Em campeonato de futebol para homens gays, equipe afeminada ganha primeira edição

(dv) Instagram

A Champions Ligay é o primeiro torneio de futebol no Brasil só com times formados por homens gays. A competição aconteceu no sábado (25), na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, e contou com a participação de oito equipes, do Rio, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal e Santa Catarina.

O título da edição de estreia da competição que luta contra a homofobia no futebol, um esporte ainda bastante homofóbico e machista, foi para a equipe Bharbixas, de Belo Horizonte (MG), que se declara afeminada, após derrotar o BeesCats (RJ) nos pênaltis.

Capitão da equipe campeã, Gustavo Mendes acredita que a conquista da Champions Ligay (nome inspirado na Champions League, principal torneio de clubes da Europa) foi importante para pregar o respeito e inspirar outros homossexuais a aceitarem sua orientação sexual.

“Joguei bola a vida toda, mas nenhum campeonato foi como esse. Tem um peso diferente. É porque isso muda muitas vidas. Dá força para as pessoas serem quem elas querem e quem elas são”, disse Gustavo, em entrevista ao Globo Esporte.

Segundo Gustavo, a homofobia no futebol impede que homens gays se aproximem do esporte. As “piadinhas” sobre trejeitos já começam nas aulas de Educação Física do colégio. “Joguei bola na época do colégio. Quando eu era criança, se não jogava bem, se tinha algum trejeito, rolava bullying, mas na época nem existia essa palavra. Isso me desmotivou muito”, conta.

Mas o preconceito também está presente dentro da própria comunidade LGBT: uma pesquisa do site Gay Times revelou que 57% dos gays não afeminados acreditam que os afeminados, como os jogadores do Bharbixas, fazem mal à reputação dos gays.

A próxima edição da Champions Ligay está prevista para abril de 2018, em Porto Alegre (RS), e terá mais oito equipes além das que participaram da edição de estreia.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA:

Temer vai cortar R$ 1 bilhão do Fies para financiar segurança pública

O governo do presidente Michel Temer deve passar parte do investimento em educação à manutenção do Fundo Nacional da Segurança Pública (FNSP). A medida provisória que destina recursos das loterias federais para o fundo representa …

49 crianças brasileiras foram separadas dos pais e enviadas a abrigos nos EUA

Quarenta e nove crianças brasileiras estão em abrigos e foram separadas dos pais ao ingressarem ilegalmente nos Estados Unidos. A informação é do cônsul-geral adjunto do Brasil em Houston, Felipe Santarosa, que concedeu entrevista à …

Encontrado artefato de ouro que identifica o "Titanic" do século XIX

O navio a vapor Pulaski, conhecido como o “Titanic do seu tempo”, naufragou em 1838, após uma explosão. Afundou em menos de uma hora, levando consigo cerca de um terço da tripulação. Agora, um grupo …

Instituto é criado para "defender" os homens da Lei Maria da Penha

A cidade de Samambaia fica há cerca de 20 quilômetros da capital federal e está prestes a receber o Instituto do Homem. Criado por um advogado que se defende de acusações de agressão, o espaço …

Espanha vai acabar com pedágios nas rodovias

O fim dos contratos de concessão das rodovias espanholas (com duração de 50 anos) terá como resultado a extinção de pedágios em diversas vias até 2021. Em entrevista ao El Pais, José Luís Ábalos, ministro do …

Câmara aprova texto-base do projeto que autoriza a Petrobras a negociar direitos do pré-sal

O plenário da Câmara aprovou nesta quinta-feira (20), por 217 votos a 57 e 4 abstenções, o texto-base da proposta que permite à Petrobras transferir ou negociar até 70% dos campos da cessão onerosa do …

STJ restringe foro privilegiado de governadores

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta quarta-feira (20) restringir sua competência para julgar casos relativos a governadores, desembargadores e outras autoridades, conforme previsto na Constituição. Com a decisão do tribunal, governadores …

Atentado com “bomba biológica” é impedido na Alemanha

A polícia judiciária alemã anunciou que a prisão, na semana passada, em Colonia, de um tunisiano impediu um atentado com uma “bomba biológica” com ricina, um veneno 6 mil vezes mais poderoso que o cianeto. “Houve, …

1 milhão de planetas habitáveis poderiam orbitar um buraco negro

De acordo com o astrofísico Sean Raymond, do Observatório de Bordéus, na França, um buraco negro supermaciço poderia, teoricamente, ter até 1 milhão de planetas potencialmente capazes de suportar vida orbitando suas proximidades.  Raymond calculou a …

Misterioso código 3D que os incas utilizavam para se comunicar é revelado

O Império Inca (1400-1532 dC) é uma das poucas civilizações antigas que falava em múltiplas dimensões. Em vez de palavras ou pictogramas, os incas utilizavam dispositivos de corda com nós, o quipo, para comunicarem complexas …