Kamala Harris: De rival a aliada de Joe Biden

A senadora da Califórnia, Kamala Harris, é a escolha de Joe Biden para a vice-presidência dos Estados Unidos. A afro-americana, de 55 anos, que teceu duras críticas a Biden durante as primárias, acabou por ser a escolhida.

O candidato democrata à casa Branca justificou a escolha garantindo que “juntos vamos derrotar Donald Trump”. Em resposta, Kamala Harris acredita que Joe Biden pode unir o povo americano.

Hariana Verás, correspondente permanente de Angola na Casa Branca, disse à RFI que o país atravessa actualmente um período muito marcada pelo “problema racial” e que a escolha de Kamala Harris “traz de alguma forma um certo conforto à comunidade afro-americana”.

O trabalho como procuradora-geral permitiu à senadora destacar-se dentro do partido Democrata, sobretudo junto da ala progressista. A jornalista angolana refere que Joe Biden “não olhou para aquilo que foi a disputa, para a rivalidade que os dois tiveram, durante as primárias, mas sim para a competência e a qualidade que ele vê na candidata”.

Hariana Verás descreve a candidata como uma pessoa “com grande experiência em litígios e com uma grande competência em traçar políticas de ataque. Ela vai ser uma mais-valia para a corrida à Casa Branca. Foi uma jogada muito bem-feita de Joe Biden para poder derrubar Donald Trump do poder”, acrescenta.

Kamala Harris defende uma mudança nas práticas policiais e no combate ao racismo sistémico no país, posição que tomou após a morte de George Floyd. A senadora afirmou, durante os meses de campanha eleitoral, ser a pessoa certa para representar a população marginalizada americana na Casa Branca.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, reagiu com surpresa à nomeação de Kamala Harris, acusando-a de ser “a eleita mais liberal do congresso”.

A jornalista admitiu que a reacção de Trump era expectável, tendo em conta o posicionamento da senadora nos últimos tempos.

“O próprio Presidente admitiu estar surpreso por Joe Biden ter escolhido Kamala Harris. O Presidente chamou-a de falsa e radical. Ela várias vezes criticou o Presidente, inclusive (…) votou a favor da destituição de Donald Trump”, concluiu.

As eleições presidenciais nos Estados Unidos estão marcadas para 3 de Novembro, num contexto de crise sanitária.

// RFI

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …