Em campeonato de futebol para homens gays, equipe afeminada ganha primeira edição

(dv) Instagram

A Champions Ligay é o primeiro torneio de futebol no Brasil só com times formados por homens gays. A competição aconteceu no sábado (25), na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, e contou com a participação de oito equipes, do Rio, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal e Santa Catarina.

O título da edição de estreia da competição que luta contra a homofobia no futebol, um esporte ainda bastante homofóbico e machista, foi para a equipe Bharbixas, de Belo Horizonte (MG), que se declara afeminada, após derrotar o BeesCats (RJ) nos pênaltis.

Capitão da equipe campeã, Gustavo Mendes acredita que a conquista da Champions Ligay (nome inspirado na Champions League, principal torneio de clubes da Europa) foi importante para pregar o respeito e inspirar outros homossexuais a aceitarem sua orientação sexual.

“Joguei bola a vida toda, mas nenhum campeonato foi como esse. Tem um peso diferente. É porque isso muda muitas vidas. Dá força para as pessoas serem quem elas querem e quem elas são”, disse Gustavo, em entrevista ao Globo Esporte.

Segundo Gustavo, a homofobia no futebol impede que homens gays se aproximem do esporte. As “piadinhas” sobre trejeitos já começam nas aulas de Educação Física do colégio. “Joguei bola na época do colégio. Quando eu era criança, se não jogava bem, se tinha algum trejeito, rolava bullying, mas na época nem existia essa palavra. Isso me desmotivou muito”, conta.

Mas o preconceito também está presente dentro da própria comunidade LGBT: uma pesquisa do site Gay Times revelou que 57% dos gays não afeminados acreditam que os afeminados, como os jogadores do Bharbixas, fazem mal à reputação dos gays.

A próxima edição da Champions Ligay está prevista para abril de 2018, em Porto Alegre (RS), e terá mais oito equipes além das que participaram da edição de estreia.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Brasileiros poderão receber remessas do exterior diretamente em reais

A partir de 1º de novembro, os brasileiros poderão receber, em reais, remessas enviadas do exterior por parentes e amigos, definiu o Banco Central (BC). Em circular publicada nesta quinta-feira (20), a autoridade monetária regulamentou as …

Detergentes podem contribuir para excesso de peso em crianças

Os produtos habitualmente utilizados na limpeza da casa podem promover alterações na microbiota intestinal (antes conhecida por flora intestinal) e provocar o excesso de peso em crianças. A conclusão é de um novo estudo realizado …

Em nome da ciência, polvos tomaram ecstasy (e teve muito amor envolvido)

O que acontece quando um polvo consome drogas, mais precisamente ecstasy? Cientistas norte-americanos tiveram a oportunidade de descobrir. De acordo com o Science Alert, a equipe de pesquisadores deu MDMA, substância psicoativa também conhecida por ecstasy, …

Companhia austríaca cria método que transforma plástico em petróleo

A companhia petrolífera austríaca OMV apresentou nesta quinta-feira um inovador procedimento que permite a produção de petróleo a partir de resíduos de plástico (material fabricado a partir desse recurso natural). A inovadora tecnologia, batizada de ReOil, …

Múmia e amuletos divinos são descobertos no Egito

Um grupo de arqueólogos descobriu várias múmias antigas no Egito – incluindo os restos de um misterioso indivíduo extremamente bem conservado – em uma sepultura comum na margem oeste do Rio Nilo.  A tumba foi encontrado …

Em caso raro, mulher doa órgãos e transmite câncer a quatro pessoas

Quatro pessoas que receberam órgãos da mesma doadora desenvolveram posteriormente câncer de mama, revelou um novo estudo. O caso, que remota a 2007, representa uma situação extremamente rara. Rins, pulmões, fígado e coração foram retirados de …

Criatura “alienígena” é encontrada em praia na Nova Zelândia

Uma família neozelandesa passeava ao longo de uma praia no norte de Auckland quando encontrou uma bizarra criatura vermelha em forma de bolha. A criatura, que foi identificada como uma espécie específica de medusa, tem um …

Veneza quer proibir turistas de sentarem ou deitarem no chão

Veneza, famosa pelos seus canais, testemunhou um dilúvio de turistas nos últimos anos, que ultrapassa em muito a população residente e sobrecarrega a cidade. As autoridades da cidade italiana têm tomado várias medidas para travar …

Teia de aranha gigantesca cobre praia na Grécia

Um enorme teia de aranha com cerca de 300 metros cobriu uma área à beira-mar na cidade de Aitoliko, na região oeste da Grécia. A época de acasalamento das aranhas transformou a praia no pior …

Depois dos morangos, agulhas chegam às maçãs e bananas na Austrália

As autoridades australianas investigam mais de 100 casos por todo o país. Agora, além dos morangos, as agulhas também já chegaram a frutas como maçãs, bananas e mangas. A Austrália investiga uma série de casos misteriosos …