Sinto muito, Einstein. Físicos demonstram que entrelaçamento quântico existe

(dr) kuleuvenblogt.be

Conceito artístico do entrelaçamento quântico de dois átomos

Conceito artístico do entrelaçamento quântico de dois átomos

Um dos fenômenos mais estranhos que você pode encontrar na ciência é o entrelaçamento quântico – e acaba de ser demonstrado que pode ser real.

Entrelaçamento quântico é um fenômeno teórico que acontece quando duas partículas interagem de forma que ficam profundamente conectadas, e basicamente “compartilham” a existência, mesmo que estejam a anos-luz de distância. Alterações em uma delas provocam alterações na outra partícula.

O conceito teórico é controverso. Até o ilustre físico Albert Einstein, que não concordava com a ideia, afirmou que ela era demasiado estranha para ser real.

Mas agora, um novo experimento é a prova mais forte de que afinal o polêmico entrelaçamento quântico é real.

Pesquisadores do MIT (EUA), Universidade de Viena (Áustria) e da China e Alemanha acabaram de fechar uma lacuna da mecânica quântica, relacionada ao entrelaçamento quântico. O estudo foi publicado na revista Physical Review Letters.

A lacuna que foi fechada é a da liberdade de escolha, que sugere que fatores humanos – como a montagem do experimento, a escolha das partículas que serão entrelaçadas e as propriedades que serão medidas, entre outros fatores – podem acabar dando destaque a algumas variáveis que mostram o entrelaçamento quântico quando ele não está presente.

O ceticismo em relação à mecânica quântica diminuiu consideravelmente”, diz o pesquisador David Kaiser, professor de física no MIT. “Ainda não nos livramos dele, mas o diminuímos em 16 ordens de magnitudes”.

Para tentar ser o mais aleatório possível, o grupo de pesquisadores decidiu observar fótons muito antigos de estrelas distantes. Eles se concentraram em estrelas capazes de enviar fótons azuis e vermelhos em nossa direção. A mais próxima delas esta a 600 anos-luz da Terra. Ou seja, a luz levou 600 anos para chegar até nós.

O grupo instalou dois telescópios, um na Universidade de Viena e outro na Academia de Ciências da Áustria para receber fótons das estrelas, que foram então medidos.

Aqui está a chave desse experimento: como a luz da estrela não se altera no caminho, isso significa que qualquer variável não-quântica escondida que está influenciando as partículas provavelmente aconteceu antes da luz ser emitida.

“Encontramos respostas consistentes com a mecânica quântica em um grau fortíssimo, totalmente fora de sintonia com previsões ao estilo de Einstein”, diz Keiser.

“Todos os experimentos anteriores podem ter sido submetidos a esta estranha lacuna para explicar os resultados observados microssegundos antes de cada experimento, comparando com os nossos 600 anos. Então é uma diferença de um microssegundo para 600 anos, ou seja, 16 ordens de magnitude”, aponta ele.

O estudo não fechou completamente a lacuna da liberdade de escolha, mas pela primeira vez confirma que as características esquisitas da mecânica quântica já existiam pelo menos há 600 anos, e os pesquisadores agora querem aumentar este tempo de análise ainda mais.

Esse experimento é um exemplo de como melhoras na tecnologia nos ajudam a observar melhor o cosmos e entender como as coisas funcionam – e talvez um dia com esse conhecimento construir coisas hoje impossíveis, como o teletransporte.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …