de escolher uma mulher para acompanhá-lo na disputa nas urnas contra o atual presidente, Donald Trump, do Partido Republicano. Além de Harris, eram cotadas para a vaga Susan Rice, ex-conselheira de Segurança Nacional, e a senadora Elizabeth Warren.

Com a agitação social causada por casos recentes de brutalidade e racismo da polícia nos EUA, Biden estava sob pressão para escolher uma mulher negra para sua chapa. O candidato precisava ainda de um nome forte para vice para conquistar eleitores em estados decisivos, como Michigan, Pensilvânia e Wisconsin, onde Trump ganhou por uma margem estreita em 2016.

O voto negro também é fundamental para as esperanças de Biden de vencer em estados do sul, como Geórgia e Flórida, onde Trump venceu com tranquilidade na eleição passada.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas russos encontram nova forma de tratamento para covid-19

Uma equipe de cientistas russos sugeriu tratar os pacientes gravemente afetados pelo coronavírus SARS-CoV-2 da mesma maneira que são tratados alguns casos de intoxicação. De acordo com os especialistas do Instituto de Pesquisa de Medicina de …

Covid-19 já causou a morte de um milhão de pessoas no mundo

Nove meses após seu surgimento na China, a pandemia de Covid-19 superou, neste domingo (27), o número simbólico de um milhão de mortos no mundo. No total, o coronavírus causou 1.000.009 mortes e 33.018.877 casos …

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …