Encontrado o túmulo de Neko, a aristocrata enterrada com joias em ouro há 1800 anos

(h) Greek Culture Ministry / Thanos Kartsoglou

Um grupo de arqueólogos gregos descobriu um túmulo completamente intacto de uma nobre anciã enterrada há mais de 1800 anos. A aristocrata foi sepultada com suas joias de ouro em uma sepultura romana na ilha de Sikinos, na Grécia.

O nome da anciã, de acordo com as gravações da sepultura, era Neko – Νεικώ segundo o alfabeto grego. A mulher foi enterrada com um enorme colar em ouro e com vários anéis e pulseiras em metais preciosos. Foram também encontrados vasos de vidro e metal, bem como vestígios da roupa da mulher, aponta a Reuters.

O túmulo em forma de caixa foi encontrado pelos arqueólogos intacto na abóbada do monumento Episkopi – um raro edifício funerário da época romana – e, ao longo dos tempos, foi transformado em uma igreja bizantina e, posteriormente, em um mosteiro.

Os pesquisadores acreditam que o mausoléu da pequena ilha, que faz parte das Cíclades, um grupo de ilhas do mar Egeu a sudeste de Atenas, teria sido construído para abrigar o túmulo da aristocrata.

(h) Greek Culture Ministry / Thanos Kartsoglou

Vários anéis e pulseiras foram encontradas no túmulo

“Fomos inesperadamente sortudos”, disse o diretor do Ephorate of Antiquities of Cyclades, Dimitris Athanassoulis em declarações à agência de notícias. “Esse é o túmulo de Neko”.

“É muito raro. Um monumento, um dos mais impressionantes do mar Egeu, tem agora uma identidade. Sabemos para quem foi construído, temos os restos de seus bens e seu nome”, enfatizou.

Saques a túmulos foram bastante comuns no passado, no entanto, a sepultura de Neko nunca foi alvo de roubo, conseguindo sobreviver intacta ao passar dos séculos. Na verdade, o túmulo estava escondido em um ponto cego do monumento, entre duas das principais paredes, dificultando assim qualquer tentativa de roubo, explicou Athanassoulis.

(h) Greek Culture Ministry / Thanos Kartsoglou

Monumento romano onde foi descoberto o túmulo

O responsável pelas escavações acredita que a mulher tinha ligações com a ilha, mas ainda não foi determinado se era natural de Sikinos. A equipe de pesquisa tenta agora descobrir quem era Neko e a razão pela qual foi sepultada na ilha grega.

“Estamos tentando descobrir mais sobre ela. Ainda estamos no começo”, concluiu.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Descoberto "Stonehenge de madeira" de 4.500 anos em Portugal

A estrutura de madeira achada é a "única na pré-história da Península Ibérica", explicou o arqueólogo que lidera as escavações. Durante uma escavação no sítio arqueológico de Perdigões, arqueólogos descobriram uma estrutura para fins cerimoniais de …

Coronavírus reaparece na "protegida" Nova Zelândia e gera alerta

A detecção de quatro casos de transmissão local do novo coronavírus, depois de mais de 100 dias sem o vírus, levou as autoridades da Nova Zelândia a restaurar a quarentena em Auckland, cidade mais populosa …

Viagem aos anos 90: Airbnb abrirá reservas para pernoites na última Blockbuster

Quem viveu o boom das locadoras nos anos 90 sabe que ir até uma Blockbuster ou redes semelhantes de VHS e DVDs era um verdadeiro programa de final de semana: a experiência de assistir a …

Joe Biden escolhe Kamala Harris como candidata a vice

Senadora eleita pela Califórnia pode se tornar a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos, caso chapa democrata derrote Donald Trump em eleição de novembro. O candidato à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira …

Bilionários do Vale do Silício apostam em bunkers para vencer fim do mundo

Esqueça a vida no espaço: bilionários do Vale do Silício estão se preparando para o apocalipse comprando bunkers. A parte mais abastada da população mundial tem se mostrado interessada em adquirir “buracos na terra” equipados para …

Presidente russo Vladimir Putin anuncia registro de 1ª vacina contra COVID-19

Nesta terça-feira (11), o presidente Vladimir Putin anunciou o registro da primeira vacina russa contra a COVID-19. "Tanto quanto sei, nesta manhã foi registrada, pela primeira vez no mundo, uma vacina contra a COVID-19", disse o …

O planeta anão Ceres é um Oceano, afirmam cientistas

O planeta anão Ceres — há muito considerado uma estéril rocha espacial — é um mundo oceânico com reservatórios de água marinha sob sua superfície, descobriu uma grande missão de exploração que divulgou seus resultados …

Líder da oposição de Belarus deixa o país

Ministro da Lituânia afirma que Svetlana Tikhanovskaya "está em segurança” no país vizinho. Regime de Alexander Lukansheko, no poder desde 1994, vem reprimindo protestos que acusam governo de fraudar eleições. O ministro das Relações Exteriores da …

Jovem negro é morto no dia do aniversário por PM que achou que ele fosse atirar

Nesse domingo (9), Rogério Ferreira da Silva Júnior comemorava o seu aniversário de 19 anos dando um rolê de moto. Enquanto passava pela Avenida dos Pedrosos, na Zona Sul de São Paulo, foi perseguido por …

Bill Gates opina sobre compra do TikTok pela Microsoft: “cálice envenenado”

Embora esteja afastado desde março do conselho de diretores da Microsoft, Bill Gates, cofundador e atual consultor de tecnologia da companhia, não deixa de estar atento às recentes notícias de que a gigante de Redmond …