A Embraer está desenvolvendo um carro voador elétrico através do seu braço EmbraerX. A gigante da tecnologia brasileira aposta que os eVTOLS, ou veículo elétrico de decolagem e pouso vertical, será a principal solução para o tráfego urbano no futuro e já começou testes com seu novo equipamento.
O carro elétrico e voador está sendo desenvolvido pela Eve, um núcleo de inovação para mobilidade urbana da EmbraerX, braço de tecnologia e inovação da montadora de aviões brasileira.
O novo carro elétrico voador pode ser uma das principais inovação tecnológicas do nosso país; Embraer inicia testes bem sucedidos com eVTOL
Energia elétrica e sem piloto
Um protótipo do novo veículo da Embraer levantou vôo em Gavião Peixoto (SP), onde fica a sede da empresa. O teste com a versão de pequeno porte do eVTOL foi um sucesso. O protótipo foi controlado à distância.
A ideia de avançar na pesquisa do projeto é aprimorar no desenvolvimento de tecnologias de controle aéreo, software e propulsão de voo.
O atual eVTOL tem cerca de 10 hélices, mas novas ventoinhas podem acabar sendo adicionadas ao carro. A ideia é que o veículo funcione 100% à base de energia elétrica e não seja necessária a existência de um piloto para fazer o tráfego.
Segundo a EVE, o novo carro elétrico é um caminho para para novas urbanidades. A empresa prevê que o eVTOL seja utilizado como uma espécie de Uber de táxi aéreo. Outras empresas, como a Boeing e a Airbus, também trabalham no desenvolvimento de carros voadores.
Confira um vídeo de apresentação do carro voador da EVE:
É, parece que o futuro está chegando, né?
// Hypeness