Emaranhamento quântico é transmitido a drones separados por 1 km de distância

Fótons emaranhados foram transmitidos entre dois drones pairando a um quilômetro de distância um do outro, demonstrando tecnologia que poderia ser a base de uma internet quântica.

Quando dois fótons são emaranhados quanticamente, você pode deduzir instantaneamente o estado de um medindo o outro, independentemente da distância que os separa. Esse fenômeno, que Albert Einstein chamou de “ação assustadora à distância“, é a base da criptografia quântica – usando partículas emaranhadas para garantir que as comunicações sejam secretas.

As redes quânticas são muito mais seguras do que a internet atual porque qualquer tentativa de escutar os dados muda o estado dos fótons, alertando o destinatário da intrusão.

Fótons emaranhados já foram transportados 1200 quilômetros em testes entre um satélite e estações terrestres antes, mas agora Zhenda Xie na Universidade de Nanjing, na China, e seus colegas mostraram que ligações podem ser feitas em distâncias mais curtas com hardware relativamente barato. É também a primeira vez que o emaranhamento de fótons é transmitido de um dispositivo em movimento para outro.

Um laser a bordo de um dos drones de 35 kg criou um par de fótons emaranhados dividindo um único fóton com um cristal. Um fóton foi enviado diretamente para uma estação terrestre e o outro para um segundo drone.

Dispositivos motorizados em cada drone se moveram para garantir que os receptores e transmissores estivessem sempre alinhados, e os fótons foram focados e direcionados através do drone transmissor por um pequeno pedaço de cabo de fibra óptica. O estado de cada fóton foi medido na estação terrestre e os resultados provaram que os fótons permaneceram emaranhados.

Xie espera que conexões de mais de 300 quilômetros possam ser alcançadas por drones mais avançados em grande altitude, livres da influência distorcida da poluição e do clima, e que drones menores e mais econômicos possam ser produzidos para conexões locais, talvez até mesmo para veículos em movimento. Todos esses dispositivos podem se conectar a satélites para transmissão global.

A conquista marca um passo importante para uma internet quântica, diz Siddarth Joshi, da Universidade de Bristol, no Reino Unido. Ele concorda que os drones podem se tornar a cadeia final em ligações de uma parte do mundo para outra, como de sua estação de revezamento local para sua casa ou veículo. “Você está dirigindo em seu carro e quer manter comunicações quânticas seguras, então você tem esses drones voando atrás de você”, diz ele.

Myungshik Kim, do Imperial College London, acredita que a engenharia de óptica tão complexa para mover drones, especialmente dado que pequenas diferenças rotacionais podem tornar extremamente difícil manter conexões quânticas, representa um forte avanço técnico.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …