Em entrevista ao Le Monde, Lula se diz pronto a tomar o poder

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz em entrevista publicada na edição deste domingo (19) do jornal francês Le Monde que está pronto para reassumir o poder na eleição presidencial de 2018.

“Ainda posso ajudar os pobres”, afirma o petista, acrescentando que, se for eleito, irá organizar um referendo para “consultar o povo” sobre as reformas econômicas.

Questionado sobre a origem da crise no Brasil, Lula afirma que tudo começou em 2013, quando manifestantes tomaram as ruas para protestar contra a organização da Copa do Mundo e as políticas de inclusão social do governo.

Favorito nas pesquisas para a eleição de 2018, sublinha Le Monde, o ex-presidente reconhece que sua sucessora, Dilma Rousseff, assim como ele, cometeram um “erro gravíssimo”. “Dilma disse que não faria reformas, mas depois ela fez ajustes que atingiram os trabalhadores, dando a eles uma sensação de traição”, explica o petista.

Os adversários teriam, então, tirado proveito dessa situação de “fragilidade” para bloquear as ações do governo no Congresso. Referindo-se ao ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha como “um homem obscuro”, Lula reafirma que “a destituição de Dilma foi um golpe de Estado”.

“Contra Dilma, contra o PT e contra a ideia que eu me reapresente na eleição”, ressalta.

À questão se voltaria atrás em relação às reformas propostas por Temer, Lula diz que consultaria a população por meio de um referendo. “Se eu ganhar as eleições, haverá um referendo para perguntar ao povo a sua opinião”, garantiu. “E este tema será debatido no Congresso”, acrescentou.

Na entrevista, Lula da Silva se defende das acusações de corrupção e aproveita para criticar o juiz Sérgio Moro, que em julho deste ano o condenou a quase 10 anos de prisão. “Fui condenado em um processo em que o mesmo juiz reconhece que o apartamento não era meu e que não houve desvio de recursos da Petrobras”, denunciou.

A Polícia Federal mente, o procurador mente e o juiz Moro transforma essas mentiras em processos judiciais”, diz o ex-presidente de 72 anos. “A hora da verdade chegará e o PT decidirá”, acrescenta.

Quando a correspondente do Le Monde, Claire Gatinois, pergunta o que ele pensa dos investidores que o comparam a um líder populista, Lula evoca uma comparação “ridícula e hipócrita”.

“O que gera medo neles é que não vou deixar que se venda o patrimônio brasileiro. Não vamos vender a Amazônia, nem a Petrobras, a Eletrobras e os bancos públicos. Eles sabem que vamos privilegiar a produção, e não a especulação”, conclui, afirmando estar pronto para “tomar o poder”.

Lula espera em liberdade o resultado de seu recurso nesse julgamento. Mas ainda é réu em outros sete processos por delitos que vão de tráfico de influência a associação ilícita.

// RFI

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …