Secretária-geral da Fifa ressalta peso do futebol para “mundo mais inclusivo”

A secretária-geral da Fifa, a senegalesa Fatma Samoura, afirmou que “o futebol é o instrumento adequado para se alcançar um mundo mais inclusivo”, que “nenhuma sociedade pode prosperar alienando 50% da população” e que “uma sociedade conservadora não é a solução para promover o esporte”.

Após a III Conferência pela Igualdade e a Integração realizada por causa do Dia Internacional da Mulher, Samoura declarou que “o futebol é um esporte de alcance global, que pode unir homens e mulheres” e que a organização da qual faz parte “dá às mulheres um papel de protagonismo em tudo o que faz no futebol”.

“Qualquer sociedade que tente implantar mudanças sustentáveis rumo a um mundo mais inclusivo poderá fazer mais com o futebol. Através do futebol, podemos conseguir mudanças maiores em um tempo recorde”, opinou Samoura ao site da Fifa.

Primeira mulher a ocupar o cargo de secretária-geral da Fifa após ser nomeada no ano passado pelo presidente Gianni Infantino, a Samoura considerou que sua designação “mostra que o mundo do futebol está mudando com a diversidade nos níveis mais altos da hierarquia”.

“Mas o que mudará a percepção, que a maioria das pessoas têm, de que o futebol é um esporte eminentemente masculino não será só a minha nomeação, certamente. É necessário que se produzam estas mesmas mudanças no âmbito das confederações, das federações e das comunidades”, acrescentou.

Segundo Samoura, “oferecer às meninas a simples oportunidade de praticar futebol as concede uma chance de fazer uma carreira no futebol”.

Após desejar que seu “exemplo sirva de inspiração para outras ligas de futebol, confederações e federações”, a secretária-geral destacou a importância da conferência realizada há dois dias em Zurique, onde participaram tanto homens como mulheres com grande interesse no tema.

“Isso demonstra que o desenvolvimento do futebol feminino não é unicamente um problema para as mulheres em geral, mas um problema que deve ser abordado pela sociedade”, disse.

“Temos ouvido algumas histórias cheias de inspiração, de como o futebol permitiu a várias pessoas corrigir defeitos na sociedade. Foi provado que as mulheres podem enviar uma mensagem ao resto do mundo mediante o esporte”, concluiu.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Donald Trump e Joe Biden travam debate caótico

Xingamentos e interrupções marcam primeiro duelo direto. Trump se recusa a condenar racistas, e Biden chama presidente de palhaço e mentiroso. Democrata sinaliza que pretende retaliar Brasil por devastação ambiental. Faltando pouco mais de um mês …

Flight Simulator tem um bug com buraco bizarro no mapa do Brasil

Vejam só: encontraram um bug respeitável na edição 2020 de Flight Simulator, o respeitado simulador de voo da Microsoft. E, para o nosso orgulho, a falha se localiza especificamente no Brasil. Se você sobrevoar as coordenadas …

Médica fez viagem institucional para impedir aborto de criança vítima de estupro e Damares teria atuado nos bastidores

Uma reportagem da Folha de São Paulo afirmou que uma das médicas que trabalhou para impedir o aborto legal de uma criança de 10 anos que foi estuprada em São Mateus, ES, confessou, em entrevista, …

COVID-19: produção de vacina pode causar morte de meio milhão de tubarões, alertam especialistas

Óleo natural feito a partir do fígado dos tubarões é um componente-chave entre os ingredientes utilizados por vários candidatos a vacina contra a COVID-19. A Shark Allies, uma organização de defesa aos tubarões, da Califórnia, EUA, …

Quem é Amy Barrett, a indicada de Trump para Suprema Corte?

Se aprovada pelo Senado, atual juíza federal e católica devota poderá influenciar a vida pública dos EUA por décadas e mover de vez a composição da Corte para uma orientação conservadora. Se no Brasil o presidente …

Uber ganha 18 meses de licença para atuar em Londres

Após uma longa batalha jurídica, a Uber ganhou uma licença para restabelecer suas operações em Londres pelos próximos 18 meses. Em novembro de 2019, a empresa havia sido impedida de atuar na capital inglesa, depois que …

Testes de DNA da moda não identificam indígenas brasileiros

Testes de DNA estão na moda. Se você pensou em exames para comprovar paternidade ou algo nesse sentido: não é disso que estamos falando (embora pudéssemos). A nova tendência — entre aqueles que têm condições para …

EUA e Brasil querem barrar governo Maduro na Organização Pan-Americana da Saúde

Os Estados Unidos, o Brasil e outros 11 países rejeitaram nesta segunda-feira (28) a legitimidade do governo de Nicolás Maduro na Venezuela para participar do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A …

Água líquida em Marte: descobertas mais reservas no polo sul do Planeta Vermelho

Em 2018, pesquisadores italianos anunciaram que haviam encontrado evidências da existência de água líquida em Marte, abaixo da calota polar sul. Agora, a equipe voltou em mais uma série de informações que não apenas sustentam essa …

Cientistas russos encontram nova forma de tratamento para covid-19

Uma equipe de cientistas russos sugeriu tratar os pacientes gravemente afetados pelo coronavírus SARS-CoV-2 da mesma maneira que são tratados alguns casos de intoxicação. De acordo com os especialistas do Instituto de Pesquisa de Medicina de …